28/03/2016
Como parte dos preparativos para o baile de Purim, os alunos do Ensino Fundamental I tiveram hoje um recreio colorido. A equipe pedagógica pintou os rostos das crianças para alegrar e enriquecer suas fantasias, e todos, alunos e professores, se divertiram bastante.
24/03/2016
Oznei Haman são os deliciosos biscoitos recheados tradicionais de Purim. Preparamos os Oznei Haman junto com as crianças durante a Oficina Culinária de Purim, na última terça feira. Foi muito divertido! Compartilhamos aqui a receita para que também vocês possam criar um momento gostoso e diferente com seus filhos em suas casas! É costume recheá-los com creme de semente de papoula, mas para tornar mais prático, podemos usar geleias, goiabada, chocolate ou outro recheio qualquer.
Bom apetite e Chag Sameach!
24/03/2016
Como parte das atividades de Laboratório de Ciências, os alunos do 8º ano tiveram a oportunidade de realizar um trabalho de campo no Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, localizado no Instituto de Biofísica da UFRJ.
Acompanhados pelas professoras Patrícia Danon e Simone Sukman, os alunos conheceram o Memorial, com a exposição permanente sobre a vida e obra do cientista fundador do IBCCF, e percorreram a exposição temporária “A História da Ciência no Brasil.”
Depois, tiveram a oportunidade de travar contato com um ambiente de pesquisa científica profissional, participando de atividades no Laboratório de Biologia Celular de Fungos, como o cultivo de células fúngicas e de células de mamíferos, e visualizando detalhes das estruturas intracelulares por microscopia óptica e eletrônica de varredura e transmissão. Foi uma visita extremamente enriquecedora, que não só aprofundou os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas também mostrou aos jovens como o conhecimento científico impacta a nossa sociedade.
05/02/2016
Enquanto os alunos aproveitavam o finalzinho das férias, a equipe pedagógica do Eliezer Max voltou ao trabalho no dia 25/1 com muita disposição, e arregaçou as mangas para uma semana intensa de estudo e preparação do novo ano letivo. Em diversas reuniões (de equipe de gestão, por segmento e por série), a direção, os coordenadores e os professores alinharam as metas e o planejamento para 2016, e deram as boas-vindas aos novos membros da equipe nas duas unidades.
Dois importantes encontros nos deram subsídios para aprimorar nosso trabalho no ano que entra. Em Laranjeiras, Gisele Viegas, pesquisadora da UFRJ e neuropsicóloga do setor de neuropsiquiatria da Santa Casa – RJ, fez uma palestra para toda a equipe pedagógica das duas unidades. A especialista nos ajudou a apurar nosso olhar para os diferentes padrões do desenvolvimento infanto-juvenil, falando sobre as formas de aquisição de conhecimento e estratégias pedagógicas aplicadas.
Na Unidade Infantil de Ipanema, a equipe da URMES – Urgências Médicas Escolares – tratou do tema da saúde e prevenção no ambiente escolar, desde a higiene e preparação dos ambientes até procedimentos em casos de urgência.
Por fim, nossa equipe participou de treinamentos específicos para dar continuidade ao projeto de integração de tecnologia no ambiente escolar e na educação, que em 2016 ganha o reforço da plataforma adaptativa de estudos e testes Geekie.
Depois de tanto trabalho, uma breve pausa para o Carnaval, e voltaremos com as energias renovadas para mais um ano de muitas conquistas e aprendizado.
04/02/2016
No dia 17 de dezembro tivemos o prazer de celebrar mais uma formatura da 3ª série do Ensino Médio. A cerimônia contou com a presença dos paraninfos da turma, os professores Rodrigo Baumworcel e Allyne Feller, da diretora pedagógica Thelma Polon, da diretora administrativa Monique Bitter, da coordenadora do Ensino Médio, Maura Marzocchi, da psicóloga do setor Hilana Weisz e do presidente da Diretoria de Pais, Rubem Ferman, além das famílias, ex-alunos, professores, funcionários e amigos dos formandos.
Em uma cerimônia muito significativa, pontuada por discursos emocionantes e por toques pessoais como um bem-humorado vídeo feito por eles próprios, a turma de 2015 viveu a alegria da finalização deste importante ciclo – e confirmou, em suas próprias palavras, a importância e o valor das experiências que viveram na escola.
Em seu discurso, a aluna Ana Foguel dirigiu-se aos educadores, destacando o seu papel fundamental na formação dos jovens, no mais amplo sentido: “Vocês, professores do Eliezer, não estão aqui apenas para aprovar alunos no Enem ou para cumprir a grade de matérias obrigatórias. Vocês estão aqui para educar, para transferir uma das coisas mais essenciais que existem: conhecimento. Seja lá qual for esse conhecimento, ele não é e nunca será inútil, ele vai nos acompanhar pelo resto de nossas vidas. O que significa que uma parte de vocês sempre estará conosco, uma parte de mim sempre será vocês, uma parte de todas as minhas conquistas, de todas as nossas conquistas, será vocês. Obrigado por estarem com a gente por todos esses anos, obrigado pelas broncas, pelos risos, pelos conselhos, pelas lágrimas, pelo apoio, por acreditar e nunca desistir, e principalmente: obrigado pela amizade.”
Já a aluna Alexia Carpilovsky falou sobre o que torna o Eliezer Max tão especial: “A experiência de estudar no Eliezer é marcante porque aqui não aprendemos apenas as matérias básicas – aquelas que o vestibular exige; aprendemos valores. Aprendemos a humanizar o outro, a saber que nem tudo é o que parece e que as fontes e as ideias estão aí para serem questionadas. Aprendemos que a indiferença é um posicionamento perigoso e que inações podem ter consequências tão sérias quanto ações. Aprendemos a força do coletivo e a potência do individual e construímos, ao longo de toda nossa vida escolar, óculos de ler o mundo. Tais óculos nunca serão tirados de nós e são o verdadeiro legado que o tempo aqui nos deixa.”
Muitos desses formandos entraram para o Eliezer Max ainda bebês, retornando ano após ano, em um compromisso continuado de suas famílias com o trabalho feito pela escola; é um enorme motivo de satisfação poder celebrar os jovens adultos que se tornaram, na certeza de que contribuímos para a construção de seus valores e de sua identidade, capacitando-os para que sigam na sua formação profissional, e sobretudo para que possam atuar positivamente em nossa sociedade, para além do sucesso individual. Cada um dos formandos, com sua trajetória, suas conquistas e sua individualidade, nos enche de orgulho. Nos despedimos do convívio diário com os alunos, e damos boas-vindas aos novos membros da família Eliezer Max, jovens amigos cujos vôos acompanharemos com muita alegria.
23/12/2015
No último dia 15 de dezembro, a comunidade Eliezer Max reuniu-se na ARI para uma sessão especial beneficente da peça “Brimas”, com renda revertida para a Marcha pela Vida 2015. Na peça de Beth Zalcman e Simone Kalil, indicada ao Prêmio Shell de melhor texto, duas senhoras vindas do Egito e do Líbano para o Brasil, no inicio do século XX, relembram episódios de suas vidas de imigrantes.
Enquanto as duas personagens, baseada nas avós das duas atrizes, preparam kibes para um velório, lembranças ternas, emocionantes e engraçadas se sucedem, em uma narrativa de identidade, perda e reconstrução bastante universal. No debate que se seguiu à apresentação, o diretor Luiz Antonio Rocha destacou o fato de que a peça, a partir de um único cenário e com apenas duas atrizes em cena, consegue atingir toda a humanidade presente nos espectadores, que se reconhecem, se emocionam e se divertem, seja qual for a sua origem. De fato, Beth Zalcman relembrou o depoimento de um imigrante nordestino que, ao assistir a peça, comentou que conseguiu identificar-se com o estrangeiro, que chega sem saber onde vai dormir, com que irá trabalhar, e como será vida em um novo lugar tão diferente.
O coordenador de Cultura Judaica do Eliezer Max, Michel Gherman, enfatizou a importância de uma encenação que fala sobre imigração dos judeus árabes sem excluir a identidade árabe, e que busca similitudes com outras narrativas, representadas pela personagem católica.
Agradecemos às atrizes, ao diretor, à comissão organizadora e a todos que contribuíram para a realização dessa noite tão especial, e que, com o seu trabalho ou a sua presença, nos deixaram um pouco mais próximos da nossa meta para a Marcha Pela Vida 2016.
22/12/2015
Nossos alunos encerraram as vivências judaicas de 2015 cantando e dançando as músicas de Chanuká, com muita alegria. As velas foram acesas em momento solene e todos foram convidados a elevar seus pensamentos em desejos para um mundo de paz, harmonia e confraternização entre todos.
22/12/2015
Para celebrar o Chanuká os alunos da Educação Infantil foram para o refeitório rechear sonhos. Com muito capricho eles espalharam o delicioso doce de leite nos pães e o resultado foi de dar água na boca.
16/12/2015
Fechando o ano, os alunos do 2º ano deleitaram-se com a leitura do livro ‘A manta’, escrito por Isabel Minhós e ilustrado por Yara Kondo. Neste livro, há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta a avó olhar a manta e todas as personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar… cada quadradinho conta uma história.
‘A manta’ é um livro sobre a memória afetiva que cada lembrança carrega. A nossa manta teve também muita história para contar… recordações de tudo o que vivemos em 2015 na turma 201. Lembramos do 1°dia de aula, da Malala, da festa de Chanuká, de Lajedo, da nossa mostra Exploratorium… Lembramos dos pássaros, da África, das escolas do mundo, que aprendemos a ler e escrever em hebraico, e muito mais. Essas lembranças ficaram registradas na nossa manta e marcadas dentro de nossos corações.
14/12/2015
No último dia 5 de outubro, o Eliezer Max, o Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, e a Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, de Curitiba, formalizaram a Rede de Escolas Judaicas Pluralistas do Brasil. Essa iniciativa foi construída a partir do simpósio Novas Fronteiras para a Educação Judaica, realizado pelo Eliezer Max em abril de 2013, que durante três dias reuniu no Rio de Janeiro as equipes pedagógicas de diversas escolas judaicas do Brasil. Dois anos mais tarde, o Encontro Nacional de Escolas Judaicas, promovido pela Confederação Israelita do Brasil – CONIB, viabilizou a identificação de afinidades e interesses comuns entre o Eliezer Max e as duas escolas judaicas do Sul do país.
As equipes pedagógicas das três escolas já estão trabalhando fortemente na criação de uma referência curricular comum e na discussão de projetos pedagógicos conjuntos, incluindo formação de professores, elaboração de materiais pedagógicos, intercâmbios, iniciativas colaborativas e estudos de campo para os alunos. Nossa expectativa é potencializar esta parceria, por meio de uma plataforma digital disponível para os membros da Rede de Escolas.
A Rede de Escolas Judaicas Pluralistas do Brasil se inspira na defesa de um judaísmo inclusivo, que sirva de referência para a construção de diálogos e encontros e que fortaleça as nossas escolas com a oferta de uma educação de ainda maior qualidade, possibilitando mais efetividade e relevância à contribuição da comunidade judaica para a sociedade brasileira.
Veja a íntegra do documento de fundação da Rede de Escolas Judaicas Pluralistas do Brasil clicando neste link:https://goo.gl/nrgho1.