7 de novembro de 2019
No último dia 1 de novembro, as famílias do 2º ano do Fundamental I foram convidadas para participar de um Shabat especial na escola, com o tema “Torre de Babel”.
Babel representa um universo de pessoas que, apesar de estarem juntas, não se entendem. Esta história faz parte da Parashat Noach e inspirou os trabalhos interdisciplinares do projeto “Comunidades”, eixo pedagógico desta série. Um Shabat com a presença das famílias foi escolhido como evento de culminância deste projeto justamente porque sua prática é universal e também porque a primeira comunidade a qual as crianças pertencem é a família.
“Exploramos como podemos nos comunicar uns com os outros não necessariamente pela palavra dita. Abordamos temas como afetividade, emoção e como alguns códigos são comuns a todos e outros, são específicos de cada comunidade”, conta Silvia Bilba Grinstein, coordenadora de Cultura Judaica da Educação Infantil e do Fund I.
No evento, entre várias atividades apresentadas pelos alunos, estavam as caixas que cada um produziu sobre sua história após pesquisa sobre raízes nas aulas de Literatura Judaica, pequenas esquetes baseadas na Oficina de Memes realizada nas aulas de Mídias Digitais e jogos em Hebraico.
Um dos momentos mais emocionantes do dia foi a apresentação que representou a busca pela harmonia após o caos. Partindo do caos sonoro inicial em trechos da música de Marlos Nobre, passaram pela música vocal/corporal de Bobby MacFerrin e chegaram a “Imagine”, de John Lennon, cantada em Inglês e em Libras e que diz para acreditarmos no sonho de que o mundo poderá ser como um só.
O trabalho envolveu as equipes de Cultura Judaica, Música, Literatura Judaica, Artes, Inglês e Hebraico. Nossa Babel representou a harmonização de todas as linguagens. Parabéns a todos os envolvidos nesse emocionante trabalho!
Veja mais fotos em: http://bit.ly/fotos_shabatbabel19