12 de abril de 2022
A partir do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox, as turmas da Pré-Escola II deram continuidade ao projeto iniciado em Purim, abordando os temas identidade, características, diferenças e semelhanças. Como parte do projeto de Desenvolvimento Socioemocional, falamos sobre as amizades e os diferentes tipos de amigos que podemos ter, assim como Guilherme Augusto tinha na história.
Conversando sobre o nome do personagem, começamos a refletir sobre nossas identidades individuais. As crianças identificaram e observaram seus nomes completos, contaram a quantidade de nomes que têm, perceberam a diferença entre letras e nomes e criaram seus autorretratos com lápis carvão. A próxima etapa será a escolha dos nomes das turmas, como construção e fortalecimento da identidade de cada grupo.
Ainda em diálogo com os nomes, observamos que algumas crianças possuem nomes iguais, mas que podem ser diferenciadas umas das outras através da escrita diferente ou a partir de seus sobrenomes. Conversando sobre a formação de seus nomes, as crianças observaram que alguns nomes possuem os sobrenomes iguais aos de seus pais ou de suas mães, e, a partir dessa conversa, iniciamos o projeto de Pessach com os temas: percurso, família e liberdade.