24 de março de 2021
Devido à possibilidade de seguirmos regularmente apenas no modelo remoto, seja em função da situação gerada pela COVID-19 no Rio de Janeiro ou da notícia de novos decretos que podem ser aprovados pelo governo municipal ou estadual em decorrência desta crise, a questão da tecnologia emerge como ponto central nas preocupações da escola.
Desde a retomada do ano letivo, já avançamos em relação às seguintes melhorias em nossa infraestrutura tecnológica:
- Troca e expansão do parque de equipamentos distribuidores de rede wifi (Access Points) na escola;
- Aquisição de solução para viabilizar transmissão simultânea das aulas nas salas do Fundamental II e Ensino Médio, composta por câmeras fixas de boa qualidade, microfones dedicados e caixas de som. A solução já foi adquirida e a sua instalação está programada para ser concluída agora, no início do mês de abril.
- Aquisição de novos chromebooks.
No início da pandemia, uma das medidas tomadas pela escola foi o empréstimo de chromebooks. Porém, em 2021, tivemos um crescimento no número de alunos e profissionais, e, além disso, ainda que as aulas sejam provisoriamente suspensas em algum momento por decisão governamental, não poderemos correr o risco de ter de reabrir a escola sem que os equipamentos estejam disponíveis, seja porque se tornaram indispensáveis para o funcionamento das aulas remotas transmitidas da escola, seja pela implantação de novas disciplinas (mídias digitais, programação), adoção de novos materiais virtuais em disciplinas desde o Ensino Fundamental I (Plataforma de Hebraico) e de livros digitais no Fundamental II ao Médio, dentre outros projetos. Razão pela qual, teremos que adotar uma política mais restrita de empréstimo de chromebooks dessa vez.
Por todos os motivos acima, sugerimos às famílias que puderem e desejarem, a aquisição de um chromebook para uso individual de seu filho(a), principalmente, mas não somente, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, etapa em que os alunos começam a fazer uso de e-mail e de todos estes materiais digitais acima citados. Esclarecemos que este equipamento certamente se constitui num material bastante útil e que poderá ser utilizado pelos alunos ao longo dos vários anos de escolarização, e não apenas durante o período de aulas remotas.
Para facilitar esta compra pelas famílias, a escola se cadastrou em um programa de associados que possibilitará a compra direta pelos usuários parcelada em até 10 vezes, bem como a reversão de parte das vendas para que a escola possa ampliar o seu parque próprio de chromebooks.
Interessados podem verificar as condições e realizar a compra no link clicando aqui.
Informamos que na última compra realizada pela escola adquirimos o modelo Samsung 4 (ref. XE310XBA), porém há outras opções disponíveis no mercado, com pequenas variações de preço e performance que atendem as necessidades do estudo remoto igualmente, como das marcas Acer e Lenovo. Informamos também que o link oferecido acima é do programa de associados da Amazon ao qual a escola faz parte, mas as famílias podem ficar à vontade para comprar os equipamentos onde e como desejarem.
A escola segue atenta aos fatos e realizando todos os esforços para buscar as melhores soluções para os problemas que se apresentam neste contexto tão desafiador. Seguimos em diálogo!