8 de junho de 2018
A reutilização de materiais nas aulas de artes e música é uma prática antiga no Eliezer Max. Garrafas e embalagens plásticas, tampinhas, copinhos de iogurte, entre outros itens que seriam descartados, viram objetos, obras de arte e instrumentos musicais feitos pelas crianças. Na semana em que lançamos a coleta seletiva na escola, vamos mostrar algumas iniciativas que aconteceram nesta semana, mas que estão presentes na essência da escola durante todo o ano.
A professora Michele faz um trabalho que integra diferentes linguagens da arte e reutiliza o jornal. A turma confecciona o boneco de vara feito de jornal, cria personagens e, em grupo, inventam histórias com os personagens e dramatizam uns para os outros.
Na aula de artes integradas da professora Aline, as crianças conheceram o artista plástico Vik Muniz e aprenderam que ele ficou famoso por usar sucata, ao invés de tinta, em suas obras. Aline projetou a imagem de uma fazenda e os alunos fizeram um contorno por cima da projeção, que preencheram com material reutilizado, inspirados pela obra do artista.
A turminha do Maternal II de Laranjeiras observou imagens projetadas sobre o corpo humano, tema que estão estudando. Em seguida ajudaram a construir uma figura humana, feita de papelão, massinha, isopor e outros materiais.
Na aula de música, o 1º ano do Fundamental I produziu instrumentos musicais com garrafas e outras pecinhas plásticas.
Os pequenos do Pré-I de Laranjeiras, junto com suas famílias, recriaram a famosa “Cow Parade” utilizando material que seria descartado, como caixas de leite.
Em Ipanema, durante a semana do meio ambiente as crianças exploraram materiais que seriam descartados e desenvolveram atividades de reaproveitamento, coleta seletiva e de valorização da natureza.
E por que não aprender a reciclar papel? Nessa aula bem prática, rasgamos bastante papel usado, colocamos no liquidificador com água e depois amassamos e colocamos para secar. Com o novo papel vamos fazer lindos trabalhos de artes plásticas.
Clique aqui para ver mais fotos no Facebook.