5 de abril de 2018
No final de 2017, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada pelo MEC. Na proposta curricular para o 9º ano, na área de Ciências Humanas/História, houve a inclusão do seguintes objetos do conhecimento: “A emergência do fascismo e do nazismo”; “Segunda Guerra Mundial” e “Judeus e outras vítimas do Holocausto”.
Com o objetivo de colaborar na elucidação quanto às perspectivas, dimensões e abordagens possíveis para o desenvolvimento deste último item, a Escola Eliezer Max realizou ontem o painel “A inclusão do tema ‘Holocausto’ na nova BCCN – Desafios e Possibilidades”, primeira atividade aberta do recém-inaugurado Centro de Estudos e Desenvolvimento Eliezer Max.
“Nós entendemos que a aprovação do tema da Shoá na BNCC traz algumas responsabilidades para quem já é de escola judaica e que já se debruça sobre esse assunto normalmente no seu currículo. Por isso, organizamos essa atividade aberta a outras escolas, judaicas ou não, para conversar sobre a possibilidade de desenvolver o tema junto aos seus alunos”, explica Thelma Polon, diretora pedagógica.
O painel contou com a presença da Prof.ª Dra. Monica Grin, da UFRJ, que foi uma das pessoas que atuou pela aprovação do tema em nome da CONIB; Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto, de Curitiba, e Carla Habif, professora de História e História Judaica da Escola Eliezer Max, que acompanha o Projeto “Marcha pela Vida”. O painel foi conduzido por Rogério Cukierman, coordenador geral de Cultura Judaica da escola.
Aproximadamente 60 participantes, entre diretores de escola, professores e estudantes, estiveram presentes. O evento já gerou desdobramentos, como convites para que nossos alunos participantes da Marcha pela Vida visitem outras escolas após a viagem, para contar sobre a experiência.