21/02/2017
Ao longo do ano o 1º ano envolveu-se no Projeto Crianças como nós e conheceram crianças e culturas diferentes. Encerramos o projeto com chave de ouro, fazendo uma viagem à Índia! Convidamos primeiro a Sandra Valdez, Coordenadora adjunta da Educação Infantil, para conversar sobre o tema e mostrar como são os movimentos da dança indiana. Todos adoraram! Em seguida, convidamos os pais do Bernardo, Ilana e Leizer, que já moraram em terras indianas, para compartilhar um pouco de sua experiência por lá. Eles organizaram, então, uma apresentação com instrumentos típicos da Índia, músicas e meditação. Foi uma manhã muito relaxante!
21/02/2017
O Pré II conta como foi a experiência de conhecer os colegas e a rotina do segmento seguinte: “E chegou o dia esperado para visitarmos o Fundamental I! Fomos convidados a participar de atividades junto às turmas do 1º ano e adoramos! Realizamos aula de Inglês, Educação Física e almoçamos no refeitório “dos grandes”! Foi muito divertido! Queremos voltar para conhecermos um pouco mais das salas de aula, mas já vimos que vai ser muito bom estudar aqui!”
21/02/2017
Os Chromebooks estão chegando para transformar a sala de aula, possibilitando que os alunos explorem aplicativos e recursos digitais e utlizem a internet em atividades guiadas de pesquisa e produção de conhecimento. Para conhecer os recursos disponíveis nesse equipamento, bem como as melhores práticas para uso pedagógico, os professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio passaram por um treinamento específico com nossos parceiros da For Education EdTech. 2017 será um ano de muita inovação no Eliezer Max!
21/02/2017
21/02/2017
Karina Cymbal, ex-aluna do Eliezer Max, recebeu menção honrosa no prêmio “Arquiteto do amanhã” por seu projeto final do curso de Arquitetura da PUC-Rio, um Centro de Cultura Judaica. Diz Karina: “A proposta de um espaço de interação cultural visa, sobretudo, desmistificar a cultura judaica perante a sociedade brasileira, servindo como uma ponte da mesma no Rio. Sendo mais abrangente, o Centro de Cultura Judaica tem a premissa de funcionar como um ímã, capaz de atrair a todos os perfis de usuários, característicos de uma comunidade multicultural e de uma metrópole, através de seu programa diversificado. A proposta visa disseminar a história, cultura e costumes judaicos, e permitir a troca entre os diferentes povos, aproximando a população por inteiro.” Karina foi orientada pela professora Vera Hazan, mãe da escola. Parabéns às duas pelo lindo trabalho!
21/02/2017
Para comemorar o início das férias, fizemos um almoço diferente! Com o refeitório cheio de balões, tocando músicas infantis e um buffet de pizzas variadas (além do cardápio servido diariamente) a nutricionista Rosana recebeu crianças, professoras e auxiliares com muita alegria. Todos se divertiram muito no nosso “almoço maluco”!
16/12/2016
Muitos dos nossos alunos que hoje chegam ao final da sua escolarização estão conosco desde bebês. É uma honra e uma alegria poder vê-los completar esse percurso, encerrado no último dia 12 com a formatura da 3ª série do Ensino Médio. Em uma cerimônia cheia de afeto e emoção, os alunos, representados pelos oradores Victor André Nigri e Yael Lahtermaher, homenagearam os professores que fizeram parte da sua história na escola, a equipe pedagógica e os paraninfos Alexandre Rodrigues e Ana Maria Fialho, além de suas famílias.
A formação desses jovens como pessoas foi construída diariamente ao longo dos anos na parceria entre a escola, os alunos e suas famílias, em incontáveis horas em sala de aula, em reuniões de planejamento e estudo, e a cada etapa conquistada, da Educação Infantil ao Ensino Médio. É por isso que agradecemos a confiança em nós depositada, representada pelas flores que recebemos da família da aluna Vanessa Elkind Velmovitsky, e pela mensagem de seu pai Márcio, que muito nos emocionou. Desejamos muita sorte e sucesso a todos os alunos da 3ª série, formandos 2016 do Eliezer Max!
15/12/2016
A Unidade Infantil Ipanema recebeu os familiares dos alunos para deliciosos shabatot. As crianças ficaram felizes cantando, dançando, fazendo apetitosas chalot e principalmente compartilhando um pouco de suas rotinas com as amadas famílias.
O ano de 2016 está quase no fim. Brincamos, aprendemos, crescemos e nos divertimos demais! Embalados na atmosfera iluminada de Chanuká, já estamos desfrutando dos prazeres e conquistas que nossas vivências e convivências nos proporcionam a cada dia.
15/12/2016
A partir de 2017, os alunos do Fundamental I terão aulas voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com um tempo semanal na grade curricular voltado ao tema. O projeto conta com o apoio de Caio Lo Bianco, economista, arte-educador e professor de matemática e educação artística. Caio é consultor pedagógico da Plataforma de Ensino Eleva, que desenvolveu o projeto Habilidades de Vida, e conversou conosco sobre a metodologia e materiais que serão utilizados no Eliezer Max. Além de material didático específico para o professor, para o aluno e para as famílias, o projeto também contempla a formação dos professores e coordenadores do Eliezer Max. “Conhecimentos acadêmicos, por si só, não são suficientes para uma formação integral dos alunos no mundo contemporâneo. Saber lidar com emoções, ter uma boa comunicação, conseguir trabalhar em equipe e ter iniciativa também são fatores fundamentais para o êxito pessoal e profissional do aluno”, diz Caio. “A educação socioemocional leva em consideração as expectativas do aluno e o prepara para enfrentar os desafios que não estão descritos nos livros didáticos: os desafios da vida.” O material do 1º ao 3º ano visa a colocar os alunos em contato com o mundo das emoções e sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, como “O que é raiva?”, “O que é tristeza?”, “É normal sentir medo?”. É um momento de alfabetização emocional, no qual as mais diversas emoções são abordadas de maneira lúdica. Já nos 4º e 5º anos, o currículo se baseia no ensino de seis habilidades: três de caráter pessoal (pensamento crítico, proatividade e perseverança) e três coletivas (comunicação, colaboração e curiosidade). A aula é sempre muito interativa, com dinâmicas, projetos multidisciplinares, livros paradidáticos e jogos de raciocínio. “As habilidades socioemocionais são tão importantes quanto as cognitivas. Elas melhoram o aprendizado e o desempenho sob condições desafiadoras, que exigem empatia, pensamento crítico, perseverança e criatividade”, explica Caio. “O atributo principal dos alunos inteligentes não é apenas ter informação, mas saber o que fazer com ela”, completa.
15/12/2016
O 1º ano meteu a mão na massa!
Finalizamos o projeto do livro “História com mil macacos” de uma maneira muito gostosa! Junto com a nutricionista da escola, Rosana, pesquisamos uma receita de bolo de banana. Também incluímos a receita do bolo de fubá do livro “Cadê o fubá”, cuja autora esteve nos visitando.
No refeitório lemos com atenção as receitas e percebemos que teríamos que dobrar todos os ingredientes. Foi uma atividade muito bacana unindo a língua portuguesa com a matemática.
Após o almoço, sabe qual foi a sobremesa? Bolo de banana e de fubá! Hummm, que delícia!