18 de abril de 2023
Hoje é Iom Hashoá, o Dia da Memória do Holocausto e do Heroísmo. Todos os alunos de Fundamental II e Ensino Médio participaram de um tekes (cerimônia) que relembrou o significado e importância da data. As falas da equipe também destacaram a resistência dos judeus, a partir da lembrança do Levante do Gueto de Varsóvia, que completa 80 anos; da leitura da última carta datada do líder do levante, Mordechaj Anielewicz; e da leitura de um poema escrito pelo menino Motele, de 12 anos, em um campo de concentração nazista.
Os alunos de 8º e 9º ano expuseram trabalhos realizados nas aulas de Hebraico, baseados na música “Sentei e desenhei a paz”, em que expressaram através de ilustrações seus sentimentos e impressões sobre os campos de concentração. Toda a escola parou em silêncio para ouvir a sirene em memória das vítimas.
No Fundamental I, antes da sirene, as turmas ouviram histórias ou assistiram a vídeos relacionados ao tema, de acordo com a faixa etária: “Os Músicos de Bremen”, “Colette”, “A cidade que sussurrava”, “Queria voar como borboleta” e “Anne Frank”. No Infantil, as turmas de Pré-II receberam uma breve explicação sobre a data e aprenderam a ouvir a sirene de pé e em silêncio, em sinal de respeito.