09/12/2016
09/12/2016
Em novembro, o 5° ano fez um estudo de campo na região do Vale do Paraíba, integrando várias disciplinas curriculares e concluindo o estudo sobre o período da escravidão no Brasil. O primeiro dia incluiu uma visita à comunidade remanescente do Quilombo São José, em Valença. Os alunos interagiram com a comunidade e sua cultura, e participaram de uma roda de jongo. Em seguida o grupo rumou para a Pousada Ponte Alta, cuja sede fica nas instalações de uma fazenda cafeeira do século XIX, e vestiu roupas de época para encerrar a noite com um “sarau histórico”. No segundo dia os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da fazenda e participar de uma “gincana histórica”, além de aproveitar o espaço com muitas brincadeiras ao ar livre. Os alunos aproveitaram bastante a viagem, a primeira de muitas que a turma fará ao longo do seu percurso escolar no Eliezer Max.
09/12/2016
No último final de semana o Rio de Janeiro recebeu o Seminário Amplifica, encontro sobre inovação na educação e competências digitais fundado pelos professores Google Innovators. Palco de muita troca de conhecimento, o Amplifica RJ recebeu mais de 250 professores e gestores de escolas de todos os tipos e tamanhos para conhecer projetos e práticas inovadoras, em palestras, oficinas e sessões inspiradoras. Pioneiro no Rio de Janeiro na utilização do ambiente Google, o Eliezer Max foi a única escola carioca convidada a apresentar um case sobre o seu processo de integração de tecnologia. Em uma sessão para gestores de escolas, a Coordenadora de Comunicação e Tecnologia, Mariana Ochs, falou sobre os motivos da escolha da plataforma e os desafios e aprendizados ao longo do percurso, além de mostrar projetos desenvolvidos em sala de aula. Um desses projetos, a recontagem do livro A Odisseia de Ruth Rocha sobre um mapa interativo feita pelo 6° ano, foi também apresentado em uma Sessão Inspiradora para professores, com a participação da professora de Literatura, Elis Spyker da Costa. Foi um dia alegre, produtivo e muito enriquecedor. O Eliezer Max tem orgulho de estar entre as instituições que estão pensando a transformação da educação de forma ampla e sustentável, e aplicando práticas inovadoras em seu dia a dia.
09/12/2016
Ao longo do ano letivo o 8º ano produziu o Avodat Shorashim, o Álbum de Família. Cada aluno teve a oportunidade de realizar uma imersão nas origens de família, ao mesmo tempo em que estudavam em sala tópicos como movimentos migratórios e história dos judeus no Brasil. O projeto incluiu também uma visita ao Museu da Imigração na Ilha das Flores. Através da pesquisa de documentação e conversas com os familiares, os alunos traçaram suas origens e montaram um álbum pessoal. Através da compreensão de que somos todos migrantes ou descendentes de migrantes, entendemos que a diversidade cultural é uma parte muito rica da nossa própria história. O final do processo foi marcado por uma culminância que contou com estudo do Tanach, atividade com as professoras de Geografia e História e depoimento dos alunos. As famílias presentes foram fotografadas para a construção em tempo real de um mapa Google interativo, evidenciando de forma visual a diversidade de origens presente no grupo, O ponto alto do encontro, claro, foi a apreciação dos trabalhos elaborados e a troca entre as famílias a respeito desse processo de resgate e valorização da história familiar.
21/11/2016
No último final de semana membros da equipe pedagógica do Eliezer Max, alunos e seus familiares encontraram-se no IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – para a premiação da edição 2016 da OMERJ, a Olimpíada estadual de Matemática. Os alunos Luiza Averbug Zukin, do 9° ano, e Daniel de Saboya Goldberg, do 7° ano, receberam menção honrosa nessa difícil competição, o que nos enche de orgulho. A Diretora Pedagógica da escola, Thelma Polon, a Coordenadora do Ensino Fundamental II, Heloize Charret, e o professor de Matemática Matheus Freitas estiveram presentes para comemorar o feito com os alunos e suas famílias.
21/11/2016
Novembro marcou a culminância do projeto Bnei Maavar 2016. No encontro com as famílias, os alunos e professores falaram sobre as atividades e os diálogos que aconteceram ao longo do ano. Os pais tiveram a oportunidade passar pela experiência de algumas das atividades sobre os conceitos trabalhados ao longo do processo: identidade, alteridade e responsabilidade. O Bnei Maavar busca trazer o máximo de conhecimento sobre a diversidade do judaísmo na atualidade, o estudo da Torah, o reconhecimento do outro, diálogo e ação social através de aulas de Tanach, oficinas de som e voz e visitas a comunidades, museus e locais históricos. O ensinamento do sábio Hillel marcou o processo do ano e a culminância, lembrando-nos da importância de entramos em contato com a nossa identidade, em atuarmos constantemente e em prol do coletivo: “Se eu não sou por mim mesmo, que será de mim? E quando eu sou somente para mim, quem sou eu? E se não for agora, quando?” – Pirkei Avot 1:14
21/11/2016
O Infantil Ipanema comemorou o Mês das Crianças com um calendário inteirinho de atividades especialmente elaboradas para divertir e encantar nossos pequenos: teve Caça ao tesouro, Baile a Fantasia, Festa do Pijama, Piquenique, Rodízio de massas, Dia Zen (com sessões de massagem, exercícios respiratórios e relaxamento), Sessões de Histórias com convidados especiais: mamães, vovós, irmãos, papais e titios!, Apresentação teatral das professoras, Dia dos Brinquedos e Bonecos Favoritos… Ufa! Aprender brincando nunca foi tão divertido!
21/11/2016
O eixo pedagógico do 4° ano, memória e ancestralidade, foi explorado de diversas maneiras ao longo do ano. Na última quinta-feira, os alunos receberam suas famílias para um estudo especial: a parashá Lech Lechá (“vai-te de tua terra”), que encerrou um ciclo de estudos sobre a imigração judaica no Rio de Janeiro e o encontro das culturas judaica e brasileira no século passado. Os alunos abriram o evento cantando lindamente a música “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga. Em seguida, um vídeo relembrou o passeio da turma ao centro do Rio e à Praça XI, onde os judeus se estabeleceram ao chegar a cidade. A região é também conhecida por ser o “berço do samba”, gênero que acaba de completar 100 anos. Essa rica fase da cultura carioca foi explorada nas aulas de música e também nas aulas de artes, com o estudo sobre o artista naîf Heitor dos Prazeres; as releituras feitas pelos alunos enfeitaram o salão. Como todos os estudos de campo na escola, o passeio ao Centro e o tema da imigração abriram frentes de trabalho em diversas disciplinas. Os alunos apresentaram uma canção em inglês, “Take me home”, e para encerrar as apresentações declamaram um trecho do poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa: Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Foi a emocionante deixa para que todos os presentes relembrassem as origens de suas famílias, e todos aqueles que enfrentaram a difícil tarefa de migrar em busca de uma vida melhor, no estudo coletivo da parashá da semana.
21/11/2016
Na última sexta feira o Rabino Margulies veio dar uma aula para o 7° ano, parte do projeto Bnei Maavar. Nela, os alunos entraram em contato com um rolo da Torah, entendendo a conexão e a continuidade entre cada Parashá (capítulo) e a importância fundamental de cada letra do pergaminho. Assim como todas as pessoas do povo judeu são fundamentais, a Torah também precisa estar com cada uma de suas letras em perfeito estado para ser válida. O Bnei Maavar de 2016 está próximo de seu encerramento, trazendo aos alunos a consciência de que este é um processo que se vive e se realiza em grupo, levando em consideração cada membro do coletivo.
21/11/2016
Trabalhando com os traços e as cores de Picasso, os alunos se divertiram observando e imitando as pinturas do artista. Através de um “passo-a-passo”, eles puderam escolher quais desenhos gostariam de fazer e experimentaram em seus cadernos. Na segunda etapa do trabalho, cada aluno confeccionou seu quadro com desenho inspirado no estilo do artista usando massinha e cola numa base reaproveitada de isopor.