Recife Multicultural

3 de julho de 2019

Começou o Projeto Recife Multicultural, do 8º ano. Na semana passada, duas atividades deram início ao trabalho, que terá sua culminância na viagem de campo para Pernambuco, em agosto.

06-IMG_7572

A abertura do projeto aconteceu com um lanche coletivo na escola. O objetivo foi conhecer um pouco mais da região que a turma irá visitar por intermédio da culinária e da música. As influências significativas da cozinha pernambucana vieram das culturas portuguesa, africana e indígena, e também de outras receitas que sofreram adaptações com os ingredientes encontrados na região. Eles experimentaram iguarias típicas como a tapioca, o queijo coalho, a macaxeira, o bolo de rolo e a sobremesa “Cartola”.

A segunda atividade foi uma visita à Sinagoga Shel Guemilut Hassadim, em Botafogo. Alguns aspectos desta sinagoga se assemelham à comunidade judaica de Recife, uma vez que foi fundada por judeus marroquinos, que chegaram ao Rio de Janeiro em meados do século XIX, com uma história quase bicentenária. Na sequência, fizeram uma breve visita à exposição “Fronteiras da Arte – Criadores Populares”, no Espaço BNDES. A exposição traz parte do acervo do Museu Casa do Pontal, com um conjunto de 100 esculturas e modelagens feitas por 27 artistas populares. A ideia desta visita foi problematizar as percepções sobre o que é “arte”, observando a mudança nas fronteiras entre o “culto” e o “popular”. As professoras de História e Artes, Carla Habif e Michele Blajchman acompanharam os alunos nesta atividade.