28 de junho de 2019
Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, primeira semana de junho, convidamos alunos e professores do Fundamental II a repensarem o uso do plástico no cotidiano, bem como questões ligadas à relação consumo e ambiente. Para tanto, foram promovidas ações ao longo do mês de junho para ampliar a conscientização sobre esse tema.
Toda a escola se envolveu, participando de uma série de atividades especiais, como palestras, oficinas e a revisão das práticas de descarte seletivo e destinação correta dos resíduos, com a consultoria da Bota Pra Girar. Os alunos do Fundamental II, no entanto, tiveram um envolvimento especial. A realização da Gincana Ecológica para as turmas de 6º a 8º ano mobilizou alunos e famílias em torno de tarefas como reunir e trazer para a escola material plástico como tampinhas e garrafas, convidar palestrantes que trabalhem com meio ambiente, gravar vídeos com as ações que estão tomando para diminuir o consumo de plástico em suas casas, entre outras. O 6º ano foi o vencedor da gincana, mas todos os alunos ganharam muito em conhecimento, consciência ambiental e ainda receberam um copo ecológico da Meu Copo Eco para evitarem também fora da escola o uso de copos descartáveis.
Durante a semana de 5 de junho, as diversas disciplinas do segmento contribuíram com a problematização do tema em sala de aula a partir de reflexões sobre o meio ambiente e o uso único do plástico:
- Contaminação da água pelo plástico – Ciências
- Cuidar para colher – como nossas fontes orientam a nos relacionar com a natureza – Tanach
- Práticas sustentáveis na Educação Física – Educação Física
- Práticas individuais para cuidar do coletivo: uma breve análise quantitativa sobre o consumo – Matemática
- Empoderamento juvenil: construindo uma sociedade mais sustentável – Geografia
- O que há de errado com o plástico? Produção de uma reflexão – Língua Portuguesa
- Da escassez a fartura: Israel e suas tecnologias – Hebraico
- Inimigo plástico – Teatro
- Nosso meio ambiente: qual o meu papel nessa História? – História
- Questão ambiental e Israel hoje – História Judaica
- Judaísmo e meio ambiente – Módulo de Cultura Judaica
- Acting To Change The World – Língua Inglesa
- Acúmulo de plástico dentro dos corpos de águas-vivas e de outros animais da fauna aquática – Ciências
- Paisagens e meio ambiente na Judeia Romana – História Judaica
- O ser humano sendo contaminado por minúsculos pedaços de plástico – Ciências
- Água em Israel: bebendo das fontes judaicas – Tanach
Além deste diálogo em sala de aula com os professores da turma, foram oferecidas algumas oficinas práticas:
– Instrumentos Musicais Reciclados: com o objetivo tratar de forma criativa a reutilização do plástico, valorizando a sonoridade produzida a partir deste material;
– Nutrição: para estimular práticas de alimentação saudável e de aproveitamento de partes de alimentos pouco convencionais (talos, cascas etc.) na elaboração de receitas;
– Artes: promoveu uma reflexão sobre o movimento produzido por artistas ativistas que utilizam o lixo como forma de protesto social.
Fundamental I
Os alunos do Fundamental I também se envolveram com a temática. Além do trabalho realizado de maneira permanente em sala de aula, eles tiveram dois encontros especiais. Bia Hetzel, escritora e pesquisadora do projeto Ilhas do Rio, trouxe imagens incríveis da visita de baleias e golfinhos a nossa costa e contou como é feito o acompanhamento desses cetáceos. Robert Klein, pai de aluno e especialista em energia renovável, mostrou a importância do uso de energias renováveis, em especial, a energia eólica.
Desafio Mares Limpos – ONU Meio Ambiente
A Escola também está participando da Campanha Mares Limpos, promovida globalmente pela ONU Meio Ambiente para combater a poluição plástica nos oceanos. Ela convida governos, empresas e sociedade a realizarem ações concretas para reduzir sua pegada de plástico.
A campanha lançou um desafio para que escolas de todo o mundo compartilhem suas histórias de como estão reduzindo o plástico concretamente e postem vídeos usando as hashtags do projeto. Estamos participando com o nosso projeto de escola sustentável, que completou um ano neste mês de junho e já teve resultados expressivos. Alguns vídeos produzidos pelos alunos como parte das tarefas da Gincana e também na atividade “Acting to Change the world”, nas aulas de Inglês, foram postados nas nossas redes sociais usando as hashtags #MaresLimpos e #CleanSeas.
https://www.youtube.com/watch?v=exd0fVNfdAE&feature=youtu.be
Veja mais imagens do Mês do Meio Ambiente em toda a escola:
Matérias relacionadas:
Projeto Vik Muniz une artes e sustentabilidade
Atividades especiais para celebrar Shavuot