Mês do Meio Ambiente com muitas atividades e conscientização

28 de junho de 2019

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, primeira semana de junho, convidamos alunos e professores do Fundamental II a repensarem o uso do plástico no cotidiano, bem como questões ligadas à relação consumo e ambiente. Para tanto, foram promovidas ações ao longo do mês de junho para ampliar a conscientização sobre esse tema.

IMG_4687

Toda a escola se envolveu, participando de uma série de atividades especiais, como palestras, oficinas e a revisão das práticas de descarte seletivo e destinação correta dos resíduos, com a consultoria da Bota Pra Girar. Os alunos do Fundamental II, no entanto, tiveram um envolvimento especial. A realização da Gincana Ecológica para as turmas de 6º a 8º ano mobilizou alunos e famílias em torno de tarefas como reunir e trazer para a escola material plástico como tampinhas e garrafas, convidar palestrantes que trabalhem com meio ambiente, gravar vídeos com as ações que estão tomando para diminuir o consumo de plástico em suas casas, entre outras. O 6º ano foi o vencedor da gincana, mas todos os alunos ganharam muito em conhecimento, consciência ambiental e ainda receberam um copo ecológico da Meu Copo Eco para evitarem também fora da escola o uso de copos descartáveis.

Durante a semana de 5 de junho, as diversas disciplinas do segmento contribuíram com a problematização do tema em sala de aula a partir de reflexões sobre o meio ambiente e o uso único do plástico:

  • Contaminação da água pelo plástico – Ciências
  • Cuidar para colher – como nossas fontes orientam a nos relacionar com a natureza – Tanach
  • Práticas sustentáveis na Educação Física – Educação Física
  • Práticas individuais para cuidar do coletivo: uma breve análise quantitativa sobre o consumo – Matemática
  • Empoderamento juvenil: construindo uma sociedade mais sustentável – Geografia
  • O que há de errado com o plástico? Produção de uma reflexão – Língua Portuguesa
  • Da escassez a fartura: Israel e suas tecnologias – Hebraico
  • Inimigo plástico – Teatro
  • Nosso meio ambiente: qual o meu papel nessa História? – História
  • Questão ambiental e Israel hoje – História Judaica
  • Judaísmo e meio ambiente – Módulo de Cultura Judaica
  • Acting To Change The World – Língua Inglesa
  • Acúmulo de plástico dentro dos corpos de águas-vivas e de outros animais da fauna aquática – Ciências
  • Paisagens e meio ambiente na Judeia Romana – História Judaica
  • O ser humano sendo contaminado por minúsculos pedaços de plástico – Ciências
  • Água em Israel: bebendo das fontes judaicas – Tanach

Além deste diálogo em sala de aula com os professores da turma, foram oferecidas algumas oficinas práticas:

– Instrumentos Musicais Reciclados: com o objetivo tratar de forma criativa a reutilização do plástico, valorizando a sonoridade produzida a partir deste material;

– Nutrição: para estimular práticas de alimentação saudável e de aproveitamento de partes de alimentos pouco convencionais (talos, cascas etc.) na elaboração de receitas;

– Artes: promoveu uma reflexão sobre o movimento produzido por artistas ativistas que utilizam o lixo como forma de protesto social.

Fundamental I

Os alunos do Fundamental I também se envolveram com a temática. Além do trabalho realizado de maneira permanente em sala de aula, eles tiveram dois encontros especiais.  Bia Hetzel, escritora e pesquisadora do projeto Ilhas do Rio, trouxe imagens incríveis da visita de baleias e golfinhos a nossa costa e contou como é feito o acompanhamento desses cetáceos. Robert Klein, pai de aluno e especialista em energia renovável, mostrou a importância do uso de energias renováveis, em especial, a energia eólica.

Desafio Mares Limpos – ONU Meio Ambiente

A Escola também está participando da Campanha Mares Limpos, promovida globalmente pela ONU Meio Ambiente para combater a poluição plástica nos oceanos. Ela convida governos, empresas e sociedade a realizarem ações concretas para reduzir sua pegada de plástico.

A campanha lançou um desafio para que escolas de todo o mundo compartilhem suas histórias de como estão reduzindo o plástico concretamente e postem vídeos usando as hashtags do projeto. Estamos participando com o nosso projeto de escola sustentável, que completou um ano neste mês de junho e já teve resultados expressivos. Alguns vídeos produzidos pelos alunos como parte das tarefas da Gincana e também na atividade “Acting to Change the world”, nas aulas de Inglês, foram postados nas nossas redes sociais usando as hashtags #MaresLimpos e #CleanSeas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=exd0fVNfdAE&feature=youtu.be

 

Veja mais imagens do Mês do Meio Ambiente em toda a escola:

Matérias relacionadas:

Projeto Vik Muniz une artes e sustentabilidade

“Minha Escola é Verde” 

Atividades especiais para celebrar Shavuot