Valores judaicos com relevância para a vida: a ponte entre o judaísmo que queremos transmitir e o mundo em que vivemos é construída todos os dias.
O Eliezer Max é orientado pelos VALORES JUDAICOS com alta relevância para a vida e para a formação de cidadãos capazes de PENSAR COM AUTONOMIA e LETAKEN HAOLAM (consertar o mundo), ou seja, que busquem transformar a realidade em que vivemos, tornando o mundo um lugar mais inclusivo que garanta o respeito à dignidade humana de toda a população.
As vivências da cultura judaica estão presentes da Educação Infantil ao Ensino Médio de forma humanista e plural, abrindo espaço para uma multiplicidade de perspectivas, ideias e opiniões.
São seis os eixos estruturantes da área de Cultura Judaica: Hebraico, Literatura Judaica (estudo do Tanach e de outras fontes judaicas, desde a bíblia até escritores israelenses contemporâneos, passando pelo talmud e midrashim), Cabalat Shabat (celebração do shabat), Chaguim (festas), História Judaica e a conexão com Israel. Todos eles são trabalhados com a perspectiva institucional que considera a escola como o espaço do debate e da reflexão sobre o conhecimento, com uma perspectiva pluralista para as diferentes formas de pensar e vivenciar o judaísmo.
O Eliezer Max trabalha o judaísmo em seus aspectos históricos e culturais, e não assumimos uma vertente religiosa, deixando a prática religiosa como uma decisão particular a ser tomada pelas famílias.
Dessa maneira, a formação da identidade judaica é realizada por cada aluno na relação com a sua turma, com o conhecimento judaico e com toda a comunidade escolar. É importante frisar que a educação é entendida como meio que possibilita a complementaridade entre o indivíduo e o coletivo, a fim de prover habilidades e ferramentas judaicas para cada aluno.