5 de fevereiro de 2019
Escola conectada é aquela que é plenamente inserida na cultura digital, preparando seus alunos para que participem do ambiente informacional da sociedade de forma ativa, consciente e fortalecedora. Para enfrentar os desafios e possibilidades desse momento, o Eliezer Max irá explorar os diversos aspectos da comunicação na Era da Informação, durante todo o ano letivo de 2019.
O pontapé inicial para este trabalho aconteceu já na abertura do ano letivo com professores, realizada no dia 1 de fevereiro. Mariana Ochs, coordenadora de Tecnologia, apresentou a palestra “Mídia, Educação e Sociedade – Educando na Era da Informação”, em que abordou questões como letramento midiático e leitura reflexiva e provocou reflexões sobre como levar o tema mídia e comunicação para a sala de aula em todas as disciplinas.
“O tema da comunicação nas redes sociais em geral, e da “poluição informacional” em particular, continuará a ser de extrema importância para toda a comunidade. Para além do fenômeno das “fake news”, é preciso um entendimento mais profundo dos desafios da pesquisa e comunicação em um ambiente de autoria tão pulverizada, em que fontes confiáveis e não confiáveis chegam a nós sem distinção hierárquica, e em que há a erosão de confiança até mesmo nos meios de comunicação mais estabelecidos”, afirma Mariana.
Todo o conteúdo foi organizado em um boletim enviado para os professores, com material para aprofundarem a leitura e dicas práticas de recursos digitais, projetos e práticas para uso em sala de aula.
5 de fevereiro – Dia da Internet Segura
Hoje, 5 de fevereiro, comemora-se o
Dia da Internet Segura, uma iniciativa anual com objetivo de promover atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das tecnologias nas escolas, universidades, ONGs e na própria rede.
Saiba mais aqui.
O Eliezer Max apoia a iniciativa e tanto a palestra realizada no dia 1 de fevereiro, quanto o boletim informativo enviado para os professores foram inscritos como atividades participantes da campanha. Outra ação inscrita foi a divulgação do Guia de Segurança Digital no Eliezer Max, produzido originalmente para o evento Escola de Pais, e disponibilizado novamente hoje para marcar a data comemorativa.