Iniciação Científica na Mostratec

29 de outubro de 2024

Com o projeto “ANÁLISE DE MICROPLÁSTICOS NA BAÍA DE GUANABARA E PRAIAS CIRCUNDANTES”, desenvolvido nas aulas de Iniciação Científica, nossos alunos Felipe, Filipe e Gustavo foram selecionados como finalistas da Mostratec-Liberato, Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia. Acontecendo em Novo Hamburgo, RS, a mostra reune finalistas de todos os estados brasileiros e de 15 países, como Dinamarca, Suíça, Portugal, México, Peru, Taiwan, Tunísia, Ucrânia, Colômbia e Argentina e Paraguai. A Mostratec é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina e apresenta projetos inovadores desenvolvidos em sala de aula.

Orientados pelo professor Willian de Abreu e coorientados pelo professor Gilmar Neto, os alunos estão dando continuidade ao Projeto “Eliezer Max nas Cagarras”, iniciado pela turma de IC de 2023, e que teve um trabalho em 4º lugar e um finalista na Fecti, maior feira de ciências do estado do RJ.

O objetivo do trabalho em 2024 é analisar a potencial presença de microplásticos na Baía de Guanabara e na areia das praias adjacentes. Para isso, os alunos desenvolveram na escola um coletor de baixo custo e fizeram saídas de “arrasto” nas águas da Baía de Guanabara utilizando canoa polinésia e com o apoio da campeã brasileira da modalidade, Mari Mateus. O uso de veículo não motorizado nas saídas ajudou a diminuir o impacto de emissão de carbono do projeto.

Além dos objetivos e resultados científicos do trabalho, o projeto das aulas de Iniciação Científica tem como objetivo estimular as alunas e alunos a desenvolverem seus próprios projetos, se apropriando da metodologia científica e visando o aumento da alfabetização científica. A participação em feiras de ciências traz aos alunos noções de responsabilidade, organização, trabalho em equipe, além da possibilidade de troca cultural, networking com alunos de outras escolas do Brasil e do mundo e ampliação do repertório social e científico dos alunos.