21 de maio de 2019
O estudo de campo do 6º ano na Região dos Lagos uniu estudo, observação e muita diversão. No roteiro, granulometria, marés, manguezal e sambaquis.
Na primeira parada, em Barra de São João, a turma realizou a primeira parte do Projeto Fazer Ciência. Coletaram areia para observar a granulometria, verificaram a tábua de maré e observaram o relevo da região. Depois, partiram para a navegação no rio São João, onde conheceram o manguezal. No dia seguinte, a segunda parte do projeto: caminhada na praia do Peró, em Cabo Frio, almoço em Araruama e visita ao Sítio Arqueológico de Sambaqui da Beirada, em Saquarema.
Veja todas as fotos clicando aqui.
Saiba mais:
O Museu do Sambaqui da Beirada é a primeira exposição arqueológica ao ar livre de sambaquis no Brasil. Em boas condições de visitação, ele foi registrado em 1995 e abriga três esqueletos indígenas, além de conchas, lâminas de machado, cascas de ostras e restos de cozinha, cercados e expostos ao público.
Fonte: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/museu-do-sambaqui-da-beirada
Sambaquis são enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos – a própria origem tupi da palavra sambaqui significa “amontoado de conchas”.
Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-sambaquis/
Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo, que possibilita a determinação de suas características físicas.