Itinerários Formativos do 9º ano e 1ª série do EM

19 de maio de 2020

Uma das opções de Itinerários Formativos para 9º ano e 1ª série do E.M, as aulas de Tikun Olam (“conserto do mundo”) trazem o empreendedorismo social para dentro da escola. Na aula virtual de ontem, as alunas simularam o julgamento de Caim (da história bíblica de Caim e Abel). Elas se dividiram entre acusação, defesa e testemunhas, elaboraram argumentos e apresentaram ao júri, composto por professores e profissionais da escola.

“Escolhemos fazer o julgamento dessa história para trabalhar a questão da responsabilidade com o próximo. Na história, depois de matar Abel, Caim pergunta para Deus: “por acaso eu sou responsável pelo meu irmão?”. A ideia é trabalhar essa frase, ampliando depois o termo “irmão” pra algo mais subjetivo, para pensarmos qual a nossa responsabilidade com o outro. Estamos trabalhando isso porque em paralelo às discussões teóricas, estamos desenvolvendo um projeto social com as alunas que envolve encontros com realidades diferentes das delas”, contou a professora Nina Kertzman.

Os Itinerários Formativos do 9º ano e 1ª série do EM abrem espaço para que os alunos possam customizar seu percurso educativo e direcionar sua formação para suas áreas de interesse. Cada opção é ligada a uma área do conhecimento: Mídias Digitais, Empreendedorismo e Educação Financeira, Iniciação Científica e Tikun Olam (“conserto do mundo” / empreendedorismo social).