Iom Haatzmaut celebrado com festa e alegria

9 de maio de 2022

Semana passada, comemoramos duas datas vinculadas ao Estado de Israel e de enorme importância ao calendário judaico: Iom Hazikaron e Iom Haatzmaut. Iom Hazikaron, Dia da Lembrança, quando recordamos os soldados israelenses caídos em guerras e as vítimas de atentatos terroristas, tem um significado triste e é vivida de maneira intensa pela sociedade israelense. Exatamente um dia depois, o clima se transforma completamente e celebramos o Iom Haatzmaut, dia da Independência do Estado de Israel, que completou 74 anos.

Daqui do Brasil, nós do Eliezer Max nos identificamos com a cultura israelense, admiramos a riquíssima vida judaica que se produz no país e a potência criativa que parece estar em seu DNA – talvez por viver sempre diante de tantos desafios. Apoiamos incondicionalmente sua existência, admiramos as enormes realizações e assumimos um olhar crítico quando necessário ao que entendemos que pode melhorar. Anualmente, seguindo uma prática tradicional de nossa escola, fazemos um ato solene em Iom Hazikaron e, no dia seguinte, vibramos com as conquistas marcadas por Iom Haatzmaut. Este ano, essa alegria aconteceu no dia 5/05 em Laranjeiras e no dia 6/05 em Ipanema, com dança, música, atividades artísticas, viagem imaginária do Infantil a Israel e os hinos de Israel e do Brasil com a participação da nossa banda, formada por alunos da escola.

Para fechar a semana festiva, na sexta-feira, dia 6, convidamos a Orquestra Maré do Amanhã para se apresentar na escola, incluindo em seu repertório “Ierushalaim shel zahav”.

Veja mais fotos no álbum https://bit.ly/iomhaatzmaut_eliezermax2022