22 de janeiro de 2020
A Biotecnologia (Biotec) consiste no estudo da natureza como base para estabelecer soluções tecnológicas. No segundo semestre de 2019, no Makerspace, os alunos do 6º ano analisaram materiais e processos industriais que impactam negativamente o meio ambiente e foram desafiados a desenvolver materiais alternativos a partir de substratos naturais.
Um exemplo de atividade realizada foi a produção de pigmentos naturais. Eles observaram, em sala de aula, que o processo industrial de pigmentação de tecidos gera rejeitos tóxicos que poluem as águas ao redor das fábricas. Então, utilizaram materiais naturais, entre eles urucum, spirulina, açafrão e beterraba em pó, para criar as próprias receitas de pigmentos. Outra atividade foi a criação de placas utilizando materiais naturais, como os próprios alunos explicam no vídeo a seguir:
Para enriquecer ainda mais o trabalho, os alunos e a equipe do Makerspace visitaram o Laboratório de Ensaios Mecânicos do Instituto Tecnológico da PUC-Rio. Eles encontraram o professor Adrian Giassone para executar testes de resistência nas chapas orgânicas desenvolvidas nas aulas. Adrian falou um pouco sobre as máquinas de testes universal (UTM) e os tipos de testes possíveis, como extensão e compressão. Depois, eles testaram a extensão máxima de cada placa criada pelos alunos e discutiram como os componentes das mesmas influenciam em suas características físicas.
Em seguida, foram ao Laboratório de Volume e Prototipagem, onde conheceram as máquinas de corte a laser, de impressão 3D, de corte em isopor e de vacuumforming (que dá forma à chapas plásticas), além do maquinário de marcenaria. A turma pôde observar alunos construindo modelos em tamanho real, discutindo em equipe, modelando virtualmente, pintando, criando moldes etc. Eles visitaram também a Ripper Bamboo School, um laboratório de experimentação e construção de estruturas e produtos com as mais de 170 espécies de bambu do mundo. O professor Ripper foi um dos precursores do curso de design e plantou no início de sua carreira os bambuzais espalhados pela universidade. Ocorreu ainda uma visita rápida ao N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação), onde alunos conheceram o processo de animação física e digital, as mesas de luz para desenho de personagens e storyboards e foram convidados a opinar sobre as animações de alguns estudantes.
Ademais todas as visitas, os alunos puderam observar rapidamente outros laboratórios de Engenharia, como o da Equipe Baja, que desenvolve um carro de rally para competição, e laboratórios de Design como o de Moda e o de Experimentação Tridimensional.
O feedback do passeio foi bastante animador. Antecipar o contato com a rotina universitária empolgou bastante a turma para pensar nas possibilidades futuras de criação. Todo este trabalho foi apresentado às famílias na Mostra Cultural Percursos, realizada em outubro de 2019.
“Atualmente já observamos alunos do Fundamental II com habilidades específicas e interesses semelhantes a calouros de universidade. A aproximação do ambiente virtual e tecnológico facilita à criança ser autodidata naquilo que lhe atrai. Portanto, ao apresentar o 6º ano à PUC-Rio, esperamos que possam entender melhor aquilo que os cativa e buscar por si só, assim como nas aulas, alcançar seus objetivos e dar vida às suas ideias”.
Equipe do Makerspace