27 de abril de 2020
Iom Hazikaron, o dia da lembrança, é uma data triste do nosso calendário. Durante a formação e construção do Estado de Israel, atravessamos diversas situações de guerra e conflito. Neste dia, paramos para lembrar de todos aqueles que caíram. Civis e militares. Cada vida, causa de enorme e irremediável sofrimento.
No Eliezer Max, temos o compromisso de nos lembrar das pessoas, de valorizar a importância do Estado de Israel, de ressaltar os valores do Tzahal (exército de Israel) e de destacar sempre a ética judaica. Diz o Talmud (Sanhedrin 37a): “Posto que toda a humanidade descende de uma só pessoa (Adam), cada um e todas as pessoas são obrigadas a dizer: o mundo foi criado para mim, pois uma pessoa pode ser a fonte de toda a humanidade.”
Paramos pelos nossos caídos. Mas que não caia mais ninguém de nenhum lugar. Que a morte, já tão dolorida e sofrida, não venha como efeito de violência. Que o nosso Estado, criado com tanto sonho e esperança, viva da paz e emane nossa cultura tão rica para todo o mundo.
Que sejamos Or leOlam, luz para o mundo.