16 de julho de 2019
Uma das novidades da nossa grade curricular em 2019 foram os Módulos de Cultura Judaica no Fundamental II e no Ensino Médio. Com o final do semestre letivo, vamos apresentar cada um dos módulos e seus temas e objetivos.
No primeiro semestre foram ofertados três módulos para Fundamental II – “Cultura Judaica na Cozinha”, “Sociedades Israelenses” e “Diálogos Judaicos” – e três para o Ensino Médio – “Tikun Olam” (conserto do mundo), “Israel e Dilemas” e “Judaísmo à Luz das Artes”.
Hoje vamos saber mais sobre o curso “Cultura Judaica na Cozinha”, conduzido pelo professor Felipe K Gorodovits.
A inauguração da Cozinha Experimental, no início do ano, permitiu que fosse criado esse módulo, que é um estudo sobre a trajetória do povo judeu pelo mundo através da gastronomia, colocando literalmente a mão na massa. “Esse curso trabalha a perspectiva da cultura judaica, principalmente diaspórica, através da culinária: por onde os judeus passaram, como eles ainda estão instalados pelo mundo e como em cada lugar eles foram absorvendo parte da cultura local”, explica Paulo Miragaya, coordenador de Cultura Judaica do Fundamental II e Ensino Médio.
O professor Felipe explica que um dos objetivos da disciplina é ensinar mais sobre a história judaica através das muitas culinárias judaicas, que não são apenas judaicas, pois têm origem nos locais por onde o povo judeu passou ao longo de milhares de anos. “Além de estudar o que se comia nestes lugares, falamos sobre o que se fazia, os costumes, as relações com os judeus. Com estas aulas conseguimos explorar uma faceta nova do judaísmo. Na escola, a gente conhece manifestações do judaísmo através da dança, da música, da literatura. Mas a culinária, apesar de estar muito presente em casa, nas famílias, principalmente nas festividades, não era tão próxima dos alunos. Também temos o objetivo de trabalhar a responsabilidade de lidar com coisas do dia a dia. Cozinhar é uma atividade importante e séria, e eles aprendem que tem que tomar uma série de cuidados: limpeza, cuidar do ambiente, lidar com o espaço, trabalhar em conjunto”, conta Felipe.
Leia aqui a segunda matéria da série, sobre o módulo “Sociedades Israelenses”.
Leia aqui a primeira matéria da série, sobre o módulo “Diálogos Judaicos”.