Sirene e ato de Iom Hashoá

29 de abril de 2022

Ontem foi Iom Hashoá, o Dia da Memória do Holocausto e do Heroísmo. Todos os alunos de Fundamental II e Ensino Médio participaram de um tekes (cerimônia) que relembrou a data através de rezas e das histórias pessoais de algumas das vítimas e sobreviventes, em especial o Sr Aleksander Laks Z´L.

O Sr. Laks foi presidente da Associação Brasileira dos Israelitas Sobreviventes da Perseguição Nazista e fez de sua vida a missão de contar, sem ódio, tudo o que passou através de depoimentos em livros e palestras em diversos espaços, principalmente escolas, como o Eliezer Max, que teve o prazer de recebê-lo mais de uma dezena de vezes. Os alunos do Ensino Médio fizeram pesquisas e leram poemas do Primo Levi antes de ouvirem a sirene em memória das vitimas do Holocausto em silêncio.

No Fundamental I, antes da sirene, as turmas ouviram histórias ou assistiram a vídeos relacionados ao tema, de acordo com a faixa etária: “Os Músicos de Bremen”, “Colette”, “A cidade que sussurrava”, “Queria voar como borboleta” e “O presente da vida”.

No Infantil, as turmas de Pré-I e Pré-II receberam uma breve explicação sobre a data e aprenderam a ouvir a sirene de pé e em silêncio, em sinal de respeito.