06/05/2016
Em 1944 um advogado judeu polonês chamado Rafael Lemkin percebeu que ainda não havia uma palavra para descrever o que se achava impensável: genocídio, o extermínio organizado e intencional de um grupo étnico ou nacional. Lemkin cunhou o termo, e lutou para que fosse incluído nos anais de Nuremberg. Em 1948 a ONU instituiu a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, que então passou a ser reconhecido internacionalmente como um crime contra a humanidade.
Hoje celebramos Yom Hashoá – Dia da Memória do Holocausto, quando milhares de jovens do mundo todo entram em Auschwitz para honrar as vítimas desse genocíio e lembrar o que a intolerância, o preconceito e o ódio podem causar.
Enquanto nossos alunos da 2ª série participavam da cerimônia na Marcha Pela Vida, na escola a sirene tocou às 10h30. Os alunos interromperam suas tarefas e ficaram de pé em silêncio por um minuto. Logo após, em sala de aula, professores e alunos leram um texto sobre a memória das vítimas do Holocausto.
Em seguida os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio desceram para o pátio para uma cerimônia ao lado do mural sobre o projeto Marcha Pela Vida e sobre Yom Hashoá. O Coordenador de Cultura Judaica Michel Gherman, a Diretora Pedagógica Thelma Polon e representantes de cada série leram textos e acenderam velas em homenagem às vítimas.
Os extermínios ainda ocorrem pelo mundo e, por isso, é preciso lembrar sempre. No Eliezer Max, aprendemos que olhar para o outro com empatia e sem preconceito é a melhor forma de cortar o ódio pela raiz.
04/05/2016
Inspirados no samba enredo Aquarela Brasileira, de Silas de Oliveira, os alunos do 4° ano foram convidados a fazer uma viagem pelo Brasil, em um projeto que integrou diversas disciplinas. Após a visita ao Museu de Arte Naif, na aula de Artes com a professora Michele Blajchman, os alunos criaram, em grupos, painéis representando as estrofes da música. O resultado você pode conferir aqui e em exposição no mural da cantina da escola!
04/05/2016
Os alunos do 2° ano aprenderam a confeccionar bonecos de vara com jornal. Depois, cada boneco foi pintado e ornamentado, e cada criança escolheu um nome para o seu personagem. Em grupos, os alunos criaram uma história e tiveram que escrever seu roteiro com inicio, meio e fim. No final desse divertido projeto, que trata de várias competências de linguagem, os alunos ensaiaram e apresentaram a história aos amigos.
04/05/2016
Dando continuidade ao projeto Crianças Como Nós e mergulhados no estudo sobre a cultura indígena o 1º ano recebeu a visita de um grupo de indígenas da tribo Pataxó, localizada ao sul da Bahia.
As crianças puderam ver e aprender os costumes, as danças e as músicas típicas dessa etnia. Observaram também os tipos de materiais utilizados em objetos confeccionados por eles como instrumentos musicais, adereços e brinquedos. Foi uma manhã alegre repleta de brincadeiras, histórias e curiosidades que aproximaram nossos alunos da vida na aldeia indígena, conectando esses diferentes universos.
02/05/2016
As crianças da Pré Escola I encantaram seus familiares ao entrar pelo salão cantando com emoção e alegria. Nosso Seder foi o resultado de um trabalho integrado ao longo dos primeiros meses deste ano. As crianças demonstraram grande satisfação em expressar seus conhecimentos e apresentar os belos trabalhos que estavam expostos no salão. Para encerrar, nada mais judaico que uma animada dança e uma farta mesa!
Chag Sameach!
02/05/2016
As crianças do Infantil de Laranjeiras participaram ativamente da comemoração interna de Pessach: cantaram, ajudaram as morot a contar a história de Pessach e, para encerrar, comeram e dançaram com alegria e entusiasmo. Chag Sameach!
28/04/2016
Os sedarim na unidade Ipanema foram cheios de alegria. As turmas se prepararam para esse momento com muito entusiasmo.
Para contextualizar a festa, as crianças ouviram a história de Pessach, com referências à escravidão, ao malvado faraó e ao pequeno Moshé, recriaram plasticamente o rio Nilo e Moshé bateivá (Moisés no cestinho) e participaram da produção de vinho, espremendo as uvas com as próprias mãos.
No dia da festa, foi ótimo estar junto com outras turmas e professores para cantar, recontar a história de Pessach e degustar as delícias típicas deste Chag, entendendo o significado de cada símbolo. Chag Sameach!
28/04/2016
Os alunos do 3º ano estudaram os diferentes tipos de linhas. Como fonte de inspiração mergulharam no universo de linhas e cores do artista Juan Miró. Depois, num exercício lúdico em grupo, cada aluno desenhou um tipo de linha; posteriormente, utilizando giz pastel, pintaram os espaços entre elas. Como resultado tivemos uma linda composição abstrata, além do prazer e aprendizado de produzir em grupo.
28/04/2016
O 7° ano visitou recentemente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara (PDBG). É uma unidade de grande porte, sendo a maior das estações de esgoto operadas pela Cedae e uma das maiores do Brasil.
A visita guiada dos estudantes aos diversos pontos de tratamento de esgoto da estação foi realizado por ônibus escolar. Os alunos visitaram diversas partes da operação, como o tanque de aeração, a ponte sobre o lançamento de efluentes e os aquários para o controle biológico da água. Em seguida assistiram a uma palestra no Centro de Visitação Ambiental. O centro está preparado para receber pesquisadores, estudantes secundaristas e estudantes universitários interessados nas questões do meio-ambiente.
A ETE Alegria está preparada atualmente para receber e tratar até 2500 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas. Esses esgotos são coletados de uma área aproximada de 8600 hectares, de quatro sub-bacias principais: o Conjunto Centro, Mangue e Catumbi; Alegria; Faria-Timbó; e São Cristovão. Sua operação nessas áreas elimina os lançamentos in natura na Baía de Guanabara e nos rios e canais urbanos, removendo mais de 95% da carga poluidora dos materiais tratados. Foi uma visita muito esclarecedora para os alunos, que puderam conhecer de perto os esforços sendo feitos para preservar nosso meio-ambiente.
28/04/2016
Em Pessach trabalhamos a trajetória de Moshé e sua família. Como parte desse aprendizado, os alunos do Pré II estudaram sobre os drusos, povo que morava em Midian, na época que Moshé era pastor e morava nesta região.
Os alunos se interessaram pela história e cultura dos drusos, aprendendo sobre seus costumes, tradições e danças. Finalmente provaram alimentos típicos desse povo, em um lanche coletivo realizado num ambiente temático.