4 de junho de 2018
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU em 1972 e tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Este ano, o dia 5 de junho também marca o início da coleta seletiva no Eliezer Max, mais uma ação rumo a meta de sermos uma escola lixo zero.
Mais do que uma campanha, uma mudança de atitude. Em janeiro de 2018, em parceria com a consultoria Bota pra Girar, foi concluído o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, com diretrizes para a correta gestão dos resíduos e estabelecimento de novas metas. Algumas práticas foram adotadas desde então:
- eliminação dos copos e potes de sobremesa descartáveis nos refeitórios. Na cantina, os potes descartáveis já foram substituídos e os copos reutilizáveis estão em produção;
- extinção dos canudos plásticos dentro da escola;
- distribuição de canecas de porcelana para todos os funcionários;
- organização e identificação dos produtos químicos do laboratório;
- descarte correto do material químico não utilizado.
A partir de hoje, orientada pela filosofia dos 5Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Repensar – toda a escola estará engajada na meta de redução do volume dos rejeitos e no descarte correto dos resíduos. Toda a estrutura de coleta foi repensada e diversas medidas já foram tomadas ou começam a ser postas em prática hoje:
- criação de ecopontos para concentrar e organizar o descarte de recicláveis, orgânicos e rejeitos;
- eliminação de lixeiras individuais;
- criação de coletores específicos para papel, para líquidos, para orgânicos provenientes de varrição e para resíduos perigosos como pilhas, baterias e lâmpadas. Coletores já existentes, como os de óleo de cozinha, receberão nova sinalização;
- treinamento para as equipes de manutenção e conservação;
- palestras para professores, alunos e equipe de gestão,
- elaboração de cartilha para professores e equipe de conservação.
Uma campanha de sinalização e conscientização espalhada pela escola vai tirar as dúvidas sobre quais itens vão para cada coletor. Além disso, foi feita uma parceria com uma nova empresa de coleta dos resíduos, para garantir o descarte ambientalmente correto, e os sacos pretos de lixo serão substituídos por sacos transparentes para os recicláveis, de acordo com a norma técnica da Comlurb.
Ao longo deste mês, saiba mais sobre esta iniciativa sustentável nas nossas redes sociais e no blog e veja dicas e informações úteis para que esta mudança de atitude ultrapasse os muros da escola e seja replicada por todas as famílias, em casa e na vida. Vamos juntos?