5 de julho de 2019
Os Jogos Macabeus Pan-americanos do México começam no próximo domingo e teremos cinco representantes do Eliezer Max na competição, que reúne os melhores atletas da comunidade judaica. Gabriela Orenbuch, Daniel Adler, Rafael Obraczka e Eduardo Landau, alunos do Ensino Médio, foram escolhidos pela Confederação Brasileira Macabi para integrar a delegação do Brasil e vão formar times com alunos atletas de outros estados e até dos Estados Unidos. Elvis Clayton, professor de Educação Física, também viajou para o México como treinador da equipe de futebol feminino categoria open.
Daniel e Eduardo já são veteranos nas competições. Daniel ganhou medalha de ouro no vôlei de quadra nos Jogos Macabeus Pan-americanos do Chile, em 2015, e medalha de prata nos Jogos Macabeus Mundiais de Israel, em 2017, esportes em que ele vai representar o Brasil novamente nestes jogos do México. Eduardo foi prata no futebol nos Jogos Mundiais de Israel. “Este é o fechamento de um ciclo que começou há 10 anos, de uma geração de garotos da minha idade que jogam futebol juntos desde pequenos. É o último campeonato dessa geração. Nossa participação nessas competições é importante para motivar os alunos mais novos da escola que gostam de esporte e que tomam a gente como um exemplo”, comenta Eduardo.
Gabriela e Rafael são atletas de futebol e farão sua estréia em Macabíadas Pan-americanas. Clayton, que já trabalhou na preparação de times para Macabíadas, participará pela primeira vez como treinador do futebol feminino e exalta a importância do esporte. “Hoje a gente tem um projeto de fomentar o futebol feminino na escola. Já temos algumas meninas jogando e em breve poderão representar a escola, assim como a Gabriela”, diz o professor.
Gabriela conta que sempre jogou com os meninos no recreio e nas aulas porque as meninas não se interessavam muito. “Acho importante a minha participação porque traz de fato uma representatividade, um exemplo para as meninas mais novas, para que não se inibam de jogar nas aulas de Educação Física ou para que procurem fazer esportes fora da escola. É uma questão de encontrar espaço e poder jogar”, conta Gabriela.
O coordenador de Educação Física da escola, Beto Chueke, destaca a importância da participação dos alunos. “Hoje esses alunos são representantes da comunidade carioca num campeonato internacional e estão inserindo a nossa escola no cenário esportivo comunitário. Eles provam que é possível ser atleta de alto nível e bom aluno na escola”, afirma Beto.
Confira os esportes e categorias de cada um e acompanhem os jogos pelos canais oficiais dos Jogos: Facebook e Instagram
Gabriela Orenbuch: Futebol Feminino Categoria Open
Daniel Adler – Vôlei e Vôlei de Praia Categoria Open
Rafael Obraczka – Futebol Categoria Sub-18
Eduardo Landau – Futebol Categoria Sub-18
Estamos torcendo por vocês! Que aproveitem ao máximo essa experiência!