06/06/2016
Os alunos de 8° e 9° ano receberam para uma palestra o grafiteiro Marcelo Ment, cujas pinturas colorem muros não só pelo Brasil mas também em cidades como Miami, Los Angeles, Berlim, Amsterdam, Londres e Barcelona. Ment, como é conhecido, conversou sobre o seu interesse pelo desenho, estimulado pela família desde a infância na Penha, e como é importante que o jovem reserve parte do seu tempo para desenvolver qualquer talento ou interesse especial, com dedicação e consistência. Foi a partir dessa dedicação que o artista, hoje reconhecido e solicitado, conquistou a possibilidade de viajar pelo mundo pintando, dando aulas e palestras, e vivendo exclusivamente da sua arte; hoje ele colabora com arquitetos, faz painéis para comerciais, e recebe convites de festivais de arte pelo mundo todo.
Ment conversou sobre a história da arte de rua e sua valorização; contou como os grafites que aparecem em comerciais hoje são protegidos pelo direito autoral; e falou sobre as diversas técnicas e ferramentas para a pintura. Ao final da palestra, analisou desenhos e tirou dúvidas técnicas dos alunos, que se preparam para pintar um mural na escola sob a condução da professora de Artes Michele Blajchman.
03/06/2016
Os alunos da Pré-Escola I receberam a visita do Doutor Dente Limpo (Dr. Paulo Berechman, cirugião dentista) que veio ensiná-los a fazer uma boa higiene bucal, mantendo assim a boca saudável. Ele demonstrou a correta técnica de escovação de dentes utilizando um macro modelo de boca e trouxe também vários fantoches (dente, cárie, dentista) com os quais os alunos brincaram e se divertiram bastante. As crianças fizeram muitas perguntas e puderam tirar dúvidas relacionadas ao assunto.
03/06/2016
No último Shabat do Ensino Fundamental II, os alunos Dalia Akstein e Alexandre Ruas, da 2a série do Ensino Médio, foram convidados pela professora Carla Habif a contar sobre sua experiência na Marcha pela Vida. Os alunos conversaram sobre a viagem, falaram sobre a importância da História, sobre humanização e sobre a importância da nossa ação para uma sociedade melhor.
02/06/2016
A Unidade Infantil em Ipanema oferece, desde o início deste ano, aulas de Balé Criativo com a professora Vivian Miller, como atividade opcional. Recentemente as alunas puderam mostrar às famílias, em uma aula aberta, um pouco do que estão aprendendo. Todas têm se desenvolvido bastante, trabalhando o lado motor, o ritmo, a criatividade, o imaginário e a iniciação no balé.
A aula aberta proporciona às alunas a experiência de se apresentar para uma audiência real e o “frio na barriga”, que também fazem parte do aprendizado do mundo das artes cênicas. E permite que as famílias acompanhem de perto o desenvolvimento, o prazer e as conquistas de cada uma das pequenas bailarinas.
02/06/2016
O Eliezer Max inaugurou, na última sexta-feira, o Laboratório de Física na presença do casal Bogorotty, que mantém fortes laços com o Eliezer Max, desde que os filhos, também presentes, estudavam na escola.
A Diretora Pedagógica Thelma Polon dirigiu-se à família Bogorotty e aos demais presentes – alunos, professores, equipe de gestão e membros da diretoria e do Conselho Deliberativo do Eliezer Max -, para ressaltar a importância dos laboratórios na formação dos alunos. Ao permitir a experimentação prática e estimular a curiosidade, segundo Thelma, esses espaços bem equipados levam nossos alunos “a gostarem ainda mais do que estão aprendendo, terem um melhor aproveitamento escolar e se sentirem instigados a continuar aprendendo sempre.” Citando Newton e Einstein, Thelma lembrou que o progresso científico não é fruto de ideias geniais gestadas no vácuo, mas sim de um trabalho constante de investigação e construção sobre o conhecimento acumulado da comunidade científica, com muitos erros, perseverança e colaboração no caminho. A Diretora afirmou ainda que ensinar a pensar, observar e descobrir traz a possibilidade de levar os jovens “a experimentar a sensação de realização que ‘empodera’ os sujeitos e muda a qualidade das relações, seja entre os homens, destes com as ciências, ou da pessoa em relação à própria vida.”
Em sua fala, Celso Bogorotty lembrou que uma escola comunitária é aquela que é construída a cada dia com o movimento e o esforço dos pais; e que, nesse sentido, é importante que todos contribuam, dentro das suas habilidades, para que a escola dos seus filhos seja sempre a melhor possível, evoluindo com o tempo. Lembrando que as escolas comunitárias judaicas surgiram no Brasil para que os imigrantes pudessem oferecer aos seus filhos uma boa educação, Celso afirmou que essa deve seguir sendo a missão dos pais, e concluiu: “A escola é um lugar sagrado.”
Após a cerimônia os convidados, alunos, professores e gestores da escola celebraram juntos o kabalat shabat.
O Eliezer Max agradece à Família Bogorotty e a todos os seus ativistas, que não medem esforços para contribuir com a construção conjunta de uma educação judaica de qualidade para a nossa Comunidade.
Confira aqui o video sobre o papel do laboratório nas atividades escolares:
27/05/2016
O primeiro dia da Macabi 2016 em São Paulo começou bem para o Eliezer Max, com nossas equipes demonstrando garra e entusiasmo. Encorajados pela animada torcida dos pais e dos colegas, nossos alunos já participaram de disputas no futsal, natação, tênis, handebol e voleibol. Na natação feminina, nossas atletas ganharam a primeira medalha da temporada: prata no revezamento 4 x 25. E no handebol, em uma partida emocionante, Eliezer Max e Liessin empataram com um placar de 3 x 3. Para além do resultado, o mais importante é a experiência ímpar de confraternizar com as equipes de outras escolas e a integração entre nossos atletas de todas as idades. Bravo atletas, parabéns equipe técnica, estamos na torcida!
27/05/2016
Foi dada a largada! Com muita alegria e determinação, nossa delegação de 50 atletas partiu hoje para São Paulo para representar o Eliezer Max nos II Jogos Macabeus Escolares Panamericanos. Vejam aqui as equipes que competirão no Futsal, Handebol, Voleibol, Natação, Xadrez e Tênis. Acompanhem as notícias nesta página e no Instagram @escola_eliezermax. Boa sorte a todos os atletas, estamos na torcida! Eliezer Max!!
25/05/2016
Dando início às comemorações de Lag Baomer, os alunos do Ensino Fundamental II fizeram um shabat diferente. Eles lembraram a dificuldade de se estudar a Torá durante o domínio romano na Judeia e recordaram da história de Rabi Akiva e todo o seu sacrifício para se tornar um grande sábio. Akiva, um homem bastante humilde, que até os quarenta anos era um pastor analfabeto, se tornou um dos maiores estudiosos e professor da Torá de todos os tempos, ensinando a mais de vinte mil alunos.
Para refletir sobre a dificuldade de se começar a estudar tardiamente e sem uma condição financeira favorável, os alunos convidaram o auxiliar de biblioteca Cícero para o shabat. Ele contou um pouco de sua vida, dos tempos de dificuldade no Nordeste, de como adquiriu uma deficiência física devido ao trabalho infantil, de como foi sua chegada ao Rio de Janeiro, das dificuldades em conseguir um emprego por ser analfabeto. Cícero percebeu que a única forma de ascender socialmente e de garantir um futuro melhor a seus filhos era através do estudo. O convidado disse que começou a estudar aos 16 anos, concluiu uma faculdade de ciências sociais e acabou de ser aprovado no vestibular para filosofia.
O exemplo de superação emocionou a todos e os alunos aplaudiram empolgados ao final do relato.
24/05/2016
Nesse domingo, dia 22 de maio, tivemos a segunda rodada da Liga Escolar, no Colégio Pio XI, e nossas atletas do handebol conseguiram uma vitória expressiva na categoria sub-16. Sob o comando do professor André Rodrigues, auxiliado pelo estagiário Patrick Reis, as meninas do Eliezer ganharam do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia pelo placar de 12×3. Destaque para as nossas goleiras, que fecharam o gol, e para a melhora do volume de jogo no segundo tempo, onde nossas meninas fizeram 9 gols e só sofreram 1. Em junho teremos mais uma rodada. Até lá!
20/05/2016
No período em que comemoramos Iom Haatzmaut, além de apresentar aos alunos da Educação Infantil elementos da cultura israelense, como seus símbolos, sua produção artística, as características diversas de suas cidades, a culinária e o idioma falado, trabalhamos os conceitos de vizinhança, comunidade e pertencimento.
Dentro desse projeto, os alunos de Ipanema vivenciaram uma “viagem mágica” a Israel. Recriamos no pátio da escola o ambiente de um shuk – mercado israelense típico -, com suas tendas, comidas regionais, apresentações de música e dança etc. A reconstituição do cotidiano israelense foi feita com intensa participação das crianças, que puderam perceber, através de músicas, narrativas e atividades plásticas, as semelhanças e diferenças entre o Brasil e Israel.