25 de setembro de 2019
Explorar e vivenciar os conceitos de pluralismo, multiculturalismo, alteridade e construção de identidade, com foco nas questões relacionadas ao tema da imigração para o Brasil. Este foi o objetivo do estudo de campo feito pelo 7º ano em São Paulo, de 19 a 22 de setembro. Durante todo o ano, tais conceitos foram trabalhados em sala de aula nas disciplinas de núcleo comum e no projeto Bnei Maavar, e o roteiro da viagem foi todo programado para que os alunos pudessem sentir na prática o que significam.
O tema da imigração ocupou lugar central neste projeto. Para tanto, foram abordadas a imigração judaica e seu assentamento no bairro do Bom Retiro, e a imigração em geral, que alavancou o desenvolvimento da indústria e agricultura paulista. No Shabat, realizado em parceria com a Escola Alef Peretz, usamos o tempo para focar em aspectos relacionados ao desenvolvimento do grupo, seu espírito de equipe, e os conceitos de alteridade e responsabilidade, que também são fundamentais no projeto de 7º ano. Foram incluídos no programa também a visita ao bairro da Liberdade, onde se concentram as comunidades japonesa e chinesa, e a Avenida Paulista que, aos domingos, se transforma em um grande festival multicultural, com a participação das mais diversas tribos urbanas que compõem o tecido social paulistano.
Os alunos foram acompanhados pela diretora pedagógica Thelma Polon, pelas coordenadoras Roberta Macedo e Ilana London, e pela professora de Geografia, Elisabete Rovari. “O ponto central da viagem foi a questão do multiculturalismo e da imigração, porque o tempo todo os alunos tiveram contato com isso, com o jeito como a cidade acolheu as diferentes nacionalidades, e como as comunidades se apropriaram do espaço. Isso foi muito forte para eles”, conta Roberta.
As atividades de integração com a Escola Alef Peretz foram um dos destaques da viagem. Em uma parceria de grande sucesso, nossa turma foi recebida pela escola paulista para o Cabalat Shabat, seguida de uma série de dinâmicas em grupos, muito lúdicas e divertidas, como um Escape 60, desafios no tobogã, costura de máscaras, confecção de fantasias, construção de pontes, entre outras. Agradecemos a todos os alunos e equipe do Alef Peretz pelo carinho especial com que fomos recebidos!
Veja alguns dos locais visitados e atividades realizadas pelos alunos:
- Museu Afro – Parque Ibirapuera
- Atividades de reflexão do dia com a equipe da escola
- Casa do Povo
- Caminhada pelo Bom Retiro / Pinacoteca
- Instituição Beneficente Israelita Ten Yad
- Almoço restaurante Acrópolis – culinária grega
- Mercado municipal – reduto da colônia portuguesa
- Cabalat Shabat e atividades de integração com a escola Alef Peretz
- Visita e almoço no bairro da Liberdade
- Museu da Imigração
- Jantar em pizzaria – culinária italiana
- Memorial da Imigração Judaica
- Passeio na Avenida Paulista
Veja aqui o álbum de fotos tiradas pelos alunos durante a viagem.