Projeto “Comunidade, Vizinhança, Pertencimento”

31 de maio de 2022

Na Educação Infantil, Iom Haatzmaut nos inspira a trabalhar os conceitos de identidade e pertencimento no âmbito da COMUNIDADE, e, dentro desse eixo temático, pesquisamos o nosso entorno – os vizinhos, as ruas e quarteirões em torno da escola e de nossas casas.

Pré-I

Como parte do projeto inspirado por Iom Haatzmaut e que trabalha Comunidade, Vizinhança e Pertencimento, as turmas do Pré-I fizeram viagens virtuais usando o Google Maps, “visitaram” nossa escola e os endereços de cada aluno, percebendo quem morava em casas ou prédios. Depois, observaram a escola, suas cores e estrutura, e construíram com sucatas a casa da Educação Infantil e as moradias de cada um. Juntos, montaram a maquete dos caminhos que fazem até a escola usando diferentes texturas. “Em que bairro moramos?”, “Quem mora mais perto da escola?”, “Quem mora mais longe?”, “Quem é vizinho de bairro?”, foram perguntas que fizemos ao longo do processo de construção.Durante essa semana, as crianças poderão explorar o espaço da maquete com os bonecos feitos por eles.

Pré-II

No início de maio, as turmas da Pré-escola II passearam pelo quarteirão da escola, identificando quem são os nossos vizinhos e descobrindo um mundo de novidades bem ao nosso redor.