6 de fevereiro de 2020
Este ano, a abertura do ano letivo para professores foi mais do que especial. O evento, que aconteceu no dia 4 de fevereiro, reuniu a tradicional palestra sobre um tema escolhido pela Direção da escola e a inauguração do novo Núcleo Pedagógico (saiba mais sobre o núcleo nos próximos posts).
A ideia foi proporcionar uma tarde inspiradora, trazendo para toda a equipe um pouco da rica história da nossa escola. Para isso, trouxemos convidados especiais. Compondo a mesa, tivemos a honra de contar com as presenças de Léa e Israel Tabak, filhos de Lerer Tabak, fundador do Eliezer Steinbarg; Bernardo e Renata Griner, ativistas históricos do Max Nordau; Marcos Lahtermaher, vice-presidente do Conselho do entidade mantenedora da nossa escola; Morá Esther Dorfman, ex-professora; Shirley Kohl, ex-diretora do Eliezer Steinbarg e Sonia Gheventer, ex-orientadora educacional do Max Nordau, além dos gestores atuais Fábio Beildeck, presidente da Diretoria de Pais, Thelma Polon, diretora pedagógica, e Bruno Gottlieb, diretor administrativo financeiro. Na platéia, estavam ex-alunos, membros do Conselho e da Diretoria, amigos da escola e os professores de todos os segmentos e unidades.
Vídeo do evento na íntegra:
Nossos convidados contaram histórias sobre a fundação das escolas e falaram com muito carinho sobre as motivações dos fundadores e os valores presentes na escola desde o início. Lembraram dos desafios enfrentados e trouxeram curiosidades e casos engraçados e emocionantes. Depois das falas carregadas de amor pela escola e muita saudade, foi a hora de inaugurar o Novo Núcleo Pedagógico, que ganhou uma atração mais do que especial: uma máquina de escrever em Hebraico, que foi de Lerer e Sara Tabak, foi doada pela família e ficará exposta na área dos professores, inspirando a todos a se conectarem com a origem e os objetivos da escola, por uma educação judaica, humanista e plural.
Emoção foi a tônica de todo o evento. Um clima de muito amor pela escola, respeito pelo passado e admiração pelas realizações do presente podia ser sentido em todos os presentes. E como dizia nosso cartão de agradecimento aos convidados:
Uma escola vibrante só se faz com a participação da comunidade. É a força do nosso DNA que sustenta esse projeto de educação que inclui, acolhe e expande. Seguimos aceitando os desafios do novo porque estamos conectados com o que importa de verdade: nossos valores fundamentais.