3 de agosto de 2018
Foi aberto ontem, com uma roda de conversas no Colaboratório, o programa de Orientação Profissional para alunos do 9º ano e Ensino Médio. Parte do projeto de desenvolvimento de competências socioemocionais, o programa tem como objetivo orientá-los no processo de escolha profissional e iniciar debates sobre valores pessoais e laborais, como base para a construção de um plano pessoal de carreira e de vida.
Serão organizados 12 encontros semanais, sempre às quintas feiras, em dois horários. O programa será dividido em três módulos, com atividades disparadoras em forma de palestra ou mesa redonda:
Módulo I – Auto-conhecimento: serão abordadas características pessoais, expectativas para o futuro e ansiedades referentes à proximidade do mundo acadêmico e profissional;
Módulo II – Informação Profissional: os alunos serão orientados em seu processo de busca por informação profissional, pela oferta de instrumentos ou estratégias que possibilitem conhecer o maior número possível de carreiras, de maneira um pouco mais aprofundada e dinâmica;
Módulo III – Processo de escolha profissional: módulo em que serão abordados temas como os fatores intervenientes às escolhas pessoais, a representação social das profissões (carreiras da moda), influências familiares, valores pessoais e valores laborais.
Segundo Julia Braga, psicóloga do Ensino Médio, a ideia é diminuir a pressão típica desta fase de vida dos jovens, humanizando o processo. “Uma coisa é fazer um teste vocacional que diz que se você gosta de matemática, você tem que ir pra área de Exatas e pode escolher Engenharia, por exemplo. Outra coisa é a orientação profissional, que coloca o jovem como protagonista do percurso e o convida a pensar junto. É o diálogo que ajuda a diminuir a pressão”, afirma Julia.