28/04/2016
O 7° ano visitou recentemente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara (PDBG). É uma unidade de grande porte, sendo a maior das estações de esgoto operadas pela Cedae e uma das maiores do Brasil.
A visita guiada dos estudantes aos diversos pontos de tratamento de esgoto da estação foi realizado por ônibus escolar. Os alunos visitaram diversas partes da operação, como o tanque de aeração, a ponte sobre o lançamento de efluentes e os aquários para o controle biológico da água. Em seguida assistiram a uma palestra no Centro de Visitação Ambiental. O centro está preparado para receber pesquisadores, estudantes secundaristas e estudantes universitários interessados nas questões do meio-ambiente.
A ETE Alegria está preparada atualmente para receber e tratar até 2500 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas. Esses esgotos são coletados de uma área aproximada de 8600 hectares, de quatro sub-bacias principais: o Conjunto Centro, Mangue e Catumbi; Alegria; Faria-Timbó; e São Cristovão. Sua operação nessas áreas elimina os lançamentos in natura na Baía de Guanabara e nos rios e canais urbanos, removendo mais de 95% da carga poluidora dos materiais tratados. Foi uma visita muito esclarecedora para os alunos, que puderam conhecer de perto os esforços sendo feitos para preservar nosso meio-ambiente.
28/04/2016
Em Pessach trabalhamos a trajetória de Moshé e sua família. Como parte desse aprendizado, os alunos do Pré II estudaram sobre os drusos, povo que morava em Midian, na época que Moshé era pastor e morava nesta região.
Os alunos se interessaram pela história e cultura dos drusos, aprendendo sobre seus costumes, tradições e danças. Finalmente provaram alimentos típicos desse povo, em um lanche coletivo realizado num ambiente temático.
28/04/2016
Nas aulas de artes do 1º ao 5º ano a professora Michelle Blajchman vem produzindo com os alunos os chamados “Diários de Artes”. Nesses cadernos, que funcionam como uma espécie de “diário de bordo” das aulas de Artes, os alunos aprendem a registrar e a pensar as formas artísticas e as técnicas ensinadas, além de registrar, com desenhos ou com a palavra, o seu processo de trabalho. Os alunos iniciaram o ano produzindo as capas com a técnica da colagem em papel, usando revistas. O resultado ficou lindo!
28/04/2016
Nas aulas práticas de Laboratório do 8º ano, a professora Patrícia Danon apresentou aos alunos um dos equipamentos básicos para o estudo da vida, o microscópio. Além de aprender sobre as pesquisas científicas, os alunos aprendem a manusear o equipamento corretamente, conhecendo suas partes ópticas e mecânicas.
28/04/2016
Após a “dormida” na escola, atividade de preparação para a Marcha Pela Vida, os alunos da 2a série do Ensino Médio foram até a PUC-RJ para participar do projeto PUC Por Um Dia, atividade de orientação profissional oferecida através do Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES).
Durante o evento, que dura o dia inteiro, os alunos têm a oportunidade de visitar os principais departamentos e núcleos de ensino e pesquisa. Também são realizadas visitas guiadas a bibliotecas e laboratórios, com direito a demonstrações de experiências científicas e de aplicações tecnológicas. Finalmente, são oferecidas palestras e workshops em diversas áreas do conhecimento. A psicóloga Hilana Weisz acompanhou a turma, orientando os alunos na escolha das atividades e conversando com eles, entre as sessões, sobre o que foi apresentado.
Depois de quase 24h seguidas de atividades e reflexão, do horizonte imediato da Marcha, que se inicia em alguns dias, até o horizonte não muito distante dos vestibulares e da escolha profissional, os alunos voltaram para casa cansados, mas com muita garra e animação para atravessar todas essas experiências novas e enriquecedoras.
20/04/2016
Pessach é um Chag que comemoramos em família. Assim foi o pré-seder do Ensino Fundamental I. Sentamos juntos ao redor de mesas com nossa grande família da escola, cantando, relembrando a história de Pessach e suas simbologias.
Os alunos do 4º ano leram alguns textos que produziram sobre Liberdade, o grande tema da festa. Chag Sameach!
20/04/2016
Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo… Sítio do Picapau Amarelo! É nesse universo paralelo que os alunos do 4º ano andam mergulhados. Tudo começou com a leitura do livro “Emília no País da Gramática”, onde Lobato aproxima os leitores do estudo da língua portuguesa e os convida a outras aventuras literárias. Os alunos pesquisaram a biografia do escritor e se encantaram com os personagens do Sítio – a viagem foi boa! Embalados pelas histórias que leram e ouviram, criaram seus próprios personagens e fizeram uma “invasão lobatiana” nas turmas do Ensino Fundamental I com música e muita animação, (re)lembrando a todos que o dia 18 de abril não é considerado o Dia do livro Infantil à toa, mas sim em uma homenagem a esse escritor que inaugurou a literatura infantil brasileira.
20/04/2016
Os alunos de 2° ano do Eliezer Max passam por uma preparação intensiva antes de embarcar para a Marcha Pela Vida, viagem de 20 dias para a Polônia e Israel. Após estudar sobre a Shoá e a Humanização por um ano, a turma tem uma série de encontros onde podem aprender e refletir ainda mais a respeito do tema e da importância de seu estudo na atualidade. Na última quinta feira, os alunos fizeram a tradicional “dormida” na escola, acompanhados da psicóloga Hilana Weiss e da professora Carla Habif. Na programação, discussão de filme, dinâmica sobre expectativas, papo sobre a viagem e muito social.
20/04/2016
Às vésperas de Pessach, a turma do projeto Bnei Maavar, do 7° ano, visitou a fábrica de matzot no colégio Beit Menachem. Os alunos puderam colocar a mão na massa e fazer matzot, conversar sobre o significado delas para Pessach, falar sobre o conceito de liberdade e, ainda, conhecer a linha judaica Chabad e seus costumes acerca da festividade. As massas preparadas pelos nossos alunos foram assadas e ficaram lindas e deliciosas!
20/04/2016
“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” – Cecília Meirelles
Liberdade é o principal valor enfatizado em Pessach, e os alunos do Eliezer Max aproveitam o chag para aprender sobre esse conceito complexo associando-o a diversos aspectos da nossa vida em sociedade: Liberdade e Família na Educação Infantil, Liberdade e Respeito no Ensino Fundamental I e II, Liberdade e Diálogo no Ensino Médio.
Os alunos dos 5° ano receberam suas famílias para um pré-seder, e nele mostraram um pouco do que trabalharam em diversas disciplinas abordando este conceito, em uma festa emocionante e carregada de significado. Chag Pessach Sameach!