25 de abril de 2019
O Dia da Terra, 22 de abril, foi a data escolhida para o início do Ciclo de Debates Eliezer Max, série de encontros a serem realizados em 2019 com o objetivo de promover a reflexão e a discussão sobre temas atuais e socialmente relevantes.
O tema deste debate foi a tragédia ocorrida em Brumadinho, Minas Gerais, e contou com a presença de convidados especiais:
Ilan Cuperstein – Formado na PUC-RJ, com mestrado em “Meio Ambiente e Desenvolvimento” em Londres, trabalha na C40 Cities Climate Leadership Group e também é vice-presidente do Keren Kayemet LeIsrael no Brasil;
Amelia Gonzalez – Jornalista, editora por 9 anos do caderno Razão Social do jornal ‘O Globo’, atualmente escreve sobre sustentabilidade e debate temas ligados à economia, meio ambiente e sociedade como colunista do site G1;
Fernanda Cubiaco – Profissional de Sustentabilidade e ativista ambiental, está a frente da Bota pra Girar, consultoria parceira do Eliezer Max.
A partir da análise de causas, contexto e consequências do crime ambiental e humano ocorrido em janeiro na cidade mineira, os convidados abordaram questões e conceitos como economia circular, mudanças climáticas, tratamento de resíduos e descarte seletivo, externalidade, planejamento urbano, entre outros. Após uma breve fala de cada participante, nossos alunos fizeram perguntas que levaram a novos debates e questionamentos, tornando o encontro muito produtivo e interessante.
Neste Dia da Terra, criado para que se reconheça a importância do meio ambiente e para que se reflita sobre como podemos colaborar para proteger nosso planeta, os alunos foram provocados a pensar sobre novas perspectivas de profissões, sobre como pequenas ações podem ser simbólicas e fazer diferença e sobre responsabilidade individual e coletiva. E, para finalizar este post também provocando uma reflexão, uma fala impactante de nossa convidada Amelia Gonzalez: “Nosso planeta não vai acabar. A Terra já passou por alterações ambientais extremas e continua aqui. É a humanidade que está seriamente ameaçada, a existência humana”. O que estamos fazendo a esse respeito?
Saiba mais…
… dicas dos nossos convidados para entender melhor a questão do meio ambiente:
- “Our Planet” – com imagens nunca vistas, o ambicioso documentário da Netflix traz a beleza natural de nosso planeta e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas.
- “Refugiados Climáticos” – documentário sobre a face humana das mudanças climáticas que levou três anos para ser feito e cobriu 48 países. Premiado em Sundance, foi exibido em todo o mundo.
- “Diferentes formas de dizer não – Experiências internacionais de resistência, restrição e proibição ao extrativismo mineral” – o livro retrata impactos da mineração que privam comunidades tradicionais de suas terras, geram contaminação, devastação e desigualdade.
- Blog da Amelia – sustentabilidade, economia, meio ambiente e sociedade.
…sobre o Ciclo de Debates Eliezer Max:
O Eliezer Max educa almejando sempre que os alunos desenvolvam um pensamento crítico e uma visão ampla e diversa sobre a realidade que os cercam, com a intenção de refletir sobre a responsabilidade social de cada um. Em 2019, vamos realizar um Ciclo de Debates com o objetivo de promover debates sobre temas atuais e socialmente relevantes, que dialoguem com várias disciplinas e possibilitem que o jovem possa observar diferentes perspectivas sobre uma mesma questão.
O judaísmo do Eliezer Max se manifesta em cada momento em que nos responsabilizamos pelas nossas ações, pelo outro e por aquilo que acontece ao nosso redor. Além disso, seguimos nossa tradição de debater abertamente, estimulando a liberdade do pensamento e a qualidade dos argumentos. Tornamos cada momento um verdadeiro Beit Midrash.
… sobre a tragédia de Brumadinho:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/rompimento-barragem-brumadinho.htm