29 de agosto de 2023
Em agosto, o site da Universidade Hebraica de Jerusalém publicou uma matéria sobre a nossa escola. Recentemente, nossos coordenadores de Cultura Judaica Bilba Grisntein e Paulo Miragaya concluíram o mestrado em Educação Judaica no Melton Center, da mesma instituição. O Melton Center é um centro acadêmico para o estudo da educação judaica, comprometido em apoiar a sustentabilidade da cultura e da herança judaica por meio de diversas formas de educação.
Leia matéria em Português abaixo e a original clicando aqui.
Melton apresenta: Eliezer Max
25 de agosto de 2023
Vanina Pikholc
Através das histórias de profissionais-chave de escolas e instituições judaicas em diferentes países, procuramos destacar o trabalho de indivíduos e comunidades e o seu impacto na educação judaica na região, aprender com a sua experiência e promover uma educação de qualidade que reforce a identidade judaica e contribua para o crescimento dos alunos. Há algumas semanas, conversamos com professores e administradores da Escola Martin Buber. Desta vez, estaremos olhando para uma instituição diferente: a Escola Eliezer Max, no Brasil.
Escola Eliezer Max, Rio de Janeiro, Brasil
Duas escolas antigas e bem estabelecidas na comunidade judaica carioca (a Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg, fundada em 1954, e o Colégio Max Nordau, fundado em 1950), fundiram-se em 2001 para criar uma nova instituição. O processo foi árduo e desafiador, diz Bruno Gottlieb, ex-aluno e hoje Diretor Administrativo da escola, porque seu objetivo era fundir duas instituições, cada uma com sua herança e perfil distintos: a primeira era caracterizada por uma visão mais humanista e perspectiva progressista, esta última pela sua perspectiva sionista. “O processo de formação de identidade e padronização levou quase 10 anos. Nesse processo, os valores de Theodor Herzl, Ben-Gurion e Golda Meir foram pilares considerados fundamentais nas escolas que se fundiram”, comenta Gottlieb.
Depois de um esforço considerável investido nessa missão abrangente – passar de uma fusão de escolas para uma nova instituição com identidade própria – Eliezer Max caracteriza-se por ter o olhar voltado para o presente e contemplar a sociedade em que está inserido, visando a construção de uma identidade judaica baseada no respeito incondicional pela herança do povo judeu e pela subjetividade individual de cada aluno. A sua missão hoje é preservar e manter um Judaísmo relevante “que consiga tocar as pessoas na sua identidade”, como diz Gottlieb. É por isso que se constitui como uma “escola judaica de tradição humanista e pluralista, que busca a excelência acadêmica e que postula os valores judaicos e universais de justiça, democracia e alteridade”, acrescentam Silvia Zajler Grinstein (Bilba) e Paulo Miragaya, graduados do programa de mestrado Melton e professores de Cultura Judaica da escola.
Sobre os desafios do Eliezer Max, Bilba enfatizou a questão da atração de estudantes, além das características do mercado de trabalho, que atualmente exige uma grande quantidade de conteúdos específicos e, nesse sentido, pode fazer com que os conteúdos judaicos pareçam menos relevantes. Por isso, muitos dos projetos da escola hoje focam na valorização do ser humano e na integração da cultura judaica com outras áreas de estudo. Por exemplo, através da interpretação das histórias e valores da Torá, a escola aborda questões contemporâneas e promove valores como a empatia e as relações humanas.
As mudanças relacionadas à tecnologia apresentam seus próprios desafios para a instituição: “Entre as décadas de 1990 e 2020, a tecnologia revolucionou a vida das pessoas, e o nosso desafio é olhar para o futuro sem esquecer o passado, sem esquecer de onde viemos, o que os fundadores da escola queriam quando decidiram criá-la”, explica Gottlieb, destacando também a importância da formação de professores e o seu impacto na cultura institucional.
Compromisso com a Formação
Para a escola, manter o Judaísmo no centro do esforço educacional significa realizar projetos como uma viagem internacional a Israel para estudantes do Ensino Médio, a fim de alcançar “um mergulho profundo na sociedade israelense: sua beleza, desafios e complexidades”, diz o diretor, além de apostar na formação contínua de professores, acompanhada pelo Melton Center e pelo seu Mestrado em Educação. Desde a formatura de alguns docentes da escola no programa, além de promoverem a formação de outros professores que ainda estão estudando, notaram diferenças importantes “nas mensagens que transmitimos às famílias e aos alunos e na forma de debater o judaísmo, porque aprofundamos nossas convicções e agregamos conhecimento”, acrescenta.
Bilba, coordenadora de Cultura Judaica para a Educação Infantil e Fundamental I, afirma que fazer o Mestrado Melton ampliou sua perspectiva, por meio de uma extensa bibliografia recomendada, além de ensiná-la a encontrar vários pontos de vista sobre o mesmo assunto, pesquisando diferentes ramos de estudo (história, filosofia) e diferentes correntes do Judaísmo. Paulo Miragaya, coordenador de Cultura Judaica do Fundamental II e Ensino Médio, considera um privilégio como educador participar das discussões da Educação Judaica na atualidade, bem como ter familiaridade com trabalhos acadêmicos e discussões que ocorrem no ambiente universitário, aos quais não teve acesso anteriormente na sua formação profissional. Ambos também concordam na importância do intercâmbio com professores de todo o mundo, o que amplia suas perspectivas no trabalho como professores e também os enriquece como pessoas.
Nós do Melton Center temos orgulho de ter entre nossos graduados profissionais da Educação Judaica como Bilba e Paulo, e estamos felizes em ver que o conhecimento que adquiriram tem um impacto além do espaço acadêmico: eles estão aplicando-o em seus espaços de ensino e em contextos desafiadores onde a continuidade da Educação Judaica é uma prioridade e um valor que necessita de fortalecimento contínuo.
Agradecimentos:
Silvia Zajler Grinstein (Bilba), graduada pelo Melton Center Master’s in Jewish Education, 2021-2022, coordenadora de Cultura Judaica;
Paulo Miragaya, graduado pelo Melton Center Master em Educação Judaica, 2021-2022, coordenador de Cultura Judaica;
Bruno Gottlieb, Diretor Administrativo.