5 de outubro de 2023
Um dos diferenciais da nossa escola sem dúvida é a qualidade e a relevância dos estudos de campo. Para complementar o aprendizado de sala de aula, nossos alunos fazem aulas-passeio desde a Educação Infantil e viagens a partir do 4º ano, culminando com uma viagem internacional para Israel no Ensino Médio. Esse ano, todas as viagens de estudo de campo do Fundamental II aconteceram na mesma semana e impressionaram a todos com a excelência no planejamento e com o equilíbrio entre estudos, integração e diversão. Saiba mais sobre as viagens realizadas em setembro:
Brasília – 9º ano e 1ª série do Ensino Médio
Este estudo de campo é, junto com a viagem a Israel, uma das atividades que mais traduz o “jeito Eliezer Max”. Nas palavras de Eduardo Sperandio, coordenador do Ensino Médio, “uma viagem que todo cidadão brasileiro deveria fazer, com um roteiro muito mais profundo e elaborado do que simplesmente ir ver a nossa capital”. A começar pela preparação para a viagem, uma sequência de aulas e palestras pensada cuidadosamente para que a viagem pudesse ser aproveitada ao máximo pelos alunos: visita à ALERJ, conversas com Malu Gaspar, Monique Sochaczewski, Rubem Ferman e Ivo Bucaresky, entre outras atividades.
Já em Brasília, o objetivo foi trabalhar, de forma integrada, conteúdos relacionados às disciplinas que compõem nossa grade curricular, além de explorar temas das áreas do Direito, da Antropologia, da Economia e das Ciências Sociais, desenvolvendo, desta forma, a temática complexa que é a “Política”. O projeto abordou a política em seu sentido mais amplo, para além de posições partidárias particulares, já que esse é um tema de suma importância para a compreensão do funcionamento da sociedade civil na qual nos inserimos e que nos diz respeito por estar presente em todas as dimensões da vida. Por isso, os alunos visitaram entidades representativas do funcionamento da sociedade.
Um dos pontos altos da viagem foi a conversa que tiveram com representantes do Ministério dos Povos Indígenas, seguida pelo testemunho da histórica votação do marco temporal no STF, onde também conversaram com o ministro Luiz Fux. Além disso, o roteiro contou com uma visita à Câmara dos Deputados (tour por diversas comissões, entrevistas e plenária) e com visitas ao Palácio do Planalto, aos Ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, à Embaixada de Israel (conversa sobre os projetos em colaboração com o Brasil), ao Museu Vivo da Memória Candanga, ao Espaço Lúcio Costa, ao SESI LAB (Arte, Ciência, Tecnologia, Biomarker e Gestão de Resíduos) e ao Parque Nacional de Brasília.
Uma viagem e tanto! E como diz nossa diretora pedagógica Thelma Polon, que acompanhou a viagem: “dá um baita orgulho ver concretamente o resultado do nosso projeto pedagógico, que é pensado desde a Educação Infantil visando formar no Ensino Médio jovens como os que vimos lá em Brasília. Os alunos se mostraram extremamente preparados, conscientes, informados e participativos, fazendo perguntas e comentários críticos e inteligentes”.
Parabéns aos alunos e à equipe por esse projeto tão relevante e memorável!
Vale do Café / Vassouras | 4º ano
As turmas de 4º ano partiram para Vassouras para um estudo de campo no Vale do Café. Lá, eles participaram de atividades como visitas guiadas à Casa de Vivenda, ao Memorial do Negro Escravizado e ao Museu do Café, onde aprenderam mais sobre arquitetura colonial, ferramentas de trabalho e sobre a história da escravidão e do ciclo do café. Os alunos também assistiram a esquetes teatrais recontando a história dos donos de fazendas e dos negros escravizados. E não faltaram momentos de recreação, com rodas de jongo, capoeira, futebol e brincadeiras no lago. Além da oportunidade de vivenciarem o conteúdo estudado em sala de aula de maneira diferente, os estudos de campo trazem momentos importantes de integração entre as crianças e entre alunos e equipe da escola.
Petrópolis | 5º ano
As turmas de 5º ano foram para Petrópolis, a Cidade Imperial. O objetivo da viagem foi enriquecer o estudo das áreas de Ciências Sociais (tema “Cidade e Memória”) e de Ciências Naturais (tema “Tipos de agrossistemas ou sistemas agrários”, comparando as características das agriculturas orgânica e convencional). Além de promover a integração entre os alunos e entre alunos e equipe.
Os alunos fizeram um city tour para conhecer e observar a história e as obras arquitetônicas da cidade, como o Palácio de Cristal e o Quitandinha, e fizeram visitas guiadas no Museu Imperial e na Casa de Santos Dumont. Também foram ao Sítio do Moinho, onde foram recebidos por um agrônomo para conversar, aprender e vivenciar uma experiência de cultivo de alimentos orgânicos. Além das atividades pedagógicas, tiveram tempo para brincadeiras livres e jogos, para praticar esportes e para aproveitar o hotel ao ar livre, fortalecendo os laços de amizade e o vínculo com os professores e equipe.
Tibá – Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura | 6º ano
As turmas de 6º ano foram para a região serrana do Rio conhecer o Tibá. O instituto é um centro educacional de ecologia aplicada e arquitetura de baixo impacto, fundado em 1987 pelo arquiteto e urbanista holandês Johan van Lengen, lenda do movimento de sustentabilidade ao redor do mundo.
A viagem teve como objetivo conhecer os conceitos de bioarquitetura, bioconstrução, permacultura e agrofloresta, temas tratados nas disciplinas de Ciências, Geografia e Maker:
Ciências – ecossistemas e seres vivos, incluindo a relação do ser humano com a natureza; conceito de decomposição; formas de reciclagem dos nutrientes e materiais; impactos do uso dos recursos naturais no meio ambiente.
Maker – técnicas de permacultura e bioconstrução explorando, por exemplo, os materiais adobe (tijolo de barro), superadobe e hiperadobe, criando modelos reduzidos de variadas estruturas para fins de estudo.
Geografia – conceito de letramento geográfico; análise de problemas urbanos e comparação com paisagens sustentáveis, com o objetivo de pensar soluções e formas de realizar uma transição do espaço urbano linear para uma ideia de organização do espaço a partir da economia circular.
Com base nesse conteúdo, foram desenvolvidas atividades com terra e bambu (fabricação de adobes; atividades de técnicas de construção com terra; construção leve com bambu; pintura com tintas naturais), atividades de permacultura (agrofloresta – conceito e técnicas básicas de manejo; jardim vertical), e vivências (tour guiado pelo Tibá; fogueira com música; banho de açude, trilhas, teatro).
Paraty | 7º ano
O estudo de campo em Paraty teve como objetivo explorar a riqueza da região em diálogo com o nosso currículo escolar, com destaque para a área de Cultura Judaica, que se desenvolve nesta série no âmbito do Projeto Bnei Maavar, com base nos eixos temáticos “Identidade, Alteridade e Responsabilidade”. Assim, visando à integração entre Literatura Judaica (Tanach), Ciências, Geografia e Educação Física, os alunos visitaram comunidades tradicionais da região (Quilombo do Campinho, Aldeia Indígena Pataxó e comunidade Caiçara da Praia do Sono) e também o centro histórico da cidade, onde conheceram os principais pontos turísticos através de uma gincana e conversaram com artistas locais. No roteiro, atividades de integração e de troca de conhecimentos sobre as diferentes culturas:
Literatura Judaica – diálogos com os jovens das comunidades visitadas para conhecer mais sobre identidades, tradições, ritos de passagem e ensinamentos transmitidos entre as gerações.
Ciências – olhar direcionado aos ecossistemas, aos sistemas de saneamento ecológico e à biodiversidade, principalmente a avifauna, que representa 45% das aves da Mata Atlântica. Aprenderam sobre as correntes marítimas e os tipos de palmito no Quilombo.
Geografia – foco na compreensão de alguns conceitos geográficos e no impacto da intervenção do homem na natureza e nas comunidades visitadas, de forma vinculada ao tema da sustentabilidade ambiental, sempre recorrente em nosso currículo.
Educação Física – aproveitamos as oportunidades de estarmos em campo para destacar aspectos relacionados à saúde física, emocional e de integração entre os alunos do grupo pelo desenvolvimento de caminhadas, momentos de brincadeiras na praia, entre outros.
Minas Gerais | 8° ano
O 8º ano partiu para Ouro Preto e Mariana, cidades históricas de Minas Gerais, com o objetivo de aprender mais sobre o patrimônio histórico, geográfico, artístico e cultural da região, integrando as disciplinas de História, Literatura Judaica, Geografia e Língua Portuguesa.
O roteiro contemplou atividades de integração e troca de conhecimentos, não apenas sobre o período colonial brasileiro e suas produções artísticas, mas também sobre a mineração na região, trazendo reflexões sobre as questões econômicas e ambientais no passado e no presente, assim como suas implicações para o futuro.
História – exploração dos sítios históricos que foram cenário para o desenvolvimento da história do Brasil Colônia; reflexões sobre a temática da Conjuração Mineira, o modelo econômico e político do Brasil nesse período histórico.
Literatura Judaica – paralelos históricos entre os desejos de emancipação social, política e econômica do Brasil Colônia e das comunidades judaicas europeias na época da Haskalá; utilização da metodologia da história oral para coletar depoimentos de moradores das cidades para conhecer as múltiplas histórias da região; trabalhar a perspectiva das raízes históricas brasileiras em paralelo com a raízes judaicas.
Geografia – discussão sobre o fluxo de riquezas na América Latina no período colonial, entendendo o papel da exploração dos recursos naturais, principalmente da mineração nesse processo histórico e nos dias atuais. Análise dos elementos geográficos relevantes para a configuração dos atuais sítios urbanos.
Língua Portuguesa – aspectos da literatura, arquitetura, pintura e esculturas dos movimentos artísticos do Renascimento e do Barroco, dialogando principalmente com as dimensões culturais, sociais e políticas dessas produções; produção de diferentes tipos de textos, incluindo entrevistas e relatos de viagens, na expectativa de construir um acervo para a produção de um documentário na área de Mídias Digitais.
Alguns dos locais visitados: basílica de Bom Jesus de Matosinhos (12 profetas esculpidos por Aleijadinho), centro histórico de Ouro Preto, Minas do Chico Rei e Du Veloso, Mirante da UFOP, Museu de Mineralogia, entre outros.