Celebração de Purim no Eliezer Max

18 de março de 2022

De acordo com o calendário judaico, 14 de Adar é chag (festa de) Purim, e este ano aconteceu no dia 17 de março. A história de Purim se passa em Shushan, a capital da Pérsia, para onde os judeus foram exilados após o domínio de Nabucodonosor. A narrativa gira em torno da coragem e heroísmo de Ester, que orientada por seu primo Mordechai, conquista a confiança do Rei, na condição de Rainha, e salva seu povo do extermínio planejado pelo ministro Haman.

Hoje, diferente daqueles que estiveram exilados no cativeiro babilônico, escondendo suas identidades a fim de sobreviver, os judeus que não vivem em Israel estão dispersos pelo mundo, criando vínculos culturais, políticos e sociais nos diversos países por onde se estabelecem, construindo uma nova narrativa da História Judaica, encontrando na Diáspora fontes de riqueza e continuidade do povo judeu, através de renovação e memória.

Curiosamente, diferente de toda a narrativa do Tanach (bíblia hebraica) – onde se encontra o livro – a Meguilat Ester (o “rolo” de Ester) não indica movimento de retorno à Terra de Israel, mas apresenta uma negociação não apenas para sobrevivência, mas também pela integração do povo de Ester ao território onde se estabeleceram. Ester representa a inserção e afirmação da identidade judaica na diáspora.

Por isso, ao longo da semana de 17/03, nossa escola esteve em festa, vivendo os costumes e sabores deste chag, através de bailes à fantasia, oficinas de Oznei Haman, gincanas, troca de mishloach manot, canções e danças, e cumprindo nosso compromisso com a sociedade promovendo Matanot Laevionim.

Também recebemos a visita da diplomata israelense Shani Tayar, chefe de diplomacia pública e porta-voz da embaixada de Israel em Brasília. Ela conversou com os alunos de 9º ano, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio sobre o Estado de Israel, sobre seu trabalho e sua trajetória particular e sobre os desafios que uma mulher enfrenta trabalhando na diplomacia. Ela também contou um pouco sobre a história de Purim e sobre a relevância da cultura judaica em sua vida. Ao final, ela fez um jogo de perguntas e respostas com os alunos.