3 de abril de 2023
Confira como foram os Sedarim de Pessach com as famílias de 4º ano, de Pré-I e de Ensino Médio, os Sedarim internos das demais turmas e outras produções de comemoração ao chag.
Chag Sameach!
Seder de Pessach com famílias de 4º ano
O eixo pedagógico do 4° ano é “Memória e Ancestralidade”, e nada mais pertinente do que comemorar em família esse chag que reconta uma história de mais de 3 mil anos atrás e que traz em seu rito muitos significados. Nas aulas de Literatura Judaica, os alunos foram protagonistas da preparação e da montagem do Seder que aconteceu no dia 30/03, ajustando suas falas e participações a partir da proposta da equipe.
O evento trouxe as Artes Visuais, as Artes Cênicas e a Música para mostrar os significados de cada elemento e para contar a história, já que uma das funções deste encontro é o Maguid – narração da história desde que o povo hebreu era escravo até sua libertação. Nas aulas de Teatro e Dança, aprenderam e ensaiaram uma linguagem chamada de “Coro”, cenas estáticas representando momentos principais da narração. As cenas foram musicadas e acompanhadas pelo professor de Música Fabio Siqueira e acompanhadas por ele e pela convidada especial morá Adelia.
Em Artes, aprenderam sobre o costume de judeus etíopes de produzir cerâmicas novas e quebrar as antigas em Pessach, como sinal de renovação. Então, produziram cerâmicas nas aulas e quebraram no palco, também como símbolo da diversidade de formas de se celebrar o chag dentro do judaísmo. A cena emocionou a avó da aluna Fernanda Berkes Pank Wajnberg, que deu seu depoimento contando que participou de uma das operações para resgatar judeus etíopes para Israel.
O Seder terminou com um grande clima de memória, ancestralidade e continuidade. Representando os ritos, símbolos e tradições que usamos para manter a história e seus valores vivos, os alunos produziram e apresentaram um clipe em ladino, falando sobre as 10 coisas fundacionais do judaísmo. Como sempre, nossos alunos e nossa equipe de Cultura Judaica, integrada às professoras do Núcleo Comum e aos professores especialistas, estão de parabéns por um encontro cheio de significado e relevância.
Seder de Pessach com famílias do Pré-I
Os vídeos acima foram produzidos durante as aulas pelas crianças e pela equipe de Cultura Judaica especialmente para o Seder realizado no dia 31/03 com suas famílias. Além dos vídeos, os familiares puderam ver outras produções dos alunos, expostas pelo Salão, além de conhecerem a história do chag através de músicas, da narração lúdica da equipe e da hagadá que cada criança elaborou. As mesas estavam lindas, preparadas com a keará e todos os seus elementos. Foi um lindo momento em família!
Seder de Pessach com famílias do Ensino Médio
Todo ano é uma emoção ver o nosso Salão se enchendo de alunos do Ensino Médio e seus familiares para o Seder de Pessach. Essa festa cheia de significados fica ainda mais especial quando diferentes gerações vêm à escola e se sentam ao redor da mesa para manter os ritos e tradições da nossa cultura.
A equipe de Cultura Judaica e os alunos prepararam um Seder lindo e relevante. A participação da banda formada por alunos da 1ª série interpretando as músicas do chag deixou o encontro ainda mais especial.
Agradecemos a presença de todos!
Chag Pessach Sameach!
Todas as demais turmas da escola participaram de sedarim internos, sem as famílias, mas cheios de história, tradição, músicas e conhecimento.
Seder de Pessach – Infantil
Desde o Berçário, as crianças da Educação Infantil têm contato com a história de Pessach e seus significados. De maneira adequada a cada idade, a equipe apresenta os elementos, os símbolos, trechos da história e músicas, e realizam o Seder adaptado para que também possam ir aprendendo a importância da narração da história através de gerações.
Seder de Pessach – Fundamental II
Mais um Seder de Pessach realizado com emoção, tradição, ritos, músicas e reflexões. O Fundamental II celebrou o chag em um evento interno no dia 04/04, sem famílias, mas cheio de significado e protagonismo. Os alunos se organizaram entre eles para criar atividades para o Seder. A 601 cuidou da decoração, a 602 inventou o Jogo da Keará, a 701 fez o Jogo das 10 pragas, a 702 criou o Jogo do Afikoman e a 801 produziu uma peça de teatro com a encenação do Maguid.
Os professores dos Módulos de Cultura Judaica dividiram a condução do Seder trazendo em suas propostas muitas reflexões para os dias de hoje acerca de temas como escravidão, violência, refugiados etc. Foi incrível!
Seder de Pessach – Fundamental I
No dia 05/04, foram realizados os dois últimos Sedarim, para os alunos de 1º, 2º, 3º e 5º anos do Fundamental I. Como em todos os outros encontros, estiveram presentes os elementos e os ritos típicos do chag. As crianças participaram com diversas produções, como desenhos, leituras e músicas.