21 de agosto de 2020
Hoje é Rosh Chodesh (início do mês) de Elul. Em Hebraico, a palavra “chodesh” (mês) tem a mesma raiz de “lechadesh”, que significa renovar. E esse é um dos desafios que assumimos em Rosh Hashaná, que este ano celebramos a partir de 18/09: a renovação de compromissos.
Para marcar a data, hoje realizamos Shabatot virtuais especiais com alunos e familiares de todos os segmentos. Os alunos de Fundamental I e II receberam convidados especiais: Regina Szterenfeld, Morá de Torá, e o Chazan David Alhadeff. Regina nos falou sobre o mês de Elul e fez uma bonita reflexão sobre o isolamento e a oportunidade de conexão que ele nos traz. David explicou o significado dos toques do shofar, tocou shofar e cantou duas músicas: Yehi Ratzon e Shehecheyanu.
No Shabat da Educação Infantil, o Rabino Sérgio Margulies nos falou sobre os toques do shofar e de como ele nos toca. O shofar é um instrumento muito antigo e tinha a função de comunicar algo, numa época em que não havia correio, celular, etc. Hoje, ainda que tenhamos novos recursos, ele mantém uma função importante: seu toque peculiar tem a função de despertar nossa alma para pesar nossas ações e produzir mudanças. Durante o mês de Elul, ouvimos diariamente o toque do shofar.
Os alunos do Ensino Médio receberam o sociólogo Rodrigo Baumworcel, que mora em Israel e falou sobre os diversos significados que o shofar tem e sobre como seu sopro traz um senso comunitário, o preenchimento que a música oferece sobrepondo o que não pode ser dito e o chamado que ele provoca em cada um.
Aproveitamos as lindas palavras da Regina para encerrar a semana e iniciar Elul: “Que neste primeiro Shabat de Elul possamos, mais do que nunca, nos sentir juntos, abraçados e conectados, iniciando uma jornada que possa iluminar nosso pacto de amor com nossas vidas. Que possamos acolher as oportunidades das mudanças e sentir profundamente nosso pertencimento a esta corrente milenar que nos conecta com nossos antepassados”.
Shabat shalom! Chódesh Mevorách