17/11/2015
Divididos por um muro, os nossos alunos e os alunos da Escola Municipal José de Alencar coexistem mas não convivem. Muitos muros os separam por conta da grande diferença entre as realidades que cada um desses grupos vivem. No entanto, nessa última quarta feira os alunos do sétimo ano tiveram a oportunidade de acabar com a distância física e visitar a escola pública ao nosso lado. Dentro do Projeto Bnei Maavar, realizamos uma dinâmica de integração e de quebra de estereótipos que terminou com uma grande disputa de futebol na quadra da escola pública.
Sabemos que em um encontro é difícil gerar amizades, mas conhecer o outro e entender que seus desejos de vida são iguais aos nossos é plantar uma semente para que haja humanização. Um momento que marcou toda a equipe do Eliezer Max foi quando um aluno da nossa escola se aproximou espontaneamente de um grupo de alunos da Jose de Alencar e de uma forma muito à vontade pediu para fazer parte do grupo deles na dinâmica.
Momentos como esse concretizam o valor judaico de amar ao próximo.
12/11/2015
Para as crianças do Infantil Ipanema preparamos um mês inteirinho de homenagens! A cada dia de outubro os pequenos encontravam uma surpresa ao chegar à escola. Tivemos a caça ao tesouro, a festa do pijama, a roda de histórias com Ilana Pogrebinschi, a olimpíada criativa, o dia dos pintores, o dia do circo, o dia zen, o dia dos mini-chefs e o teatro das professoras, com as apresentações das peças Os três porquinhos e Dona Baratinha.
Depois foi a vez do Shabat Bein Chaverim (Shabat dos Amigos), que contou com a troca de mensagens entre as crianças de Laranjeiras e de Ipanema. E fechamos as comemorações com um sensacional baile a fantasia temático, o Baile dos Monstros Amigáveis.
Foi demais, como nossas crianças merecem!
12/11/2015
No último Kabalat Shabat os alunos do Ensino Fundamental II conheceram a narrativa de vida de Itzchak Rabin e entraram em contato com algumas de suas decisões. Primordialmente, a luta contra a violência seja ela qual for e a responsabilidade para todo o Estado de Israel como Primeiro Ministro. Foi um Kabalat Shabat de conhecimento e reflexão sobre a História de Israel e Israel hoje.
12/11/2015
Na quinta-feira, dia 5, os alunos do 9º ano tiveram a última aula de Tanach de sua vida letiva no Eliezer Max. A aula foi construída a partir de poemas de Yehuda Amichai, autor homenageado pela escola durante o ano de 2015, e os poemas escolhidos foram interpretados pelos alunos com o objetivo de relacioná-los com o estudo de Tanach. Em uma reflexão retrospectiva, os alunos lembraram das narrativas bíblicas que mais marcaram seus estudos, e rememoraram as aulas mais interessantes. Yehuda Amichai escreveu: “Do lugar em que temos razão/ jamais crescerão/ flores na primavera.” E nós complementamos: o nosso conhecimento florescerá no encontro entre a curiosidade e as fontes judaicas.
12/11/2015
Nesse último sábado (07/11), a equipe de handebol feminina sub-16 da escola Eliezer Max participou dos XXI Jogos Rotários, na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, em Jacarepaguá.
Com muita dedicação nos treinamentos e muita vontade na competição, o grupo alcançou a 1ª colocação, vencendo nas quartas de final a equipe do Sistema Elite de Ensino (2 x 2, 4 x 3 no desempate por tiros de 7 metros), nas semifinais o Colégio Pedro II (6 x 4) e, na final, a Escola Municipal Francis Hime (4 x 1).
Representaram a escola as alunas Ana Bari Koifman, Camila Rokbrand Ferman, Celina Merino da Cunha Szklarski, Dalia Kauffman Schiper Akstein, Gabriela Lahtermaher Lopes, Juliana Meireles Bagdadi, Juliana Zagury de Melo Aflalo, Luiza Averbug Zukin, Nina Wettreich Goldbach, Raquel Naidin e Sofia Oliveira Forell Bevilacqua, além do professor André Rodrigues e o auxiliar técnico Patrick Reis.
Parabéns à equipe de Handebol pelo excelente resultado na competição. O treinamento continua, venha fazer parte dessa equipe campeã!
12/11/2015
A partir da cantiga de roda “A linda rosa juvenil” os alunos do Pré I criaram uma bela história que falava sobre a princesa, sapos e bruxas! Ao recebermos as caixas referentes ao Projeto Literário os alunos tiveram uma ideia: que tal construir um castelo assustador com as caixas que rcebemos? E assim fizemos! E castelo pronto precisa de inauguração! Um convite foi enviado à turma, que “leu” atentamente as instruções e, na hora H, estavam todos prontos, aguardando a fita ser cortada!
09/11/2015
Na última segunda-feira, os alunos da primeira série do Ensino Médio organizaram um campeonato de FIFA no PS3 para ajudar na arrecadação da Marcha pela Vida. O campeonato foi um sucesso, com mais de 30 duplas competindo em pleno feriado, contando com alunos, ex-alunos, amigos e professores engajados pelas várias salas da escola. Os ganhadores foram Wallace Ghidalevich e Benny Gorin, aluno e ex-aluno da terceira série do Ensino Medio de nossa escola. Mais uma ação bem sucedida projetada, organizada e projetada pelos alunos. Kol Hakavod! Rumo à Marcha pela Vida 2016!
09/11/2015
Fechando o ano e o projeto Brinquedos e Brincadeiras, os alunos do 1º ano estudaram o artista Cândido Portinari, e em especial suas obras relacionadas à infância no campo, retratando diversas brincadeiras: pular carniça, gangorra, futebol, plantar bananeira e soltar pipa, entre outras.
Nas aulas de núcleo comum a professora Lucy Natal leu o livro ‘Crianças famosas: Portinari’. As professoras Gloria Garcia (Informática) e Michele Blajchman (Artes Integradas) conduziram os alunos por uma exploração de sites, filmes e brincadeiras online relacionadas ao artista.
Por fim, nas aulas de artes, cada aluno produziu uma releitura de algum quadro do artista utilizando tinta guache, cola colorida e pastel à óleo.
No 2º ano, a professora Michele Blajchman explorou o universo das linhas retas e das cores primárias, tendo o artista Piet Mondrian como fio condutor. Cada aluno produziu uma pintura com lápis e guache.
09/11/2015
A Mostra Cultural foi uma oportunidade de mostrar às famílias do Ensino Fundamental II o percurso de trabalho dos alunos e professores nas várias disciplinas, com produções em suportes variados. No mesmo dia, tivemos a conclusão do Projeto Avodat Shorashim, que representa a celebração do resgate da memória das famílias.
O evento contou com várias apresentações de teatro e música, a premiação da Olimpíada Canguru de Matemática, e o circuito pela história do século XVIII, montado e encenado pelos alunos do 8º ano. Os visitantes também embarcaram numa viagem pela cultura de vários países, com a equipe de Inglês, e ao passado e às manifestações culturais dos povos indígenas brasileiros. Tivemos também mostra de fotografias e esculturas, produções textuais de Artes, Cultura Judaica, Ciências e muito mais.
Agradecemos a presença de todos que prestigiaram o evento, fazendo desse encontro um momento muito especial de integração de toda a comunidade escolar.
05/11/2015
Os Módulos de Cultura Judaica – Arte, Filosofia, Música e Tikun Olam – são oferecidos aos alunos do 9º ano e Ensino Médio, e permitem explorar diversos aspectos da Cultura Judaica e de nossa inserção no mundo, em projetos coletivos que trabalham com conceitos e práticas em diferentes linguagens.
O trabalho deste ano teve seu encerramento em um evento chamado de Pororoca Cultural, cuja proposta foi traduzir para o jovem do 8º ano do Ensino Fundamental II o que é o Ensino Médio. Em mini-oficinas, os alunos puderam fazer uma degustação dos vários Módulos; em seguida, assistiram a apresentações dos projetos desenvolvidos este ano. Finalmente, a equipe e alunos do Ensino Médio se colocaram à disposição do 8º ano para levantar dúvidas e debater questões.
No Módulo de Arte, os alunos da professora Aline Cohen desenvolveram um belíssimo trabalho sobre Gustav Klimt, exposto na escola e já publicado aqui. No Módulo de Filosofia, o aluno Miguel Lidia dirigiu, com a ajuda dos colegas, um documentário sobre os principais conceitos explorados na aula do prof. Marcus Adissi, a partir de uma leitura de Kafka. A professora Carol Bergier envolveu todos os presentes em uma dinâmica de redes, explorando o conceito de interdependência; o jogo demonstrou que a ação de cada um afeta o conjunto, e que, se uma parte entre em colapso, eventualmente o sistema todo também entrará. E finalmente, os alunos do Módulo de Música do professor Felipe Reznik trouxeram uma apresentação criada coletivamente sobre o tema de Tradição x Renovação, explorando as várias faces musicais do Rio de Janeiro e uma reflexão sobre que cidade queremos para nós.