Notícias

Menino 23

01/09/2016

Na semana passada recebemos Rossana Giesteira e Abdon Couto, produtores do filme “Menino 23”. O filme está em cartaz em algumas salas no Rio de Janeiro, e foi exibido em sessão especial no Cinemax para os alunos do 8° ao 3° ano do Ensino Médio do Eliezer Max.

O enredo, baseado na tese de doutorado do historiador Sydney Aguiar, parte da descoberta de um tijolo marcado com a suástica em uma fazenda no interior de São Paulo para tratar da história de meninos negros e órfãos que foram vítimas de um projeto de contornos nazistas, na década de 30. O senhor Aluizio, o menino de número 23 do título, sobreviveu para ajudar a contar essa história.

Após a sessão os alunos puderam debater alguns pontos do filme com a equipe, como a semelhança com o Holocausto e outros temas dentro da dimensão do preconceito e da aceitação. Rossana afirmou que o intuito do filme é resgatar a memória desse triste episódio, para que não ele não se repita.

Ver no Facebook

Energia limpa e consciência ambiental

29/08/2016

Enquanto a cidade estava de olho na Olimpíada, a escola não parou: durante o recesso, a empresa SolarGrid deu início à instalação dos novos painéis para geração de energia solar nos telhados da sede, em Laranjeiras. Essa iniciativa é o primeiro passo do projeto de sustentabilidade do Eliezer Max, que foi apresentado à comunidade escolar na mostra Exploratorium do Fundamental I.

A instalação foi concluída nesta sexta-feira na presença dos alunos do Ensino Médio, que em seguida assistiram a uma palestra de apresentação do projeto. No início de setembro a escola contará com todos os 92 módulos fotovoltaicos funcionando, a maior instalação escolar de energia solar do Rio de Janeiro, com a capacidade de gerar quase 3 mil kwh/mês. Além de produzirmos parte da energia que consumimos, sempre que houver excedente de energia este será injetado na rede elétrica da Light e distribuída ao bairro, gerando um abatimento na conta de luz da escola.

O Eliezer Max também fará uso pedagógico desse projeto com os alunos de diversas faixas etárias, de forma permanente. Entendemos que iniciativas como essa são capazes de aumentar a percepção das novas gerações sobre a importância de alternativas energéticas sustentáveis, e que a escola desempenha um papel fundamental no despertar dessa consciência.

Ver no Facebook

A Olimpíada na Unidade Infantil Ipanema

26/08/2016

Durante o mês de julho a Unidade Infantil Ipanema esteve envolvida com o Projeto Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Os alunos vivenciaram ‘provas’ de diferentes modalidades esportivas, estudaram suas caraterísticas, regras, uniformes, adereços, ambiente em que acontecem etc. Também pesquisaram sobre a história dos Jogos Olímpicos desde a Grécia, sobre os Jogos do Rio e sobre os países participantes, receberam visitas de mães atletas e até de réplicas da tocha olímpica e dos mascotes trazidas pela Paula Miranda, mãe da Catarina.

As crianças aprenderam a ganhar e a perder, mas principalmente a integrar uma equipe e participar dando o melhor. Conheceram os valores olímpicos, vivenciaram os desafios dos atletas paralímpicos através de atividades como jogar bolar com uma mão apenas, correr com uma perna ou com os olhos vendados; recriaram medalhas, campos, quadras, bolas, cestas, o pódio e os aros olímpicos… Ufa!

Todos saíram vencedores nas modalidades: espírito esportivo, entusiasmo, participação e aprendizagem!

Ver no Facebook

Olimpíada na Educação Infantil Laranjeiras

26/08/2016

Emoção é pouco para descrever em palavras a culminância do projeto Olimpíada Eliezer Max! A equipe de Educação Física da escola, com a professora Gleice à frente, organizou uma bela competição entre as turmas do Infantil. Cada turma ou “delegação” entrou na quadra para o desfile de abertura vestindo seu uniforme, carregando sua tocha, bandeira e pompons, e entoando seu grito de guerra

As modalidades esportivas foram criadas pelos alunos. Tivemos “fruta na cesta”, “bola na boca do palhaço”, “corrida de vassouras contra carros”, “ache a cor da bola no arco-íris”, “coroas no cone”, “caça letras” e “bola voadora no cesto”.

O clima era de alegria, empolgação e determinação, com todos empenhados em participar e conquistar o objetivo final: subir ao pódio e receber as medalhas – todas de 1º lugar, é claro, pois afinal nossos jovens atletas são todos campeões!

Ver no Facebook

Aula de música do 4º ano para o 1º e 2º

26/08/2016

O 4º ano fez um trabalho com a professora Taiane em comemoração do centenário do Samba, que se dá neste ano de 2016. Há exatos cem anos, em 1916 o músico e compositor carioca Donga criou a canção Pelo Telefone, o primeiro samba registrado da história. Os alunos trouxeram pesquisas de casa que foram complementadas na escola, com buscas na internet e material da biblioteca. O tema da pesquisa foi a Casa da Tia Ciata, uma referência nos anos 20 e ponto de encontro de músicos como Donga.

Os alunos do 1° e 2° ano foram convidados a assistir a apresentação dessa linda pesquisa, que certamente trará outros desdobramentos.

Ver no Facebook

Aula de História do 5°ano

26/08/2016

O 5° ano participou de uma atividade diferente para finalizar o estudo sobre um dos assuntos da primeira fase da colonização brasileira: a escravidão negra. A professora Monica Urman conta:

“Durante a leitura dos textos, enquanto conversávamos sobre o assunto à luz de diferentes perspectivas, uma enxurrada de perguntas era constante, fazendo o debate ter mais voz que o texto em si.

O que fazer? Combinar uma aula-conversa, claro! Surgiu a ideia de convidar o professor Gustavo, que dá aula no Ensino Médio. As crianças estavam super preparadas para o encontro, tendo redigido todas as perguntas cuidadosamente em uma folha, e ouviram com o maior interesse cada resposta que era dada pelo professor, além das várias curiosidades a respeito de cada assunto.

Foi incrível presenciar esse momento! Tanta informação desconhecida, tanta elucidação, e o prazer da descoberta estampado no rosto das crianças. Obrigado, Gustavo!”

Ver no Facebook

Energia solar no projeto Escola Sustentável

02/08/2016

Aproveitando o Exploratorium, a Diretoria de Pais e a Direção da escola receberam a comunidade escolar para uma palestra inaugural do projeto Escola Sustentável, uma das iniciativas do Comitê de Inovação do Eliezer Max.

A primeira ação do projeto de sustentabilidade da escola, em parceria com a empresa SolarGrid, é a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados em Laranjeiras para geração de eletricidade a partir de energia solar. Esta será a maior instalação escolar de energia solar do Rio de Janeiro, com 92 módulos, e terá capacidade de gerar quase 3 mil kwh/mês.

O sistema faz uma “troca” com a rede pública de forma dinâmica. Nos momentos em que a escola gerar mais energia do que utilizar (nos finais de semana, por exemplo), o excedente será canalizado para a rede da concessionária e distribuído no bairro, gerando um abatimento na conta de luz da escola.

O projeto tem um forte componente educativo. A primeira parte das instalações será feita durante o recesso escolar, mas outra parte foi deliberadamente planejada para o segundo semestre, de modo que a escola possa fazer uso pedagógico desse projeto com os alunos, não só durante a instalação como ao longo dos próximos anos. Iniciativas como essa têm o importante papel de elevar o nível de conhecimento das novas gerações sobre as alternativas energéticas que podem substituir o atual modelo, facilitando uma mudança de cultura e a introdução de uma era em que nos relacionaremos de forma mais sustentável com o planeta.

Ver no Facebook

Ciência e Artes juntos no Exploratorium

02/08/2016

Encerrando o semestre, os alunos do 1° ao 5° ano receberam suas famílias no Exploratorium, a mostra de Ciência e Artes do Ensino Fundamental I. Ao longo dos últimos meses os alunos envolveram-se no estudo de diferentes temas de Ciências Naturais e cada turma dedicou-se ao projeto específico de seu ano: os sentidos, aves e pássaros, água, nutrição e energia. Cada projeto incluiu muitas perguntas, pesquisas, idas a campo e registros dos conhecimentos. Nas aulas de laboratório de Ciências, com a equipe da Ecobé, os alunos puderam observar, discutir e, principalmente, viver diferentes experiências relativas a seu tema de estudo.

Para ampliar esse estudo e provocar novas reflexões a equipe buscou também diálogo com as Artes: sons, texturas, materiais e técnicas diversas ofereceram pontos de encontro com cada um dos temas estudados. As obras de Lygia Clark e Helio Oiticica foram o ponto de partida para explorar experiências sensoriais. O trabalho de Frans Krajcberg ocasionou discussões acerca da natureza que nos cerca e de nossas atitudes diante do mundo em que vivemos. Os alunos expressaram seus conhecimentos em produções diversas, em suportes como escultura, pintura e instalações, em performances musicais e e em linguagens multimídia.

A equipe do Ensino Fundamental I ambientou a escola, transformando-a em um verdadeiro museu interativo. Engajados e seguros, os próprios alunos foram os guias da mostra, compartilhando com suas famílias os conhecimentos adquiridos.

Em conjunto, Ciência e Artes ampliam a compreensão do mundo que nos cerca, partindo do conhecimento científico e sensibilizando o nosso olhar para as várias maneiras com que atuamos sobre o nosso corpo e o nosso ambiente. E esse é o objetivo maior do projeto: conhecer o mundo natural e o corpo que habitamos, e entender a responsabilidade que temos de cuidar deles.

Ver no Facebook

Ginástica Rítmica no Infantil

01/08/2016

A escola recebeu hoje a visita de Luísa Newlands, 21 anos, ex – aluna do Eliezer Max, que competiu durante 10 anos pela AABB Tijuca, na modalidade Ginástica Rítmica. Conhecendo um pouquinho mais de sua história, descobrimos que aos 14 anos de idade ela foi a única atleta brasileira a participar da Macabíada Mundial em Israel.

Os alunos da Educação Infantil puderam acompanhar uma pequena apresentação desta modalidade e seus aparelhos: arco, corda, bola, maça e fita. Todos ficaram encantados ao vê-la praticando este esporte “tão difícil”, segundo os alunos disseram. Alguns alunos manusearam os aparelhos e reproduziram poses e gestos orientados pela ex-atleta. Ao final das atividades práticas, todos os alunos acompanharam Luísa em uma pequena demonstração livre ao som da trilha sonora de Games of Thrones.

A visita foi encerrada com uma entrevista realizada pelos alunos da Pré-escola II, em sala de aula.  Foi uma manhã deliciosa e de muitas descobertas!

Ver no Facebook

Um Shabat sobre igualdade de direitos

01/08/2016

No último shabat, o tema proposto pelos alunos do 7° ano para discutir com os demais foi o dos papéis masculinos e femininos na sociedade. Os alunos trouxeram bonecas e fraldas para demonstrar que tanto os homens quanto as mulheres podem e devem assumir e dividir as tarefas relacionadas aos filhos, sem caracterizá-las como masculinas ou femininas. Eles relataram aos colegas o fato de não existir fraldários em banheiros masculinos nos shoppings, e louvaram os estabelecimentos que já contam com o espaço da família. Outro ponto abordado foi a duração da licença maternidade, e a licença paternidade, ausente na maioria dos países.

Os alunos ofereceram o seguinte relato: “Nós do sétimo ano pensamos em fazer um shabat sobre direitos iguais mas depois paramos para pensar se era sobre direitos iguais que queríamos falar mesmo ou seria igualdade de direitos o tema que buscávamos, e refletimos qual é a diferença, se tudo tem direitos e tudo tem igualdades. E a grande diferença não está no nome e sim na ação humana em sociedade, porque direitos iguais todos nos temos, uma mulher pode trabalhar hoje igual um homem, nos mesmos empregos, está escrito, a justiça decretou. Mas quem disse que é assim que as pessoas vão pensar, quem disse que é assim que vai funcionar na sociedade? E apesar de tudo, não queremos ficar aqui falando de leis, queríamos entender o porque delas não serem cumpridas e isso é igualdade de direitos. Essa é a diferença.”

Ver no Facebook