28 de março de 2019
Na última aula do Clube de Ciências, os alunos reproduziram o Experimento de Eratóstenes, primeira experiência da humanidade que permitiu determinar o raio da Terra usando conhecimentos de Matemática.
“Nós replicamos o experimento, que foi eleito um dos mais belos da história pelos leitores de uma revista conceituada de física. Através da medida da sombra projetada de um bastão, conseguimos calcular a circunferência do nosso planeta e provar que ele não é plano”, explica o professor Willian de Abreu.
A atividade fez parte do projeto “Eratosthenes Experiment”, organizado com suporte da União Astronômica Internacional (IAU) como celebração do centésimo aniversário da sociedade científica e realizado em conjunto com escolas de várias partes do mundo. Saiba mais aqui.
O Clube de Ciências é um dos Laboratórios Criativos oferecidos à tarde para alunos de 6º a 8º ano e tem como objetivo fomentar a curiosidade científica, consequentemente despertando vocações científicas. “Para isso, debatemos os mais diversos temas relativos. Nós iniciamos trabalhando a parte de astronomia para introduzir a visão do atual universo para os alunos, realizando assim a preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E, em paralelo, temos a missão de incentivar a participação de meninas na ciência”, completa o professor.