15 de março de 2019
O primeiro trabalho de produção textual do 5º ano em 2019 envolveu muito mais do que gramática, revisão, língua portuguesa. Numa atividade que juntou o conhecimento dos acontecimentos do mundo, o exercício do olhar empático e uma grande dose de sensibilidade, os alunos produziram textos sobre a tragédia de Brumadinho sob o ponto de vista de diferentes personagens escolhidos por eles, como uma boneca, a equipe israelense, a própria barreira, um senhora que foi resgatada, entre outros.
“Iniciamos o ano conversando sobre as coisas que tinham acontecido no mundo durante as férias e uma das coisas que mais chamou a atenção dos alunos foi a tragédia de Brumadinho. Então, fizemos a conexão com um dos livros que eles já haviam lido, “Um dia, um rio”, do Leo Cunha, que é a história da cidade de Mariana contada pelo próprio rio. A partir desta ideia, resolvemos contar a história de Brumadinho através de um personagem que eles escolhessem. Foi uma produção textual tão bacana que convidamos o Leo para ver os trabalhos e conversar com os alunos”, conta Giovana Trica, professora.
Antes do encontro com o autor, eles se prepararam em sala de aula, elaboraram perguntas, revisaram o texto e fizeram ilustrações. Trabalharam produção textual, língua, gramática, coerência, coesão. Mas, como bem resumiu Fernanda Freitas, professora auxiliar, “este não foi só um trabalho de sala aula. Eles ficaram tão envolvidos e sensibilizados que vão levar isso pra vida”.
“O que eu acho importante neste trabalho é o exercício de olhar o fato sob diferentes pontos de vista, que fez com que as crianças saíssem do seu lugar para estar no lugar do outro. O tempo todo aqui na escola a gente provoca essa reflexão e instiga as crianças a terem olhares diversos sob os fatos que acontecem. Quando eles escolheram os narradores para a redação, tiveram que assumir o lugar do outro. Esse olhar é fundamental na vida. Empatia, diversidade, respeito. É isso que a gente está exercitando, além da escrita propriamente dita”, conta Lêda Fonseca, coordenadora do Fundamental I.