26/08/2015
Das páginas dos livros à vida real: imersos no projeto de História e Geografia sobre a cidade do Rio de Janeiro, desde sua fundação até a República, os alunos do 4º ano passaram por uma experiência enriquecedora através de um estudo de campo.
A partir da leitura do livro “História do Rio de Janeiro através da Arte”, de Luciana Sandroni, que tem o Pão de Açúcar como narrador, os alunos foram se aproximando do tema, por meio do texto e das ilustrações de pintores como Debret. Depois disso, puderam ver e entender melhor o que leram, com um passeio ao Morro da Urca. Os alunos foram acompanhados pelos professores de História e Geografia e pela equipe do Instituto Moleque Mateiro, que também valoriza a interdisciplinaridade do conhecimento. Durante o passeio, os alunos observaram a Mata Atlântica, os diferentes relevos, compararam a paisagem atual com a antiga e analisaram as mudanças e transformações. “Compreendemos que, para o aluno aprender, é fundamental a experiência”, comenta a coordenadora do Ensino Fundamental I, Carla Jarlicht.
E as experiências não param por aí. “Esse estudo de campo é parte de um grande projeto, que ainda inclui um passeio ao Rio antigo, com direito à lanche na Colombo e, no final do ano, o já tradicional Chá Charmoso, um delicioso momento em que todos voltam ao tempo, vestindo-se como antigamente e realizando um sarau de poemas”, conta Carla.
18/08/2015
Os representantes de turma do Ensino Fundamental II se reuniram esta manhã com a direção e coordenação da escola para seu encontro mensal, onde podem expor suas questões e discutir temas que consideram importantes.
Através desse fórum, os alunos exercitam a capacidade de transformar os pensamentos em diálogo e a conversa em ações. Todas as turmas precisam dialogar para que os representantes sejam a voz da turma, estimulando as negociações e interações dentro do grupo, que ocorrem de forma cada vez mais autônoma. O valor depositado por eles nesse espaço evidencia que a possibilidade de falar e ser escutado tem um papel importante na relação deles com a escola e entre os próprios alunos.
18/08/2015
No último dia 12, nossos alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio se juntaram a cerca de 2000 estudantes de todo o Rio de Janeiro para uma visita à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Acompanhados pelos professores Naduska Palmeira (Redação), Luiz Claudio (Biologia), pelo inspetor Marcelo Andrade e pela psicóloga Hilana Weisz, os alunos percorreram os várioes estandes montados na Escola de Educação Física da UFRJ, nos quais foram apresentados exposições e palestras sobre os diversos cursos.
O dia teve início com uma mesa-redonda em que foram discutidas posições distintas em relação à greve da Universidade, e, além dos estandes, a programação incluía ainda um workshop preparatório para o teste de habilidade específica na área de Comunicação Visual, e uma tenda cultural, oferecendo shows e atividades culturais ao longo do dia.
O projeto “Conhecendo a UFRJ” tem como principal objetivo contribuir para o acesso dos estudantes, por meio da divulgação e informação dos conteúdos de cada curso de graduação, suas interfaces, perfil do profissional e possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
17/08/2015
Teve futebol de sopro? Teve, sim! Teve pescaria? Claro! Teve cobra, pato, lagosta e rã de verdade? Sim! Teve tudo isso e muito mais na Mostra de Artes e Ciência Exploratorium da Unidade Infantil Ipanema, que aconteceu neste último domingo.
O evento foi organizado como um percurso guiado, que começava com uma exposição multimídia de produções dos alunos – com fotos, filme, esculturas, desenhos e pinturas – e seguia em direção às Estações Terra, Água e Ar, com experiências sensoriais, experimentos científicos, instalações interativas e oficinas. Mães, pais, avós e crianças percorreram o túnel aquático, fizeram oficina de jardinagem, ateliê culinário com produção em família de picolé de melancia e sanduíches maluquinhos, oficina de criação de instrumentos musicais, experimento “boia ou afunda?” e muito mais!
As famílias adoraram vivenciar um pouco do que é o dia-a-dia das crianças na escola, e muitos expressaram admiração ao verem os conteúdos trabalhados de maneira tão rica. As crianças vibravam ao poder reproduzir essas vivências e brincadeiras com suas famílias. A equipe acompanhou e participou das atividades com a mesma energia, num movimento contagiante de alegria compartilhada, em torno da aventura de aprender. Foi uma manhã inesquecível no Eliezer Max Ipanema!
14/08/2015
Descobrir, experimentar, falhar, solucionar, crescer: esse é o ciclo da curiosidade e da invenção explorado em nosso Laboratório Maker, que estimula competências essenciais para a vida em um ambiente conectado e em constante transformação. Os alunos do professor André Sarmento estão superando desafios cada vez mais complexos, e agora preparam duas incríveis máquinas de pinball. Não percam os resultados na Mostra Cultural do Ensino Fundamental II, em breve!
13/08/2015
No último shabat, a diretora Thelma Polon conversou com os alunos do Ensino Médio sobre a colocação do Eliezer Max no ENEM, elogiando a postura dos alunos e agradecendo o empenho de todos nos resultados. É extremamente gratificante ver nossos alunos ingressando nas melhores universidades, mas o nosso maior motivo de orgulho é saber que, ao longo de todo o percurso escolar, seguimos formando jovens participativos, criativos e com espírito crítico, comprometidos com os valores judaicos e prontos a contribuir para uma sociedade melhor. É essa a formação que oferecemos, em conjunto com as famílias, e que desejamos que carreguem consigo para a vida.
11/08/2015
Nossa professora Carla Habif está em Berlim para a 6ª Conferência Judaico-Muçulmana (Muslim Jewish Conference – MJC). Integrante do grupo que organiza o evento, Carla exerce a dupla função de Coordenadora do Departamento de Projetos e Comunidade, e facilitadora no Comitê de Narrativas Históricas e Identidades.
O movimento interreligioso de base reúne jovens ativistas anualmente para promover discussões sobre os desafios de inserção na sociedade como uma minoria religiosa, e questões como preconceito, gênero, arte e conflito.
Cerca de 150 jovens judeus e muçulmanos estão em Berlim para o encontro, que foi aberto pelo Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Dr. Frank-Walter Steinmeier, e tem debates na sede da Prefeitura da cidade. Dois representantes do governo americano, Ira Forman and Sharik Zafaar, participaram de um painel com o tema “Mobilizando as comunidades judaicas e muçulmanas no mundo para um futuro melhor: juntando as perspectivas de governo e sociedade civil.” Outros mesas incluem os temas Israel/Palestina, com a participação de uma israelense e um palestino, e depoimentos de uma sobrevivente do Holocausto e de um sobrevivente do genocídio de muçulmanos na Bósnia.
A professora Carla nos envia a seguinte reflexão: “Este é um espaço para se discutir a variedade de identidades e narrativas, para pessoas interagirem, compartilharem momentos descontraídos ou terem conversas profundas, expressarem suas emoções e entrarem em contato com o “outro,” mas de uma forma muito especial: com a vontade e a disponibilidade de ouvir, de aprender e de trocar, sem a necessidade de impor sua própria narrativa como uma verdade única. Aqui se criam seres humanos sensíveis a outros seres humanos, se constrói conhecimento teórico e prático, fazem-se novas amizades e, acima de tudo, forma-se uma família – cada ano maior, mais diversa e mais unida.”
11/08/2015
Dando continuidade aos shabatot dos alunos do Ensino Fundamental II, iniciamos o segundo semestre com um novo olhar para as fontes judaicas: o Projeto Narrativas. Divididos por turmas, os alunos leram e escutaram midrashim, contos judaicos tradicionais e referências idishe, analisando os personagens e formas distintas de contar histórias. Em seguida entrevistaram funcionários da escola, buscando detalhes e curiosidades em suas histórias de vida e trajetórias profissionais. Os alunos se surpreenderam, riram e se emocionaram ao ouvir as narrativas de pessoas com quem compartilham o ambiente escolar cotidianamente, e de quem sabiam muito pouco. A descoberta de que todos temos histórias a contar, não apenas os grandes personagens históricos, é o primeiro passo desse rico projeto.
10/08/2015
No último domingo, a Hebraica recebeu a comunidade judaica do Rio de Janeiro e outros visitantes para honrar a memória do Sr. Aleksander Henryk Laks, Z”L, em uma homenagem organizada pela FIERJ por ocasião do shloshim. O Eliezer Max foi representado por membros da Diretoria de Pais, da equipe de gestão da escola, professores, famílias e alunos; e por desenhos e textos compostos especialmente para a ocasião. Durante a cerimônia, a aluna Rafaella Arkader leu um bonito texto de sua autoria e dos colegas Luiz Bines e Natasha Nigri, que temos o orgulho de reproduzir a seguir.
“No Judaísmo existe a tradição de manter o caixão fechado durante todos os momentos de reza do enterro e um dos motivos é preservar a imagem e a memória que temos da pessoa enquanto viva. Outro costume judaico é realizar qualquer cerimônia com minian, ou seja, devemos estar em comunidade e estamos hoje para celebrar a lembrança da VIDA do Sr. Laks.
Nós, alunos do Eliezer Max, tivemos a oportunidade de encontrar o Sr. Laks muitas vezes ao longo da nossa vida na escola e especialmente na nossa ida para a Marcha PELA Vida, quando ele estava indo para Alemanha. Aprendemos que, a história é algo vivo e é isso que o Sr. Laks representava tanto para nós quanto para a comunidade. Por isso foi tão significativo viajar para estudar sobre a SHOÁ com essa pessoa de tamanha relevância e inspiração na nossa caminhada.
Somos, possivelmente, a última geração a ter contato com sobreviventes do Holocausto, e por isso não podemos esquecer o compromisso, como jovens, para com a humanidade. Uma coisa marcante que o Sr. Laks nos ensinou foi o perigo da indiferença, não podemos nunca deixar uma coisa errada e não atuar para mudá-la segundo os nossos valores.
Para nós o Sr. Laks era muito mais que apenas a figura de um sobrevivente, ao ouví-lo nos tornamos humanos, ao ouví-lo nos tornamos seus conhecidos, ao ouví-lo nos tornamos seus NETOS. É por isso que vamos ter sempre uma parte dele conosco e também a grande responsabilidade de passar a memória de nosso avô para frente.”
Veja aqui o vídeo da FIERJ sobre a homenagem:https://goo.gl/eMpEKV
Fotos: Udo Kurt
07/08/2015
De olho nos exames vestibulares, as turmas do Ensino Médio não perdem o foco, e alguns alunos solicitaram aulas extras em julho que permitissem o aprofundamento em matérias específicas que os candidatos à Medicina e outras carreiras das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática enfrentarão.
Para atender à demanda dos alunos, durante o período de recesso trouxemos professores de Matemática, Química, Física e Biologia para oferecer uma carga extra de exercícios de vestibulares variados. O aproveitamento foi excelente – podemos afirmar que foram férias bem produtivas!