5 de junho de 2018
No dia 17 de maio postamos no Facebook um convite para que todos enviassem suas dúvidas sobre coleta seletiva e reciclagem. Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos respondê-las, como parte da nossa campanha de lançamento da coleta seletiva no Eliezer Max. Leia as respostas e faça sua parte. Agindo localmente, conseguimos impactar globalmente.
O que fazer com controles remotos, cabos, fios de equipamentos velhos e/ ou estragados?
Estes itens são classificados como resíduos eletrônicos e causam muitos danos se forem parar no meio ambiente. Por isso, o descarte deles deve ser especial. Procure sempre um coletor adequado para este tipo de resíduo; uma busca rápida na Internet mostra os endereços em cada cidade.
Copo de plástico quebrado: é reciclável?
Sim, o copo de plástico inteiro ou quebrado é reciclável. Mas seu uso hoje é desencorajado. Gastamos muito mais água na produção e uso dos copos descartáveis do que gastamos ao lavar um copo reutilizável. E, por ser um item com baixo valor de venda, não são interessantes para as cooperativas de reciclagem. O quilo dessa matéria-prima custa em torno de R$0,20. Um copo descartável comum pesa aproximadamente 4g. Ou seja, para ganhar R$0,20 seria necessário juntar 250 copos! Ou seja: o copo plástico é reciclável, mas o melhor mesmo é evitá-lo. Prefira copos e garrafinhas reutilizáveis.
Se o copo plástico estiver sujo, continua reciclável?
Sim, copos e embalagens plásticas continuam recicláveis. Eles devem estar vazios, sem líquidos, e o mais limpos possível. Mas temos que ser coerentes para não gastar muita água nessa limpeza, certo? Quando estes itens são descartados no coletor correto, facilitam o encaminhamento para reciclagem.
Embalagens laminadas, de café e biscoitos são recicláveis?
São recicláveis sim. São feitos com um tipo de plástico metalizado chamado BOPP (película de polipropileno biorientada). No entanto, no Brasil, devido ao pouco valor do produto no mercado de reciclagem e das dificuldades com a limpeza, ele acaba sendo preterido e indo parar no lixo comum.
É verdade que guardanapos brancos sujos podem ir pra lixeira de orgânicos e os guardanapos coloridos não podem?
Sim! Papéis sem tinta ou folhas de jornal preto e branco, podem ser compostados, já que a química contida nestes materiais é menor do que a presente em uma revista ou qualquer tipo de material gráfico colorido. Além disso, outro fato curioso é que o papel do pão também é compostável, assim como o próprio pão.
Alguma empresa de coleta, ou reciclagem, separa os resíduos caso tenha algo no lugar inadequado?
Empresas de lixo extraordinário e cooperativas que fazem coleta de matéria-prima reciclável fazem uma triagem mais detalhada do material depois de coletado, separando-os por tipo. Mas sempre temos que lembrar que é nossa responsabilidade fazer o descarte corretamente.
Um papel que foi usado para limpar a boca, pode ser descartado para reciclar?
Guardanapo e papel toalha, quando descartados no coletor de recicláveis, tendem a se decompor, pois juntam-se aos demais resíduos. O ideal é que ele seja compostado. Se não houver essa opção, ele será um rejeito.
Qual mal ao meio ambiente se eu jogar pilhas em lixo comum?
Esses produtos são compostos de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, que, descartados no meio ambiente, podem causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados ao sistema nervoso central. Por isso, no Eliezer Max criamos um ecoponto especial para o descarte desse tipo de resíduo.
Onde devo descartar cotonetes e fio dental?
Os dois itens devem ser descartados em um coletor no banheiro. Os dois itens jamais podem ser descartados no vaso sanitário. As hastes plásticas do cotonete, assim como os canudos plásticos, não são recicláveis e, se descartados no vaso sanitário, seguem pelo esgotamento sanitário e vão parar no mar. Causam aos animais marinhos o mesmo problema que os canudos plásticos.
Qual a melhor maneira de descartar os preservativos?
Sempre no coletor do banheiro, pois este item é um rejeito e deve ser encaminhado para o aterro sanitário. Se descartado no vaso sanitário, seu destino, após passar pelo esgotamento sanitário, são os mares, podendo matar os animais marinhos.