27 de junho de 2019
Uma das novidades da nossa grade curricular em 2019 foram os Módulos de Cultura Judaica no Fundamental II e no Ensino Médio. Com a proximidade do final do semestre letivo, vamos apresentar cada um dos módulos e seus temas e objetivos.
Neste primeiro semestre foram ofertados três módulos para Fundamental II – “Cultura Judaica na Cozinha”, “Sociedades Israelenses” e “Diálogos Judaicos” – e três para o Ensino Médio – “Tikun Olam” (conserto do mundo), “Israel e Dilemas” e “Judaísmo à Luz das Artes”.
Hoje vamos saber mais sobre o curso “Sociedades Israelenses”, conduzido pela professora Nina Kertzman.
A ideia do módulo é oferecer um curso mais focado em Israel e que mostre a multiplicidade da sociedade do país. Como no Fundamental II os alunos ainda estão tendo suas primeiras informações sobre o país, buscamos apresentar Israel através de diversos temas e explorando diferentes linguagens, como a música, artes visuais e cinema.
Nas aulas, são abordados assuntos como religiosidade, estado laico x estado religioso, multiplicidade étnica, refugiados, entre outros.
“Um dos grandes desafios deste módulo é refletir sobre o contexto social israelense a partir de muitas perspectivas. A escolha do nome da disciplina já indica o seu objetivo, estamos conhecendo as diferentes sociedades de Israel, que é um país diverso e que vive as suas complexidades como qualquer outro. Podemos aprender muito com os dilemas israelenses e estes servem, inclusive, como ferramenta para refletirmos sobre a realidade brasileira”, explica Nina.
Para conhecer o módulo “Diálogos Judaicos”, clique aqui.