
9 de maio de 2025
Nossa aluna Nina, do 8º ano, é a estudante mais nova da América Latina a conquistar uma vaga na Conferência Anual de Desenvolvedores (WWDC) da Apple, desde que a competição foi lançada em 2022. Ela foi uma das Distinguished Winners, categoria mais alta do Swift Student Challenge da Apple, concurso do qual ela participou por indicação da escola.
O desafio é voltado para estudantes universitários do mundo inteiro (sim, para universitários!), e entre todos os inscritos, 350 são escolhidos por desenvolverem apps com alto nível de inovação, criatividade e impacto social. Desses, 50 recebem a menção de destaque Distinguished Winners e são convidados para estarem presentes no evento WWDC (Worldwide Developers Conference), conferência anual organizada pela Apple para desenvolvedores e profissionais de tecnologia. E Nina estará lá entre eles em junho!
“Eu desenvolvi um jogo para iPad que se passa no futuro. A ideia é que os habitantes da Terra se mudaram para outro planeta, pois não havia mais condições de vida por aqui. Assim, o jogador vem pra Terra e percorre os continentes. Em cada continente, tem um joguinho com uma mensagem conectada à sustentabilidade, como coleta seletiva de lixo, cuidado com os animais, energia limpa, reflorestamento e captura de carbono. Eu fiz tudo: textos, desenhos, animações e até a programação. Fiquei muito feliz de ter conseguido terminar e surpresa com o prêmio!”, comemora Nina.
Para construir o aplicativo Earthling (“terráqueo”), Nina participou, por estímulo da escola, de um curso de desenvolvimento de aplicativos oferecido gratuitamente pela PUC-Rio. O curso faz parte do programa TIC em Trilhas, coordenado pelo Instituto ECOA PUC-Rio, em parceria com a Softex e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil.
Parabéns, Nina! Sua escola está muito orgulhosa de você.
Veja o vídeo no nosso Instagram clicando neste link!