Notícias

Canguru de Matemática 2020

05/11/2020

Parabéns aos nossos alunos e professores pelos excelentes resultados no Canguru de Matemática 2020!

(mais…)

100% de aprovação em Cambridge

26/10/2020

Well done! Nossos alunos e nossa equipe de Inglês estão de parabéns mais uma vez!

(mais…)

Lanche Gostorroroso Virtual

13/10/2020

Semana passada, aconteceu a culminância do projeto “Terror e Mistério”, do 5º ano. O tradicional e aguardado Lanche Gostorroroso este ano foi virtual, com a participação dos alunos caracterizados como personagens do gênero literário terror, de acordo com o trabalho do trimestre.

(mais…)

Sarau de Sucot do Ensino Médio

09/10/2020

Ontem, aconteceu o primeiro Sarau de Sucot do Ensino Médio. Com o tema “Sucot e a fragilidade humana – o acolhimento é o que nos fortalece”, o encontro virtual foi muito emocionante e reuniu apresentações de música, poesia, textos, desenhos, pinturas.

(mais…)

Estamos de volta, agora no modelo híbrido!

05/10/2020

Estamos de volta! Nosso modelo híbrido começou hoje, com uma parte dos alunos presentes na escola e parte assistindo as aulas remotamente, garantindo que todas as famílias possam ter suas necessidades atendidas.

(mais…)

Sucot 2020

02/10/2020

Sucot e a fragilidade humana – o acolhimento é o que nos fortalece

Tishrei é o mês judaico de muitas festividades e propõe uma vivência intensa. Começa com Rosh Hashaná, quando desejamos Shaná Tová Umetuká, um ano bom e doce, e é durante os Iamim Noraim (dias temíveis) que fazemos um balanço e alinhamos metas para que em Iom Kipur possamos reconhecer nossos erros e assumir novos compromissos. A primeira ação quando termina o Iom Kipur é fincar uma estaca no chão, demarcando o começo da construção da Sucá.

(mais…)

Participe do “Mês do Trabalho Solidário”, do 7º ano

29/09/2020

Querida Comunidade Escolar, 

Nós, alunos da turma 701, estamos aqui pedindo a ajuda de vocês para uma campanha solidária que queremos realizar com o apoio de todos. Para tanto, queremos dividir com vocês um pouco da história desse projeto que nasceu na aula do Bnei Maavar, projeto de cultura judaica da nossa série, em que somos convidados a refletir sobre os temas Identidade, Alteridade e Responsabilidade (individual e coletiva). 

Foi a partir desse projeto que conhecemos uma família do território indígena do Xingu: Anna Terra, Yair e a filha deles, Nuala. No início do ano, estiveram no Rio de Janeiro e visitaram a nossa escola para conversarmos sobre os diferentes ritos de passagem da cultura deles e contarmos a eles sobre os ritos de passagem (Bar e Bat Mitzvá) do judaísmo. Foi uma aula bem interessante pois conhecemos uma cultura diferente, e eles um pouco da nossa. 

No momento atual, estamos vivendo esta pandemia e, se está sendo delicado para nós que moramos em grandes centros urbanos, com médicos e hospitais em quantidade, pior está sendo para eles, moradores dos territórios indígenas, que estão passando por muitas dificuldades.

Por isso, estamos criando a campanha ‘Mês do Trabalho Solidário’ para arrecadarmos dinheiro para ajudar Anna Terra e sua aldeia Yawalapiti

Nossa intenção é que todos alunos do Fundamental I ao Ensino Médio possam participar de forma ativa, fazendo o que estiver ao seu alcance em termos de trabalho que possa ser “remunerado” e esse dinheiro possa ser doado pelos alunos para esta campanha que visa comprar produtos de higiene pessoal, máscaras, álcool gel e o que mais for necessário, para ajudar a combater esta terrível doença por lá. 

Como será isso?

Até 13 de outubro, os alunos que quiserem participar poderão contribuir fazendo alguma ação/tarefa/atividade sendo remuneradas por sua família. Os pais que quiserem aderir devem preencher o contrato de trabalho anexo (simbólico, claro), dizendo para qual tarefa está contratando seu filho(a), sobrinho(a), neto(a), etc., e quanto está pagando por este trabalho, declarando ciência de que o dinheiro será revertido para ajudar na campanha. 

Os alunos podem participar quantas vezes quiser, fazendo até atividades diferentes, se for o caso. Para tanto, basta reproduzir o contrato de trabalho descrevendo os serviços prestados e valores em cada um deles.

O dinheiro será depositado com segurança numa conta bancária da escola e movimentado de forma supervisionada pelos professores e membros da equipe pedagógica que acompanham as ações desse lindo projeto social.

Quem preferir, poderá fazer uma doação em dinheiro diretamente no site organizado pelos indígenas daquela região e que pretendem construir um Hospital de campanha para atender às suas necessidades (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-os-povos-do-territorio-indigena-do-xingu-contra-a-covid-19) . 

Contamos com a adesão de todos!

Todos os alunos do 7º ano Eliezer Max/2020

Paulo Miragaya – Coordenador de Cultura Judaica Fundamental II e Médio

Stella Tardin – Psicóloga e responsável pelo Projeto Desenvolvimento Socioemocional Fund II 

Thelma Polon – Diretora Pedagógica 

Shabatot de Rosh Hashaná

21/09/2020

Os Shabatot virtuais da última sexta-feira foram especiais em comemoração a Rosh Hashaná. Todos os segmentos tiveram atividades, convidados, vídeos, música e muitos bons desejos para o ano que se inicia. Shaná Tová!

(mais…)

Rosh Hashaná 5781/2020

18/09/2020

Rosh Hashaná 5781/2020 – O desafio deste novo ciclo e a oportunidade de (re)construir o futuro

Todo começo de ciclo marca o término de outro. Em Rosh Hashaná isso fica muito claro porque o olhar para o ano que se inicia vem a partir de um longo processo de reflexão sobre o ano que chega ao fim. Nesta época, fazemos o Cheshbon Nefesh, que se traduz literalmente como a contabilidade da alma, mas diz respeito a um trabalho introspectivo, um olhar para dentro, quando avaliamos nossas ações e fazemos um julgamento interno sem o objetivo de se culpabilizar, senão com a intenção de entender como podemos melhorar e que caminhos queremos seguir a partir de agora.

(mais…)

Histórias de família no Avodat Shorashim

28/08/2020

O Avodat Shorashim (“Álbum de Família”) é um projeto interdisciplinar realizado no 8º ano, que envolve diferentes áreas do conhecimento. Ao longo do ano os alunos estudam os temas da imigração, a chegada em um novo território e o encontro entre culturas, tanto nas fontes judaicas quanto nas suas histórias familiares.

(mais…)