21/11/2016
Quem viu, viu: a festa Rock Me! Eliezer Max no Hideaway foi memorável. Em um espaço confortável e generoso, ambientado com fotos de turmas de todas as épocas do Max Nordau, Eliezer Steinbarg e do Eliezer Max, amigos antigos se reencontraram em clima de emoção e ao som das músicas que fizeram a trilha sonora de suas vidas. A seleção musical do DJ Tito Figueiredo, o mais celebrado da cena rock do Rio, foi preparada para todas as gerações e deixou a pista lotada: teve Beatles, Stones, Peter Frampton, Legião, U2, Prince e sucessos atuais. A Banda Eletra lançou seu novo vocalista e um setlist exclusivo para a festa. A iluminação e as projeções ficaram por conta do VJ Vaz, e foodtrucks ofereceram lanches para todos os gostos. “Uma festa que tem tudo isso e ainda o mérito de contribuir para a Marcha pela Vida tem que ser muito boa”, diz André de Botton, um dos organizadores. “Fizemos a festa com o mesmo capricho que o Eliezer Max tem com a educação.” A festa marcou ainda o lançamento oficial da campanha Para Sempre Eliezer Max, através da qual amigos e ex-alunos do Eliezer Max poderão contribuir para a educação das próximas gerações.
21/11/2016
O tradicional passeio dos alunos do Ensino Fundamental I ao Sítio Lajedo, em Vargem Pequena, representa a culminância das comemorações do Mês da Criança e é um momento muito esperado pelos alunos – até mesmo por aqueles que vão pela primeira vez, e que ouviram falar pelos colegas mais velhos desse dia tão especial. É sempre um dia de muito lazer, descontração e confraternização, e desta vez não foi diferente. As crianças puderam aproveitar os recursos do sítio, como piscinas, toboáguas, playground aquático, campo de futebol gramado e quadra de areia para vôlei de praia. Além disso participaram de jogos e brincadeiras propostas pela equipe de recreação do local, sempre acompanhados pelos professores, coordenadores e inspetores do setor. O dia incluiu um almoço comemorativo com direito a sobremesa e ainda um lanche muito gostoso. Os alunos chegaram cansados e felizes para os braços dos pais ansiosos que os aguardavam na sede da escola em Laranjeiras. Ano que vem tem mais!
21/11/2016
Na aula de Artes, os alunos do 1° ano estudaram as brincadeiras de criança presentes nas obras do artista brasileiro Portinari. Cada criança fez uma releitura de uma tela do artista, e também reproduziu o seu próprio rosto, a partir de uma foto. O resultado do trabalho foi um grande painel com crianças soltando pipas, numa releitura da obra de Portinari.
21/11/2016
21/11/2016
A professora de Artes Michele Blajchman apresentou aos alunos do 8º ano o artista americano Keith Haring. Artista gráfico dos anos 80n muito influenciado pela street art e pelo grafite, Haring expressou em sua obra uma releitura dos ideais “paz e amor” dos anos 60. Em tempos de tanta intolerância, o trabalho representou uma excelente oportunidade para conversar e refletir sobre que valores estão expressos nas imagen e a importância deles em nossas vidas.
03/11/2016
Na última sexta-feira, as turmas do 4º ano visitaram o Centro Histórico do Rio de Janeiro, em uma aula de campo que juntou a História, a Geografia e a Cultura Judaica. No passeio, puderam conhecer de perto alguns dos lugares sobre os quais leram no livro “O Rio de Janeiro através da arte” de Luciana Sandroni. A aula começou na Praça XI, onde os judeus se instalaram na década de 20. Vários prédios já foram demolidos, inclusive algumas sinagogas; mas o Grande Templo Israelita continua de pé e pôde ser visitado. Depois foi a vez da Praça da Constituição, que em 1890 recebeu o atual nome, Praça Tiradentes, já que o mártir passou por lá em seu caminho à forca. Os alunos conheceram a estátua de D. Pedro I, de 1862, uma homenagem de D. Pedro II a seu pai. Depois de cruzar a pé algumas ruas do Centro, o grupo parou para um lanche elegante na Confeitaria Colombo, fundada em 1894 por imigrantes portugueses, uma “viagem no tempo” que não poderia faltar. O caminho seguiu pela histórica Rua do Ouvidor, um nome adotado por influência popular, já que lá residiu o ouvidor-mor da cidade. Atravessando a rua, chegaram ao tão esperado Arco do Teles, onde, no livro, o personagem Ludi e sua família rodopiam até chegar ao Rio Antigo. O Arco do Teles levou à Praça XV de Novembro, local que serviu de palco para muitos acontecimentos históricos; de lá, os alunos avistaram a rua Primeiro de Março e seguiram caminhando até o Palácio Tiradentes, onde ouviram um pouco mais sobre os acontecimentos históricos ali ocorridos. A última parada foi no que restou do Morro do Castelo: a Ladeira da Misericórdia. A “viagem no tempo” foi um sucesso e a chuva não atrapalhou nem um pouquinho!
03/11/2016
Em outubro, como de costume, direção, coordenadores e psicólogas da escola reuniram-se para o IV Seminário Interno da Equipe de Gestão do Eliezer Max. Os dois dias de encontro proporcionam um espaço na intensa programação de trabalho da equipe para a atualização, a troca de experiências e a busca de uma maior unidade institucional no aprimoramento permanente do projeto pedagógico da escola. Nesta edição do Seminário o foco foi Inovação, buscando trazer para a discussão novos assuntos em circulação no mundo educacional, vários dos quais têm pautado o investimento da escola em recursos, assessoria e projetos didáticos. O estudo incluiu também conceitos e estratégias para aprimorar o trabalho de gestão escolar e planejamento pedagógico. O seminário contou com diversos palestrantes convidados. Henry London, membro do Conselho de Administração do Eliezer Max, engenheiro e administrador de empresas, conduziu uma sessão sobre planejamento estratégico; Isabel Adler, designer especializada em inovação estratégica, ofereceu um workshop de Design Thinking. Caio Lobianco e Leila Orenstein, do Grupo Gera, discorreram sobre formação de currículo para competências sócio-emocionais e desenvolvimento de habilidades para a vida. Patrícia Gomes, jornalista e editora do portal americano EdSurge, especializado em inovação na educação, apresentou uma pesquisa sobre o estado da arte e as tendências no mercado de tecnologia educativa. O último palestrante, o Rabino Rogério Cukierman, teceu relações entre empreendedorismo e a cultura judaica, buscando as possibilidades ligadas à construção curricular no Eliezer Max. Foi um rico passeio por temas diversos que sem dúvida continuarão sendo estudados para aprimorar as práticas e o projeto pedagógico co Eliezer Max.
03/11/2016
Pelo segundo ano consecutivo, o Ensino Médio marcou com um grande evento cultural a culminância do trabalho do ano nos módulos de artes, música e teatro. Desta vez, o Ensino Médio recebeu os alunos do 8° ano que, através de um verdadeiro show, tiveram um primeiro contato com as disciplinas que poderão escolher a partir do próximo ano, e que complementam a sua formação acadêmica. O tema central dos trabalhos foi a questão das diferenças, buscando responder a pergunta “por quê o próximo parece estar tão distante?” através das várias linguagens artísticas. Homenageando os professores Felipe Reznik, Michele Blajchman e Karen Liberman, os jovens mostraram, com criatividade, que é possível quebrar os “muros” que todos criamos a partir de nossas inseguranças e medos. Parabéns aos alunos e professores pelas apresentações cheias de significado e criatividade, mostrando a vontade de ser a mudança que o mundo precisa.
03/11/2016
Em Ipanema, Chag Ha Sucot foi vivenciado como deve ser! Nossa Sucá ficou linda e aconchegante, toda enfeitada por nossas crianças!! Ao longo do mês, aprendemos sobre os elementos relacionados com o Chag, refletimos sobre valores como segurança, conforto, felicidade e amizade e, para fechar com chave de ouro, almoçamos, lanchamos cantamos e recebemos o Shabat cercado de amigos e muita alegria!!
03/11/2016
O projeto “Going Google” no Eliezer Max entrou em nova fase com a chegada de nosso primeiro lote de 38 Chromebooks, adquiridos através de uma campanha de doações com a generosa contribuição de famílias e amigos do Eliezer Max. Chromebooks são notebooks baratos e robustos que rodam o sistema operacional Chrome e são otimizados para o trabalho online. A adoção desse equipamento, que já é o mais vendido para a educação básica nos EUA, permite que os alunos trabalhem com uso de internet e ferramentas digitais na sala de aula, em qualquer disciplina. Depois de um treinamento técnico da equipe de Tecnologia Educacional e de TI da escola, os alunos do 9° ano inauguraram o equipamento na aula de Literatura do professor Gabriel Lanhas, em uma atividade de análise literária e escrita colaborativa no ambiente do Google Classroom. Os Chromebooks são leves e portáteis, e possuem a característica de serem compartilháveis. Ao entrar em sua conta Google escolar, o aluno acessa um ambiente com ferramentas personalizadas segundo sua faixa etária e temas de estudo; um aluno de outra série verá um ambiente com outros aplicativos. Gerenciáveis através de um painel online, os Chromebooks representam uma concepção mais moderna de parque tecnológico na escola, além de uma otimização de nosso investimento e economia significativa em manutenção e TI. Sobretudo, a adoção do Chromebook potencializa e acelera a transformação da sala de aula, ao possibilitar o acesso a ferramentas interativas, de pesquisa e de criação, ampliando a autonomia e autoria do aluno; a mobilidade estimula também o trabalho colaborativo. Agradecemos aos doadores, em nome dos alunos e equipe do Eliezer Max!