Notícias

Shabat especial de Rosh Hashaná

10/10/2016

Na sexta feira passada, a escola viveu um Shabat especial de Rosh Hashaná. Os alunos e professores do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio se reuniram para escutar o shofar – tocado pelo Rabino Sérgio Margulies e pela aluna Nicole, do 1º ano – e falar sobre o ano novo judaico. Após o kidush de Shabat, a comunidade Eliezer Max trocou desejos de Shaná Tová com abraços e muita alegria.

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Rosh Hashaná Laolam, Leolam, Lekulam

29/09/2016

Rosh Hashaná para sempre para o mundo para todos. O que desejamos para o próximo ano? Alegrias, felicidade? Claro! Mas o que é felicidade? Como definir essa riqueza? A partir do conto judaico Apertada e barulhenta, de Margot Zemach as crianças se aproximaram dessas questões e refletiram sobre as ideias de felicidade e riqueza.

Outros dois livros literários fizeram parte desse percurso de descobertas: ‘Pequena coisa gigantesca’, de Beatrice Alemagna e ‘Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz’, de Otavio Roth. Pensaram muito e chegaram à conclusão que a felicidade está nas coisas simples da vida como uma risada gostosa, a companhia dos amigos, estar com a família.

Nesse clima de felicidade e acolhimento, os alunos receberam suas famílias para uma linda festa de Rosh Hashaná, com direito à canções típicas e bençãos do chag, brincadeiras populares com seus familiares e amigos. O toque do shofar, sempre um momento esperado, foi realizado pelo pai do Bernardo e pela aluna Nicole! Tudo terminou com um grande abraço coletivo de agradecimento “Sheecheianu vekiemanu veiguianu lazman haze”.

Shaná Tová! Feliz 5777!

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Festival de Dança da Hebraica

28/09/2016

Parabéns aos alunos, alunas e professoras que participaram do 46º Festival de Dança da Hebraica Rio. As apresentações foram lindas!

Veja nas fotos a leaká Mehumá, do Ensino Fundamental II, que apresentou o tema ‘Diversidades’ na noite de sábado, a leaká Maayan, do Ensino Fundamental I, que apresentou o tema ‘Centenário do Samba’ na manhã de domingo e a leaká Ofek, do Ensino Médio, que apresentou o tema ‘Cultura Marroquina’ na noite de domingo.

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Um shabat especial com a presença do Rabino Gabriel Aboutboul

28/09/2016

No clima de Rosh Hashaná, o shabat de hoje começou com uma reflexão sobre um texto do autor Amós Oz do livro ‘Os judeus e as palavras’ que trata de “identidade judaica”.

A partir disso, debatemos com os alunos sobre “Quem é o judeu?” (Mi Hu Iehudi?). Para nossa surpresa, os alunos do Eliezer Max adeptos do discurso pluralista desenharam pessoas parecidas com eles, deixando claro que nessa perspectiva, judeus somos todos nós, não importa que tipo de judeus sejamos.

O shabat fechou com chave de ouro com a presença do Rabino Gabriel Aboutboul que contou histórias sobre valores humanos e o que é verdadeiramente importante para começarmos o ano de 5777 pensando mais no coletivo e nos importando mais com o próximo.

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Olimpíada Eliezer Max

28/09/2016

Para encerrar de forma memorável a temporada olímpica no Rio de Janeiro, nada melhor do que a Olimpíada Eliezer Max! A terceira edição do evento, no Clube Adolpho Bloch, teve jogos e atividades de psicomotricidade para os pequenos, clínicas de tênis, futebol e handebol, competições para alunos e famílias e muito espírito de equipe.

A cerimônia de abertura contou com a presença da remadora paralímpica da equipe de Israel, Yuliya Chernoy, que falou em hebraico palavras de incentivo a todos os atletas, e depois deu um show de simpatia e gentileza, posando para fotos com os alunos e suas famílias.

Depois das competições esportivas, a festa continuou com futebol de sabão, slackline, harkadá, pintura de rosto, piscina e, é claro, um delicioso churrasco. Foi mais uma alegre confraternização da família Eliezer Max, celebrando o que é essencial: alegria, saúde, família, convivência, determinação e fair play.

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Uma visita ilustre: Yuliya Chernoy, atleta paralímpica.

28/09/2016

A remadora paralímpica da equipe de Israel, Yuliya Chernoy, esteve no Eliezer Max na última sexta-feira. Além de oferecer uma palestra empolgante para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Yulia encantou os alunos com sua energia, positividade e simpatia.

Yulia nasceu no Kazaquistão e teve paralisia cerebral, doença que afetou sua perna e braço direitos. A atleta, que diz sentir dores constantes semelhantes à cãimbra, cresceu praticamente sozinha, em instituções para deficientes, pois a família a rejeitou. Aos 19 anos mudou-se para Israel, onde se sentiu acolhida e feliz, mas foi apenas aos 30 anos de idade que conheceu o esporte.

Obstinada e extremamente focada, Yulia decidiu começar pelo biatlo (corrida e bicicleta). De início, suas dores quase a fizeram desistir; mas o apoio da torcida e demais corredores fez com que ela fosse em frente. Yulia progrediu no esporte, participou da Olimpíada de Londres, e viu seu sonho de vir à Rio2016 se desfazer quando o Comitê Paralímpico redistribuiu as categorias funcionais por apenas três provas, o que tornou inviável sua classificação. A apenas dois anos da Olimpíada carioca, Yulia não se fez de rogada: escolheu um novo esporte, o remo, e um ano depois obteve o tempo que a traria ao Rio de Janeiro.

Algumas frases da extraordinária atleta que ficarão com nossos alunos:

Sobre o medo: “Vocês terão medo muitas vezes. Não desistam! Só quando vocês superarem o medo é que serão a melhor versão de vocês mesmos.”

Sobre ajuda: “Não tenham medo de pedir ajuda. Deixem as pessoas ajudarem. As pessoas se sentem bem quando elas ajudam alguém, e não o fazem por pena, mas sim pelo mérito,”

Sobre apoio: “Escolham um treinador para trazer à tona todo o seu potencial. Alguém que tire de você o seu melhor.”

Sobre quedas: “Cair não é um problema. Quando vocês caem, isso não é decisivo para definir quem vocês são; o que é decisivo é o quão rapidamente se levantam. A gente cai muitas vezes, e a vida não coloca travesseiros. É importante ter em torno um sistema de suporte – seus amigos, família – que ajuda vocês a se levantarem e seguir em frente.”

Sobre obstáculos: “O caminho para frente não é sempre reto. Vocês terão que fazer muitos desvios, e às vezes até subir de escada. Mas não se pode parar aquele que decide sonhar!”

E, finalmente, o conselho final de Yulia que ficou com todos os presentes: “Vocês precisam ousar sonhar. Acreditem!”

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Estudo de campo – Brasília

28/09/2016

O estudo de campo do 9° ano em Brasília ganhou contornos especiais este ano, com a participação, pela primeira vez, das demais escolas da Rede de Escolas Judaicas Pluralistas do Brasll – Salomão Guelmann, de Curitiba, e Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre.

As atividades abordaram conteúdos relacionados às disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Tanach e História Judaica, além de introduzir alguns conceitos de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Economia e Ciência Política, buscando levar os alunos à compreensão do papel da política na sociedade e o funcionamento de uma sociedade civil de direitos.

Partindo da noção de “terra prometida”, os alunos primeiro exploraram a gênese do projeto de construção de uma capital planejada, seus objetivos e consequências sociais e urbanas. Em visita à Igreja Dom Bosco, à Torre de TV e a uma Unidade de Vizinhança, puderam entender as dimensões geográficas e humanas daquele território e traçar paralelos com a fundação de Jerusalém. Uma entrevista com pioneiros de Brasília, na Associação de Moradores do Gama, reforçou o estudo sobre memória e narrativas, em diálogo com o Tanach.

Essa interação com os personagens da história foi marcante também nas visitas às instituições do poder que se seguiram. Muito conscientes de que estavam visitando Brasília em um momento histórico da política brasileira, os alunos participaram intensamente de sessões de perguntas na Câmara sobre temas atuais, com os Deputados Sóstenes Cavalcante, Chico Alencar e Otávio Leite representando várias correntes, e no Tribunal de Contas da União, onde a conversa se estendeu por uma hora e meia.

A produtiva viagem, que marcou a efetiva inauguração das atividades pedagógicas da Rede de Escolas Pluralistas, incluiu também a leitura e discussão do manifesto de fundação da Rede, e o lançamento do projeto de criação da identidade pelos alunos.

Uma viagem para entrar para a história!

Mais imagens: https://goo.gl/photos/LQokAcJHrdGbdte47

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Eliezer Max na Paralimpíada Rio2016

14/09/2016

Na última sexta-feira os alunos do 9° ano do Eliezer Max e da Escola Salomão Guelmann (de Curitiba) e os alunos da 1ª série do Ensino Médio foram até o Parque Olímpico para ver de perto os Jogos Paralímpicos Rio2016. Lá, assistiram partidas de Goalball e de Basquete em Cadeira de Rodas.

O grupo foi acompanhado dos professores Beto Chueke e André Rodrigues, de Educação Física, Felipe Domingues, de Química e Eduardo Sperandio, de Física. Além de conhecer esse evento esportivo único, os alunos do 9° ano também tiveram a oportunidade de fazer observações em campo relativas aos conceitos fundamentais da Física, que vêm sendo trabalhados em sala de aula através da observação dos esportes Olímpicos e Paralímpicos.

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Refazendo o Caminho de Darwin

14/09/2016

No segundo dia do estudo de campo em Maricá, o 7° ano do Eliezer Max se fez presente no caminho trilhado pelo naturalista Charles Darwin no ano de 1832. A trilha Caminho de Darwin, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Maricá, tem grande importância científica e histórica, por representar parte da expedição que levou o cientista a publicar sua famosa Teoria da Evolução das espécies. Nossos alunos coletaram amostras, fizeram observações e interagiram com a equipe do parque para construir seus próprios diários de viagem, que serão expostos na Mostra Cultural.

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7° ano: vivência em uma tribo Guarani

12/09/2016

Nos dias 07 e 08/09 nossos alunos participaram de um estudo de campo na cidade de Maricá com o objetivo de trabalhar, de forma integrada, conteúdos relacionados à História, Geografia, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e ao projeto Bnei Maavar, como parte do ensino de Cultura Judaica.

No primeiro dia do trabalho eles conviveram com uma tribo da etnia Guarani Mbya, participando ativamente do seu dia-a-dia com atividades tais como pesca e jogos, além de diálogos sobre as semelhanças e diferenças entre as culturas indígena e judaica, tema de grande interesse para o projeto Bnei Maavar.

Os alunos colheram informações sobre a tribo e sua história, observaram o idioma, ritos, vestimentas e tecnologias utilizadas, conheceram as práticas de permacultura na aldeia e discutiram o impacto do desenvolvimento urbano sobre a tribo. Foi um dia de grande convívio com a natureza e de muitas descobertas!

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