Notícias

Lanche das Índias no 5º ano

08/05/2017

Nas aulas de História o 5º ano vem estudando sobre as Grandes Navegações. Aprenderam que toda essa movimentação dos navegantes deveu-se ao interesse de buscar novos caminhos para as Índias, lugar de muito interesse devido ao comércio das especiarias. Tanto pesquisaram e leram a respeito dessas tais especiarias que se interessaram em se aprofundar no tema, organizando um delicioso “Lanche das Índias”. Cada aluno fez uma receita em casa que levasse uma ou mais especiarias e trouxe a gostosura para todos provarem. Foi um delicioso festival de aromas: canela, gengibre, cravo, noz moscada… de tudo um pouco para aguçar o paladar de quem provou.

Ver no Facebook

Vivência de Pessach em Ipanema

08/05/2017

Em Ipanema, as crianças estão vivenciando diversas atividades ligadas a Pessach: ouviram a história deste chag, resgataram a tradição de fazer vinho, criaram representações do rio Nilo e do bebê Moisés em sua cestinha; aprenderam o significado de cada momento do seder de Pessach, lembraram os tempos da escravidão do povo judeu no Egito e aprenderam sobre o inestimável valor da liberdade.

Ver no Facebook

Alimentação Saudável no Infantil

08/05/2017

As turmas de Maternal I, Maternal II e Pré escola I realizaram mais uma de suas atividades relativa à alimentação saudável. A nutricionista Rosana apresentou diferentes frutas para as crianças saborearem (fruta do conde, kiwi, maçã verde, caqui, tangerina, goiaba etc). Alguns ficaram surpresos com os novos sabores, texturas e formas. Foi muito divertido aprender a ser saudável.

Ver no Facebook

RESPEITÁVEL PÚBLICO!

08/05/2017

No dia 27 de março comemoramos o Dia Internacional do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, conhecido como “PIOLIM”, que nasceu nesse dia. Ao longo da semana a professora Gleice trouxe o tema para as aulas, e foi pura diversão. Os alunos vivenciaram atividades relacionadas à vida circense, participaram de brincadeiras com trapézio, plataforma de equilíbrio, argolas, cambalhotas e malabares. Para encerrar essa semana circense, contamos com a apresentação do professor de circo da escola, Gorgius. Foi uma semana muito divertida. Viva o circo!

Ver no Facebook

Pessach do Ensino Fundamental II

08/05/2017

Pessach na escola dura ainda mais que oito dias! Na sexta-feira, dia 31/03, os alunos do 6º, 7º e 8º anos tiveram sua celebração do seder na escola, no qual cada turma apresentou atividades que tinham desenvolvido nas semanas anteriores. Temas como trabalho infantil, refugiados e tipos diversos de personalidades foram abordados enquanto a história de Moshé e da saída do povo hebreu da servidão no Egito era contada. Uma instalação artística na entrada da escola convida os alunos a experienciar a travessia do mar e o sentimento de liberdade resultante.

Ver no Facebook

Convivência em Inglês na Unidade Ipanema

08/05/2017

“A snail and a flower for you, Thank you, my friend!” As crianças que frequentam o horário de recreação matinal da Pré-Escola I do Infantil Ipanema convidaram os amigos do turno da tarde para uma atividade de apresentação da proposta de Convivência em Inglês, com a teacher Dani a teacher Rachel e os convidados especiais Lucy and John. Durante a atividade, as crianças fizeram um caracol (snail) e uma flor (flower) para dar de presente aos amigos visitantes.

Ver no Facebook

Alunos do Bnei Maavar visitam a Escola Beit Menachem

08/05/2017

Na última quinta-feira, os alunos do 7º ano visitaram a Escola Beit Menachem, localizada no prédio da Hebraica e vinculada ao movimento judaico Lubavitch. Como parte do projeto Bnei Maavar, que promove a interação e o diálogo com diversas formas de construção de identidade, os alunos puderem conversar com os rabinos da escola e fazer perguntas relacionadas à sua perspectiva de judaísmo, interação entre homens e mulheres e práticas religiosas chassídicas. Eles também visitaram as salas de aula e a “fábrica de matzot” organizada pela escola, onde eles puderam colocar a mão na massa – literalmente – e produzir suas próprias matzot!

Ver no Facebook

Dormida em preparação para a Marcha Pela Vida

08/05/2017

Na última quarta feira a turma 2001 viveu uma noite diferente, com a já tradicional “dormida” na escola que antecede a Marcha pela Vida do Eliezer Max. Na ocasião, os professores de História que acompanharão o grupo, Alexandre Rodrigues e Carla Habif, e o coordenador de cultura judaica, Rogério Cukierman, guiaram atividades de preparação para a experiência. Fizeram parte do programa uma discussão sobre Shoá e educação, análise de um documentário, conversa sobre História, Memória e Identidade, reflexões sobre as expectativas e dinâmicas de integração da turma. A Marcha pela Vida do Eliezer Max começa no dia 19/04!

Ver no Facebook

III Encontro das Escolas Judaicas em SP

08/05/2017

No último final de semana uma delegação do Eliezer Max, constituída por Thelma Polon, Diretora Pedagógica, Rogério Z. Cukierman, Coordenador Geral de Cultura Judaica, e Fabio Beildeck e Rubem Ferman, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Diretoria de Pais, participou do III Encontro Nacional de Escolas Judaicas promovido pela Conib, em São Paulo. Estavam presentes integrantes das entidades mantenedoras, diretores gerais e coordenadores da área judaica de 14 escolas, que contemplam um universo de 9.000 alunos. O tema geral do encontro foi a importância de valorizar-se, na missão educacional, os variados pontos de vista sobre um mesmo assunto. Rogério Z. Cukierman participou de uma mesa redonda com Helena Singer sobre a diversidade na educação judaica, e relatou suas experiências educativas nos Estados Unidos. A equipe Eliezer Max aproveitou a oportunidade para reunir-se com os demais membros da Rede de Escolas Judaicas Pluralistas do Brasil, com a qual continuaremos a compartilhar projetos em 2017.

Ver no Facebook

Programação no laboratório de química

08/05/2017

Na última aula de Programação, a turma saiu da sala de aula para uma dinâmica diferente. O objetivo foi perceber que a programação está em todos os lugares – até no Laboratório de Química, onde os alunos puderam expandir o seu olhar para além dos games e pensar em aplicativos e softwares que poderiam, por exemplo, auxiliar um experimento. Assim, os alunos começam a perceber o potencial criativo dessa linguagem, e seu impacto no mundo em que vivemos.

Ver no Facebook