02/12/2015
Na última sexta-feira, os alunos do Ensino Fundamental II reuniram-se para um shabat festivo, comemorando o final das aulas regulares neste ano letivo junto aos professores Ilana London, Sonia Levinbuk, Rodrigo Baumworcel e Deborah Dimant. Entre abraços e camisetas assinadas em despedida, o coordenador Alexandre Valuzuela e a professora Evelyn Azambuja aproveitaram a ocasião para distribuir os troféus do nosso tradicional concurso de redação.
Os alunos premiados foram:
Sexto ano: Carolina Pines (1° lugar), Bruna Amorim (2° lugar) e Luísa Nigri (3° lugar).
Sétimo ano: Gabriela Rothstein (1° lugar), Yasmin Lopes (2° lugar) e Arthur Paganini (3° lugar).
Oitavo ano: Paula Flanzer (1° lugar), Gabriela Lahtermaher (2° lugar) e Dani Flomin (3° lugar).
Parabéns a todos por mais um ano encerrado, e boas férias!
30/11/2015
Aprender a comer de forma saudável na infância é um seguro de saúde para a vida toda. Aqui no Eliezer Max apoiamos a recém-lançada campanha #fontedajuventude para combater a obesidade infantil e outras doenças causadas pela nutrição inadequada. Conheça a campanha, baixe as letras criadas pelo artista Vik Muniz com as crianças da Escola do Vidigal e leve essa idéia para a sua mesa! O alfabeto completo, dicas para colorir a alimentação das crianças e idéias para brincar estão em www.fontedajuventude.info .
27/11/2015
Ao longo do ano, o 4º ano mergulhou fundo na História da nossa cidade. Os alunos leram os livros ‘A história do Rio de Janeiro através da Arte’ e ‘Ludi na Revolta da Vacina’, ambos da escritora Luciana Sandroni, subiram o Morro da Urca para observar a cidade de cima, analisaram suas transformações e passearam pelo centro do Rio conhecendo cada lugar que tinham lido nos livros. Foram muitos aprendizados. Hoje realizaram o já tradicional Chá Charmoso, com direito a sarau de poemas, apresentação da peça inspirada no livro da Ludi e bate-papo com a autora dos livros. Foram muitas perguntas, troca de ideias e novas inspirações regadas por chás, doces, e salgados com gostinho de Rio Antigo.
26/11/2015
O Bnei Maavar chegou ao final de sua terceira edição, nesta quinta feira 19 de novembro com uma linda comemoração que contou com a presença de toda comunidade Eliezer Max do sétimo ano do Ensino Fundamental II. Com o objetivo de integrar o currículo de formação judaica da escola Eliezer Max, o Bnei Maavar é construído a partir de um foco no encontro com diferentes religiões, comunidades, escolas e grupos socioculturais. Esses encontros marcam a passagem para o vínculo comunitário, para a responsabilidade social, para a maturidade pessoal, para o entendimento de que devemos amar ao próximo como a nós mesmos.
Profundamente conectados com as fontes judaicas, os encontros do Bnei Maavar ocorrem sempre às quintas-feiras de tarde. Uma vez por mês fizemos os encontros indo em instituições, recebendo visitas e conhecendo outras pessoas. Em outros momentos os alunos traduzem os temas centrais de cada encontro para sua linguagem, através de uma mediação dos professores de música da escola. Esses momentos que ao longo desse ano letivo tiveram como base o estudo da voz com a Taiana Machado e do ritmo com o Felipe Reznik. Toda essa produção converge para o judaísmo nas aulas ministradas por Rodrigo Baumworcel. De uma maneira geral trabalhamos com conceitos conectados com alteridade, análise de discursos, multiculturalismo, pluralismo religioso, construção antropológica de um olhar judaico para o mundo, entre outros.
O dia de hoje foi muito especial, pois os alunos se envolveram na produção de estudos para os seus pais e todos vivenciaram uma manhã de Bnei Maavar. Tivemos a participação da diretora Thelma Polon, do Coordenador Geral de Cultura Judaica, Michel Gherman, e o apoio de muitos professores para realizar um evento significativo. Uma parceria com a WIZO inspirou um estudo do papel da mulher no tanach e presenteou todas famílias com um lindo conjunto de Kabalat Shabat. Por fim, todos alunos foram abençoados por seus pais e ganharam, de lembrança do projeto, um pendrive com toda produção realizada ao longo do ano. Presenciar a maneira como os alunos se envolveram no projeto e construíram um significado para todos os temas trabalhados fez dessa manhã um momento encantador e emocionante.
26/11/2015
No Eliezer Max, faz parte da nossa prática dar todo o suporte aos alunos nas passagens de segmento, quando ocorre uma mudança sensível nas rotinas, nos espaços, e na organização do estudo. Com a aproximação do final do ano letivo, as psicólogas do Ensino Fundamental I e II elaboraram uma dinâmica com o objetivo de promover a integração do 5º com o 6º ano.
Os alunos do 5º ano elaboraram perguntas para os colegas do 6º ano, e tiveram a oportunidade de conhecer os professores, psicólogas, coordenadores e inspetores do Ensino Fundamental II, que participaram dessa dinâmica. As trocas durante essa atividade, além de esclarecer eventuais dúvidas e minimizar a ansiedade, acabam por gerar um ambiente descontraído e acolhedor, diminuindo o impacto que pode ser gerado nessa transição.
25/11/2015
Depois de aprender sobre os animais com as professoras Lucy e Tabatta, e preparar uma maquete na aula de Artes com a professora Michele, a Turma 101 foi conhecer o Jardim Zoológico. Eis o texto coletivo que a turma produziu:
“A turma 101 foi de ônibus para o Jardim Zoológico. No caminho passamos por um lugar que aparece na TV no carnaval. Ninguém sabia o nome e a Lucy disse que era o Sambódromo. Chegando na Quinta da Boa Vista, vimos um jardim que era da casa da família real de Portugal. O lugar é enorme e lá fica o Zoo.
A Lucy foi comprar os ingressos com o Rafael. Cada criança ganhou um para passar na roleta. Quando entramos, vimos as aves. A primeira foram as araras. Andamos bastante. Vimos cobras, rãs, tartarugas, cágados dentro do Espaço Noturno. Depois, vimos vários homens cuidando dos animais. Eles estavam dando comida.
Os macacos foram os mais engraçados. Os hipopótamos chamaram atenção pelo tamanho. Tinha um tigre que estava rugindo porque estava muito calor. Bebemos água, comemos biscoito e passamos filtro solar. Adoramos o elefante, o tamanduá bandeira e o urso. No berçário, tinham alguns animais bebês. Nós adoramos, amamos o passeio!”
25/11/2015
Em novembro, o Infantil Ipanema está vivenciando o Projeto Vida Saudável. Através de atividades físicas, de conversas sobre hábitos de higiene e alimentação e entrevistas com profissionais que cuidam de nossa saúde, como médicos, dentistas e nutricionistas, as crianças estão aprendendo sobre o que devemos e o que não devemos fazer para crescermos cheinhos de saúde e energia!
24/11/2015
Juntos com a Vovozinha (nossa nutricionista Rosana) e a Chapeuzinho Vermelho (professora Martha) preparamos um gostoso biscoito para o nosso lanche.
Deixamos aqui a receita do nosso biscoito saudável para vocês experimentarem:
• 1 pacote de aveia
• 2 ovos
• 4 colheres de óleo
• 1 xícara pequena de açúcar
• 1 colher de fermento
Misturar todos os ingredientes, fazer bolinhos, amassar um pouco e colocar no tabuleiro. Deixar no forno até que fique bem dourado. Bom apetite!
24/11/2015
Inspirados na leitura do livro ‘Perto’ de Natalia Colombo, e no projeto Escolas como a nossa, a turma do 2º ano decidiu conhecer cada funcionário que trabalha na nossa escola. A história do livro traz um coelho e um pato que, apesar de vizinhos e de se cruzarem pela cidade, nunca nem se cumprimentaram. Elas chegam ao final do livro pensando em como poderia ser divertido poder contar com mais um amigo na vida. E se aproximar do outro pode ser tão simples…
A partir daí, os alunos pensaram em todas as pessoas que convivem com eles diariamente na escola, mas que nem sempre se falam ou conhecem. Depois, desse grande passeio pela escola, conhecendo, ouvindo as pessoas e suas histórias, os alunos do 2º ano ganharam muitos outros parceiros no seu dia a dia. Da portaria, passando pelo almoxarifado, cozinha, direção, comunicação e outros tantos espaços todos estão muito mais perto agora.
19/11/2015
Os alunos do Pré II vão chegando ao final da sua passagem pela Educação Infantil, e, como todo ano, já estamos tratando de ambientá-los ao espaço e rotinas do novo segmento. Em um primeiro encontro, no dia 9/11, os alunos do Pré II fizeram um tour pelo prédio do Fundamental I, e foram convidados para almoçar com a turma do 1º ano.
Uma semana depois, novo encontro. As duas turmas foram misturadas e, divididas em dois grupos, participaram de algumas atividades. Um grupo fez uma atividade com a Michelle, professora de inglês. O outro grupo ficou na sala do 1º ano, e ouviu atentamente a explicação da Lucy sobre o projeto de leitura: A Arca de Noé. Para quebrar a timidez, as crianças brincaram de estátua ao som da música A Pulga, de Vinicius de Morais. Foi bem divertido e com direito a torcida.
Depois, os alunos do 1º ano convidaram as crianças do Pré II para desenhar casais de animais e montar, juntos, um painel ilustrado. Para encerrar a atividade, todos assistiram o vídeo da Foca, dançando e cantando com muito entusiasmo. Os alunos do Pré II tiveram assim um gostinho do que viverão no próximo ano, e já começaram a conhecer os novos amigos!