09/05/2017
Toda semana, as turmas do Fundamental I têm aula no laboratório de Ciências. Cada uma com o seu objeto de pesquisa. O 2ºano está estudando sobre a Mata Atlântica. Partindo da pergunta quantos “tesouros” esse bioma nos reserva? Levamos os alunos a um local escondido da nossa escola. Lá, eles descobriram um pequeno pedacinho dessa mata e despertaram para outras questões como a origem desse nome, a importância desse bioma, os animais que a habitam e também espantaram-se com a sua devastação e refletiram sobre a importância de preservá-la. Através do questionamento, da observação, levantamento de hipóteses, dos debates e leituras vamos instigando a curiosidade e o gosto pela pesquisa em nosso alunos.
09/05/2017
No último domingo, juntamente com outras escolas judaicas, movimentos juvenis e outras instituições da comunidade judaica do Rio de Janeiro, o Eliezer Max homenageou os 69 anos do Estado de Israel. A festa no Clube Adolpho Bloch contou com a presença de autoridades como o Embaixador de Israel Yossi Shelley, o Prefeito Marcelo Crivella e a diretoria da Fierj, e as muitas famílias presentes puderam desfrutar de competições esportivas, apresentações de dança, festival gastronômico e muito mais. Beto Chueke, coordernador de Esportes e Educação Física da escola e responsável pela área de eventos do clube, organizou as competições esportivas que movimentaram as quadras durante toda a amanhã. Dani Flomin, aluno da 1a série do Ensino Médio do Eliezer Max, interpretou o hino de Israel durante a cerimônia oficial, na presença das autoridades e delegações das escolas, e as equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Eliezer Max conduziram oficinas de artes nas quais as crianças fizeram releituras de obras de artistas israelenses. Enquanto isso, outra equipe da escola oferecia viagens a Israel em realidade virtual, atração que encantou os presentes de todas as idades.
09/05/2017
A Educação Infantil de Ipanema decolou para uma viagem imaginária a Israel. Todos levaram seus passaportes para serem carimbados, fizeram suas malas e viveram uma deliciosa manhã visitando o Muro das Lamentações, um Shuk (mercado) onde estavam expostas contribuições referentes a Israel enviadas pelas famílias, fizeram trabalho de artes, surfaram na praia de Tel-Aviv e comeram um delicioso “falafel”. Certamente todos voltaram felizes e cheios de boas lembranças em suas bagagens!
09/05/2017
09/05/2017
Os alunos da Educação Infantil de Laranjeiras tiveram seus passaportes carimbados na “Policia Federal” (a professora Gleice foi a “policial” responsável) e eles puderam embarcar em uma viagem lúdica para Israel. Lá eles conheceram muitas coisas! Comeram um “falafel” especial, ouviram músicas folclóricas, visitaram a exposição de objetos típicos e o Muro das Lamentações. Todos puderam fazer arte com areia colorida e também dançaram muita “dança israeli”. Os alunos se divertiram e aprenderam bastante sobre Israel.
09/05/2017
O dia do Ensino Fundamental II começou com uma atividade especial de Shabat. Shlichim dos movimentos juvenis sionistas, Made Walter (Chazit), Asi Garbarz (Shomer) e Nadav Davidson (Dror) coordenaram a atividade e contaram para nossos alunos sobre suas experiências de Iom haZicarón (data em lembrança daqueles que faleceram em defesa do Estado de Israel e das vítimas de terrorismo). Cada um trouxe uma música que lhe fosse especialmente significativa para esta data. Em seguida, os alunos assistiram o fime “O Pequeno Traidor”, baseado no livro “Pantera no Porão” de Amos Oz, cuja história se passa nos meses finais no Mandato Britânico na Palestina. O filme serviu de ponto de partida para uma atividade de reflexão e debate sobre este período histórico e a dificuldade de lidar com ideias diferentes naquela época e nos nossos dias. Este ano Iom haZicarón cairá em 1º de maio, quando não haverá aula na escola. Por isso, simbolicamente, uma sirene tocou hoje no meio das atividades, interrompemos o filme e marcamos dois minutos de silêncio em pé, com a participação de toda a escola.
09/05/2017
O Projeto Bnei Maavar trabalha, no 7º ano, com os conceitos de identidade, alteridade e responsabilidade em um contexto pluralista e multicultural. Como parte do projeto, os alunos e suas famílias fizeram, no domingo dia 23/04, uma visita ao Grande Templo Israelita e à região da Praça da Cruz Vermelha. Na visita à sinagoga, aprenderam sobre o projeto de criar ali um local de culto que pudesse reunir toda a comunidade judaica do Rio de Janeiro. Eles puderam ver como o seu estilo arquitetônico reflete influências diversas, não podendo ser caracterizada como uma sinagoga típica ashkenazi ou sefaradi. Os alunos e as famílias discutiram também a integração da comunidade judaica com outras comunidades étnicas da região da Praça 11, incluindo o estudo de textos em que judeus e negros refletem sobre sua experiência na área. Ao final, no salão de festas da sinagoga, confraternizaram-se e pediram novas oportunidades similares!
09/05/2017
Ontem foi Iom haShoá, data em que nos lembramos das vidas perdidas durante o Holocausto. Na sede de Laranjeiras da escola, tivemos o tradicional toque da sirene e uma cerimônia em que honramos diversas dimensões desta data:
• Choramos pela destruição física, homenageando o Sr. Jorge Joseph, sobrevivente da Shoá e membro da Resistência,
• Lamentamos a destruição cultural com a ajuda do professor da escola Douglas Francisco de Melo Neves,
• Nos lembramos dos atos de bravura e resistência através dos representantes dos movimentos juvenis sionistas,
• Reconhecemos a solidariedade daqueles que colocaram suas próprias vidas em risco para ajudar as vítimas juntamente com o professor Sergio Maia, representante da Pastoral da Educação regional da Conferência Nacional dos Bispos Católicos do Brasil,
• Pensamos nas lições que aprendemos com a ajuda do Sr. Herry Rosemberg, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro,
• Lastimamos as lições que ainda não aprendemos e os episódios de intolerância, os massacres e genocídios que não conseguimos evitar, convidando o Sr. Daniel Morais Assunção, da ONG Abraço Cultual, que trabalha com refugiados no Brasil,
• Expressamos nossa esperança de um mundo no qual o ódio e a intolerância não encontrem mais espaço, homenageando as professoras da escola Adélia Goldevicht de Oliveira e Sonia Mehl.
09/05/2017
A ‘International March of the Living’, realizada anualmente por jovens do mundo inteiro, adquire características específicas no Eliezer Max, onde é chamada de ‘Marcha Pela Vida’. O objetivo é suscitar entre os alunos o diálogo sobre a formação de uma identidade humana e judaica, bem como a responsabilidade social, respeito à individualidade, convivência em grupo e uma vivência dentro da sociedade israelense. Nossos alunos passam por um processo de preparo durante um ano inteiro para essa grande imersão vivencial e intelectual. Que seja uma ótima viagem!
09/05/2017
Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I estão curtindo bastante as aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação — TCI. O professor Doug Alvoroçado iniciou o ano fazendo um reforço dos combinados de como se portar no laboratório de informática e de como usar corretamente cada parte do computador. Depois as turmas se divertiram participando de duas atividades para avaliar as habilidades de clicar e arrastar: jogo da memória e quebra-cabeças.